Newsletter da Casa dos Direitos / Guiné-Bissau
CASA DOS DIREITOS

CASA DOS DIREITOS
Rua Guerra Mendes, Caixa Postal 14
Bissau, Guiné-Bissau
tlf. 00245 6574229

Casa dos Direitos - uma iniciativa de redes e recursos para a paz e o desenvolvimentonum percurso com responsabilidades partilhadas, tendo o diálogo e a participação como chaves de um processo de realização dos direitos humanos, cívicos, sociais, económicos,  culturais e ambientais, para a justiça social e o bem estar, valorizando pequenas e grandes acções, saberes e inovações.

OS PARCEIROS
Uma iniciativa ACEP - Associação para a Cooperação Entre os Povos, AD - Acção para o Desenvolvimento, AMIC- Associação dos Amigos das Crianças, CES / NEP – Centro de Estudos Sociais/ Núcleo de Estudos para a Paz, CIDAC – Centro de Informação e Documentação Amílcar Cabral, Fundação KAFO, LGDH- Liga Guineense para os Direitos Humanos, RA - Rede Ajuda, Cooperação e Desenvolvimento, RENARC – Rede Nacional de Rádios Comunitárias, RENAJ - Rede Nacional de Juventude, RENLUV - Rede Nacional de Luta contra a Violência baseada no Género e Criança, Sini Mira Nasseque, Tiniguena e UICN – União Internacional para Conservação da Natureza.

APOIOS
Cooperação Portuguesa
Fundação Calouste Gulbenkian
Universidade de Aveiro
BOLETIM ESPECIAL 'QUINZENA DOS DIREITOS 2016'

UMA QUINZENA PARA ABORDAR OS DIREITOS HUMANOS NA GUINÉ-BISSAU



Pelo segundo ano consecutivo, a Casa dos Direitos e as organizações da sociedade civil associadas promovem a Quinzena dos Direitos, de 1 a 14 de Dezembro, desta vez numa parceria alargada com o Centro Cultural Português, as Nações Unidas e a Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau, entre outros. São duas semanas de conversas, lançamentos, exposições, música, cinema e feira do livro, com início já esta quinta-feira (dia 1), pelas 16 horas, com a inauguração da exposição 'Fotografar é Dar Vida', da autoria de mulheres guineenses de Suzana e Varela (norte do país), no âmbito de um projecto na ONGD VIDA. Diversas actividades são organizadas no quadro de projectos de direitos humanos dinamizados na Casa dos Direitos como o Observatório dos Direitos, Ora di Diritu, Redes de ONG na Guiné-Bissau ou UE-PAANE, levados a cabo pelas organizações parceiras e financiadores. Consulte o programa completo.


UMA SERENATA À PORTA DA CASA

Porque a música também nos fala de Direitos Humanos, a tarde de sábado, dia 3, é dedicada a uma serenata na rua, em frente à Casa dos Direitos. Por aí vão passar músicos da Guiné-Bissau, poetas e outros artistas, numa iniciativa de portas abertas para todos.


FEIRA DO LIVRO NA CASA E NO CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS



A Feira do Livro, promovida anualmente pela Casa dos Direitos, é uma oportunidade para adquirir livros sobre Direitos Humanos e literatura africana e internacional em Bissau. Este ano o Centro Cultural Português associa-se à iniciativa, com uma extensão da Feira às instalações do CCP, no edifício da Embaixada Portuguesa na Guiné-Bissau. Na Casa e no CCP estarão disponíveis cerca de 200 títulos adquiridos com o apoio da campanha de crowdfunding, das Edições Pedago, do Instituto de Ciências Sociais da ULisboa e do próprio CCP. A partir de 5 de Dezembro, segunda-feira, pelas 14h30 na Casa e pelas 16 horas no CCP.

 
LANÇAMENTOS DE LIVROS SOBRE REDES DE ONG GUINEENSES E DIREITOS HUMANOS

No âmbito da Quinzena dos Direitos, vai ser lançado a 6 de Dezembro, pelas 10 horas, um estudo diagnóstico sobre Redes de ONG na Guiné-Bissau, realizado no âmbito do projecto homónimo financiado pela Cooperação Portuguesa. Este estudo, da autoria de Augusta Henriques (Tiniguena), Fátima Proença (ACEP) e Luís Vaz Martins (LGDH), constitui um contributo para perceber as tendências, sucessos e lições aprendidas do trabalho realizado em rede na Guiné-Bissau. Na mesma sessão, será também lançado o Manual de Direitos Humanos, da iniciativa da UNIOGBIS.


DIA DOS DIREITOS HUMANOS COM LANÇAMENTOS, FORMAÇÕES E FESTA NO ESTÁDIO

Este ano, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se assinala a 10 de Dezembro, tem uma programação vasta. Às 9 horas, é lançado o Relatório sobre a Situação das Crianças na Guiné-Bissau 2015/2016, promovido pela União Europeia, a Cooperação Portuguesa e a FEC. Segue-se uma formação sobre Pedagogia dos Direitos Humanos (também Cooperação Portuguesa e FEC). A tarde é de festa, no Estádio Lino Correira, em Bissau, numa iniciativa dinamizada pela União Europeia e os seus parceiros. Começa às 16h30 e será a celebração da cultura, com DJ e artistas guineenses, dança e teatro. Mas também o reconhecimento do jornalismo guineense com a entrega dos prémios Jornalismo e Direitos Humanos, que contam já com três edições, promovidas no âmbito do Observatório dos Direitos, e ainda com o lançamento do concurso Direito à Saúde.


O DIREITO À VERDADE EM DEBATE

A 12 de Dezembro, a UNIOGBIS - Representação das Nações Unidas na Guiné-Bissau - promove um debate sobre o Direito à Verdade, com diversos convidados. A conversa acontece a partir das 16 horas, na Casa dos Direitos.


CONHEÇA E ACOMPANHE ESTAS E OUTRAS INICIATIVAS NO SITE DA CASA DOS DIREITOS
Copyright © 2016 Casa dos Direitos da Guiné-Bissau, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp