Copy


Tarefa #1: Seja legal!

Oi! Pronta/o para começar o desafio? Neste email vamos falar de contratos, preços, dimdim, etc. Comece 2014 com bastante organização para terminá-lo no azul :-)

Contrato


Não espere o primeiro problema acontecer. Um contrato não precisa ser complicado, e você pode escrevê-lo rapidamente. Veja neste post algumas dicas dos itens importantes a serem colocados no seu contrato.

Existem vários modelos de contrato na internet: você pode usá-los como base mas é importante ler e reler para tirar o que não vale pra você e colocar o que faltar.

Se você já tem um contrato, tente lembrar de algo que aconteceu este ano e você percebeu que a situação não estava contemplada no contrato. É hora de revê-lo e dar uma melhorada no documento!

Algumas dicas:
  • Você coloca prazos para clientes escolherem fotos? Já fiquei dois anos esperando a definição de um álbum, e isso não é bom nem para mim nem para a/o cliente.
  • Você coloca um item proibindo a edição/manipulação das suas fotos por terceiros? Se você vende arquivos digitais, é sempre bom se proteger para evitar que uma linda foto sua seja destruída pelo sobrinho da tia avó da/o cliente.
  • Você pede permissão para usar as fotos de clientes no seu portfolio, facebook e outros meios de divulgação? É possível colocar um pequeno termo de autorização de uso de imagem dentro do próprio contrato, ou fazer um temo à parte somente para este fim.
  • A autorização de uso de imagem é mais do que essencial no caso de fotos de bebês e crianças: pegue uma autorização de todos os pais/responsáveis para não ter problemas, a publicação de fotos de menores é coisa séria.

Aplicativos


Será que você vai começar este ano no crime? Deixe a pirataria de lado e pague ao menos pelos aplicativos que você usa profissionalmente. Quem usa o Lightroom e o Photoshop pode adquirir uma assinatura dos pacote fotografia, da Adobe, por apenas R$ 22/mês.

Aproveite que está abrindo a carteira e faça uma pequena doação – pode ser de 15 reaizinhos – para sites e aplicativos grátis que facilitam a sua vida, como a Wikipedia, o VLC ou mesmo o Dicas de Fotografia :-)

Quanto você cobra?


Se você nunca fez uma tabela com seus custos, leia este post aqui e comece 2014 com a certeza de não estar pagando para trabalhar!

Mas não é só quem está começando que deve se preocupar com a pergunta "quanto cobrar". Todo ano é importante refazer sua tabela de custos, repensar seus projetos e seu estilo de vida. Refaça o download da minha tabela de custos e reveja seus preços para 2014.

Acha que está muito caro viver neste mundo? Acesse meu novo blog, feito junto com amigos queridos, o menos.vc. Lá falamos sobre viver uma vida mais simples e com menos dinheiro.

Você já é uma empresa?


Trabalhar na informalidade só tem desvantagens – a mais comum delas é não poder dar nota fiscal por seus serviços. Se você ainda não tem empresa, é hora de se planejar para fazer isso! Comece vendo este post sobre como se formalizar como MEI (Micro Empreendedor Individual), uma opção simples e barata.

Se você já é MEI, revise seu relatório mensal de receitas corretamente (e se não fez, faça agora!) Aproveite para criar um lembrete para janeiro: no começo no ano é necessário enviar sua Declaração Anual e gerar os boletos de 2014 do DAS. Fique de olho no portal do empreendedor para não pagar multas.




Amanhã volto com mais tarefas :-)


Um beijo
Claudia Regina