Copy
2013 - Ano Europeu da Cidadania
 
1. aumentar a sensibilização dos cidadãos para o seu direito de residir livremente na União Europeia;
2. aumentar a sensibilização para a forma como os cidadãos podem beneficiar dos direitos e políticas da UE e estimular a sua participação activa no processo de elaboração das políticas da União;
3. estimular o debate sobre o impacto e o potencial do direito de livre circulação, especialmente no reforço da coesão e de compreensão mútua.
 
União Europeia quer tornar comboios mais acessíveis a pessoas com deficiência
O objetivo é ter a acessibilidade como requisito essencial para as infraestruturas ferroviárias que venham a ser construídas, modernizadas ou renovadas.
Saiba mais
Zé Maria & Eduardo
 
Em maio de 2012 fui passar um mês em Múrcia, Espanha, fui fazer um SVE (Serviço Voluntário Europeu, projeto da UE à imagem do ERASMUS e do LEONARDO da VINCI) para pessoas com deficiência. Tenho um TCE (Traumatismo Crânio Encefálico) e as carências na mobilidade e na fala precisavam de apoio: o Eduardo Sobreiro, amante de desafios. lá fomos.Falar assim em abstracto é vago. MÚRCIA são Ruas largas, avenidas compridas e largas, espaços altos. Todos precisamos de espaço, pense em si no metro em hora de ponta ou num estádio de futebol e diga. Pense no mar, numa praia vazia, no céu, num sonho! Estive em Múrcia a trabalhar no ASPAYM Murcia sobre isto com gente paraplégica e é brutal a distância hoje de nós. 

By Zé Maria

Leia o resto do testemunho do Zé Maria
DISCIT - Tornar as pessoas com deficiência, cidadãos ativos
Como conseguir a cidadania ativa para as pessoas com deficiência, é o lema do novo projeto da UE
O objetivo é produzir novo conhecimento e alcançar a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência na sociedade e na economia.
O Fórum Europeu para a Deficiência (EDF) foi um dos representantes no evento de lançamento deste projeto. A novamente está representada pela Dra. Vera Bonvalot, como delegada da Federação das Associações (BIF) que prestam apoio às pessoas com lesão cerebral adquirida.

Saiba mais
Damos lhe a conhecer a consulta on-line para uma agenda de desenvolvimento inclusivo das questões relativas à deficiência, para além de 2015, como parte do processo preparatório para a Reunião de Altas Autoridades das Nações Unidas sobre Deficiência e Desenvolvimento

Se queria uma oportunidade de ter um papel e voz ativa, lute pelos Direitos das pessoas com Deficiência e participe!!!

Saiba mais 
LIGUE 760 10 58 58

Custo de 0.60€ + IVA

0.50€ revertem a favor da novamente!

Obrigado por ajudar.


 
Copyright © 2013 Associação de Apoio aos Traumatizados Crânio- Encefálicos e Suas Famílias, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp