Copy


Tarefa #7: Seu laboratório digital

Olá! As tarefas estão oficialmente no fim :-) Hoje você vai precisar dedicar um tempinho mais longo para realizá-las, pois o assunto é o seu laboratório digital: seu computador! Agora que a fotografia digital é maioria não precisamos mais usar o banheiro de casa para processar nossas fotos... Mas e o nosso computador, como fica?

Organização das suas fotos e nome dos arquivos


A quanto tempo você está fotografando? Se começou faz pouco tempo, talvez não tenha muitos/as clientes e consiga encontrar os arquivos facilmente. Mas acredite: logo logo ficará complicado. Analise o sistema de organização e nomenclatura de pastas e arquivos para não se perder mais tarde. Opa, não tem um sistema ainda? Então está na hora de criá-lo!

Algumas sugestões:
  • Usar somente um catálogo no Lightroom para todas as suas fotos profissionais.
  • A pasta de cada cliente pode ser nomeada com a data do trabalho (ANO-MES-DIA) e o nome do/a cliente, assim as pastas aparecerão sempre em ordem cronológica. Exemplo: 20130604 - Fulana de tal.
  • Dentro da pasta de cada cliente/trabalho, ter outras pastas (sempre com os mesmos nomes) para arquivos originais, arquivos em baixa para o facebook, álbum, etc.
  • Nada de "DSC" nos nomes de arquivos, pelamordedeus! Isso não diz nada. Use nomes que não se repitam para outros trabalhos, que sejam fáceis de localizar e que digam alguma coisa.
Eu gosto muito de usar datas para todo tipo de nomenclatura para pastas e arquivos, mas é porque eu sou uma pessoa mais "numérica". Se você preferir, use datas para organizar tudo em ordem cronológica, mas adicione também outras palavras que identifiquem o trabalho.

Nenhum sistema de organização é o ideal, o que faz a diferença mesmo é ser consistente e usar sempre o mesmo! Veja o que é melhor para você e use-o SEMPRE.

Se você tem muuuuuuuitos arquivos, não desanime: deixe eles do jeito que estão e comece a organizar os próximos direitinho. Antes começar agora do que não começar nunca.

Se você usa o Lightroom, vale a pena ver este link: workflow de importação no Lightroom (veja que é possível mudar o nome dos arquivos já neste momento.)

Backup


Achou que eu ia deixar passar essa chance de te implorar pra fazer backup? Se você não tem pelo menos 2 backups das suas fotos, uma tragédia pode acontecer a qualquer momento. Lembre-se que quando estamos lidando com fotos de clientes isso é ainda mais trágico. Imagina perder as fotos de um casamento? Não só você poderá sofrer um processo e destruir a sua carreira, mas clientes ficarão de fato sem um registro de um momento super importante da vida deles/as. Não deixe isso acontecer.

Já escrevi um post com várias opções de backup, você pode acessá-lo clicando aqui. Defina um sistema de backup que seja o mais automatizado possível, e aí as chances de ter fotos perdidas serão bem menores.
 

Todas as tarefas

Caso você não tenha recebido alguma das tarefas, aqui está o link para cada uma delas:
 
Quero agradecer pelo seu interesse neste pequeno desafio. Adorei compartilhar minhas revisões de fim de ano com você, e espero que elas tenham sido úteis.

Se quiser entrar em contato comigo, pode fazer isso pelo meu Facebook, não consigo responder a todos, mas faço o possível :-) Ah, logo logo irei lançar minha programação de workshops e viagens fotográficas para 2014, clique aqui e se cadastre para ser avisada/o quando as inscrições estiverem abertas!

Um beijo e obrigada pela confiança
Claudia Regina