Copy
Newsletter nº 9 - Setembro de 2011 

 
 
10 Set. - 13 Set. - EFNS Budapest 2011

15 Set. - 16 Set. - Congresso de Enfermagem de Reabilitação

16 Set - Acção de Formação "Ser voluntário em Saúde"

19 Set. - 23 Set. - Commitee on the Rights of Persons with Disabilities

21 Set. - 24 Set - REHACARE - Feira e Congresso

30 Set. - Conferência Europeia de Auto-Representantes "Ouçam a nossa voz" 
NOVAMENTE apresenta 3 propostas ao ACS no âmbito do novo Plano Nacional de Saúde 2011-2016 


 

I- a proposta de estudo da prevalência de casos de sobreviventes de Traumatismos Crânio-Encefálicos (TCE) em Portugal e situação actual.
II- a proposta para que se coloquem como prioridades soluções adequadas a jovens activos, sobreviventes de TCE, como é o caso de lares de permanência prolongada e temporária, centros ocupacionais, centros de formação específica e colocação profissional acompanhada.
III- a proposta de apoio psicológico contínuo às famílias de sobreviventes de TCE, para as fortalecer no sentido de as tornar mais aptas e eficientes no seu papel activo na ajuda à reinserção social. 

Nos dias 30/09/2011 e 01/10/2011 irá realizar-se em Cascais, a AG da Confederação Europeia das associações de apoio aos sobreviventes de TCE e seus familiares, cuja abertura é feita pelo Exmo. Senhor Presidente da Câmara de Cascais. A novamente é anfitreã e membro representante das famílias e sobreviventes de TCE de Portugal. Irão estar presentes associações da Rep. Irlanda, UK, Rep. Checa, Dinamarca, França, Austria, Suiça, Espanha, Finlandia e Suécia. 
Na agenda desta AG estão vários pontos importantes a serem discutidos, com um debate aberto e alargado, de modo a promover uma maior cooperação e interligação entre as várias associações europeias de sobreviventes de TCE e suas famílias. 
A novamente colaborou com a jornalista Ana Leal (TVI) na investigação e construção da grande reportagem que envolve casos de sobreviventes de TCE e suas famílias para o programa "Repórter TVI". Um programa de referência a nível nacional e internacional. Tendo a jornalista recebido o prémio "Dignitas 2011", com a reportagem " Asas de Ferro". 
Divulgaremos no momento oportuno o resultado final deste trabalho em conjunto. 

Ajude-nos a ajudá-lo, faça a sua inscrição. Envie email para jgalveia@novamente.pt com os seus dados (nome completo; morada e contactos) e diga-nos se é sobrevivente TCE ou cuidador.
Ajude quem precisa. Tem material técnico que já não utiliza? A novamente está disponível para receber equipamento/material que já não usa e reecaminhá-lo para quem necessita.
Contacte-nos para o 912 869 000 ou 961 335 142 / jgalveia@novamente.pt

 Em Agosto a novamente foi conhecer a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas; o Grupo de Interesse de Fisioterapia em Neurologia desta associação; O Centro de Mobilidade do CMRA; o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais, entre outros. Tivemos igualmente em contacto de modo a obter apoios em vários MEDIA portugueses e em empresas com área de responsabilidade social que nos possam ajudar nos nossos projectos.

Uma palavra de agradecimento para todos aqueles que têm vindo a colocar "like it" na nossa página do Facebook. Atingimos a fasquia dos 500 "like its"!!! É uma meta assinalável e prova que estamos a dar-nos a conhecer. Estamos todos de parabéns!!! A novamente aproveita para deixar aqui o desafio de atingirmos os 1000 "like its". É uma maneira de divulgarmos a novamente e irmos crescendo cada vez mais.  

Foi apresentado o Programa de Emergência Social (PES) - 2011-2014. O PES pretende chegar a 3 milhões de pessoas em 5 áreas essenciais de actuação: Famílias confrontadas com os novos fenómenos de pobreza; Idosos; Inclusão da pessoa com deficiência; Voluntariado; Instituições Sociais.
Na inclusão da pessoa com deficiência, destacam-se alguns aspectos: Empregabilidade; Manutenção de professores destacados em IPSS; Programa Rampa; Descanso do Cuidador. 



Só com a sua ajuda é que poderemos continuar a servir :

NIB: 0010 0000 442389600013 2

Associação de Apoio aos Traumatizados Crânio-Encefálicos e Suas Famílias - BPI  


Estrada Malveira da Serra, Edifício CADIN, sala 10 2750-782 Cascais

21 485 82 40

912 869 000/ 961 335 142

geral@novamente.pt  

 
Copyright © *|2011|* *|Associação Novamente|*, All rights reserved.