Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

[English summary below]

 

3ª edição das KDLs@CEsA-ISEG
O CEsA/ISEG acolheu mais uma edição das Kapuscinski Development Lectures (KDL) com a conferência de Arturo Escobar - professor de Antropologia, da University of North Carolina, Chapel Hill, e um dos mais reputados pensadores globais sobre Pós-Desenvolvimento - intitulada Development@70: New Life or Critical Disconnection?
A acompanhar a conferência, esteve patente a exposição da Embaixada da Polónia: “O poeta da reportagem. Ryszard Kapuscinki (1932-2007)”. Ambas celebraram o nome do jornalista e escritor, Ryszard Kapuscinski, muitas vezes chamado de "cronista do terceiro mundo" ou a "voz dos pobres".


O CEsA é a única instituição portuguesa a integrar a rede global de universidades associadas às KDLs. A 1ª edição da KDL@CEsA-ISEG foi em 2012, e teve como convidado Jan Vandemoortele, antigo director do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e um dos arquitectos dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. A 2ª edição, em 2014, teve como convidado Simon Ruda, consultor principal e director da divisão de Assuntos Internos, Segurança e Desenvolvimento Internacional na Behaviourial Insights Team. Desde 2009, o evento a nível internacional regista mais de 80 palestras com pensadores (as) de topo da área do Desenvolvimento e reúne mais de 25.000 participantes.

Para assistir ao live streaming e consulta dos materiais disponíveis aceder aqui.
O Projecto "Memórias d'África e d'Oriente" coord. pelo Prof. Carlos Sangreman (CEsA) é parceiro do Congresso Internacional  "Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial"

 O Portal "Memórias d’África e d’Oriente" - juntamente com a Biblioteca Nacional de Portugal, o Centro de Estudos Internacionais (ISCTE-UL) e o Centro de Estudos Comparatistas (CEC-FLUL) - integra na qualidade de parceiro a organização do Congresso Internacional “Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial”, que terá lugar de 22 a 25 de Maio de 2017, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no ISCTE (IUL) e na Biblioteca Nacional. O Congresso é promovido pelo Grupo Internacional de Estudos da Imprensa periódica Colonial do Império Português (GIEIPC-IP) e pelo Projecto Internacional “Pensando Goa” e organizado pelo Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM-FCSH-UNL, UAç). Resulta este, segundo a organização, da necessidade de reavaliar o lugar da imprensa periódica nas configurações conceptuais e nas dinâmicas de circulação de pessoas, bens, tecnologias, saberes e ideias, e da dimensão transfiguradora e criadora dessa mobilidade e circulação.

Mais informação aqui.
Durante o mês de Setembro, o CEsA compilou três Relatórios da OCDE relevantes para os Estudos de Desenvolvimento


_Relatório da OCDE sobre Cooperação para o Desenvolvimento 2016: Os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável enquanto oportunidades de Negócio


Com a adopção da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 e os seus 17 objectivos (ODS), o mundo dispõe agora de um roteiro para o Desenvolvimento que se pauta por ser mais ambicioso, universal e global. Segundo este Relatório, para fazer face aos desafios que esses objectivos comportam é necessário ir além dos 135 mil milhões disponibilizados anualmente como ajuda pública ao Desenvolvimento (APD). As reais necessidades dos países em Desenvolvimento são estimadas em cerca de 3.300 a 4.500 mil milhões por ano. Os novos objectivos tornam bem claro que os desafios que se colocam ao Desenvolvimento Sustentável deixaram de ser apenas algo que está acontecer nos países mais pobres, mas que passaram a constituir um desafio transversal. As preocupações globais encontram-se assim interligados pelo que será necessária uma conjugação de forças de todas as partes interessadas.

Aceder a mais informação aqui.

_Relatório da OCDE dedicado aos esforços de alinhamento da promoção da Coerência de Políticas para o Desenvolvimento (2016)


Diz o Relatório que a Coerência de Políticas para o Desenvolvimento é matéria crucial para a maximização do contributo Português para a implementação da Agenda 2030, o que implicará uma crescente "cultura de coerência", na procura de uma conformidade cada vez mais eficiente e sistemática entre as questões de desenvolvimento e os processos de tomada de decisão em outras áreas governamentais. É, por isso, esperado um envolvimento activo por parte da sociedade civil, do sector privado, das universidades e de grupos de interesse, através da criação de mecanismos adequados de consulta, acompanhamento e de troca de informação.

Aceder à sinopse completa aqui.

_Relatório  da OCDE reflecte sobre os desafios do Desenvolvimento Sustentável e da Cooperação para o Desenvolvimento para o futuro próximo (2016)
 

A publicação da OCDE Coopération pour le développement 2016 vem complementar outras, já divulgadas pelo CEsA, relativas às relações entre Economia e Desenvolvimento Sustentável. Surge esta publicação num contexto de mudança de paradigma e de reflexão sobre a questão do Desenvolvimento, que vem sendo colocada num patamar mais global e interdependente de preocupações.

Aceder à sinopse completa aqui.
Outras publicações em destaque

_EADI publica Base de Dados Bibliográfica em Estudos de Desenvolvimento (Set. 2016)

O EADI Research Monitor (European Association of Development Research and Training Institutes) disponibiliza uma selecção relevante de 3701 publicações da mais recente investigação desenvolvida em Estudos de Desenvolvimento. Destacámos dessa lista as publicações do CEsA:

  1. O e-bookObservando Direitos na Guiné-Bissau - Educação, saúde, habitação, água, energia, saneamento, justiça e meios de subsistência” (2016), da autoria de Carlos Sangreman;
  2. O e-bookDiáspora Cabo-Verdiana: Temas em Debate” (2016), com organização de Iolanda Évora;
  3. O working-paper Juventudes Partidárias Portuguesas: Que Visão sobre o Desenvolvimento Global?” (2016), de Inês Santos, Sara Peres Dias e Luís Mah.

Aceder à Base de Dados Bibliográfica aqui.
 

_Repositório Bibliográfico RePEc - EconPapers

Encontram-se em open-source os working-papers do CEsA produzidos desde 2011. Este repositório agrega uma vasta colecção de publicações das áreas de Ciências Sociais, Economia e Estudos de Desenvolvimento. Para mais informações sobre submissão de artigos contactar o gabinete de comunicação.

Aceder ao Repositório Bibliográfico aqui.


_African Journal of Science, Technology, Innovation and Development (AJSTID)


Assinala-se o recente lançamento oficial do African Journal of Science, Technology, Innovation and Development (AJSTID): uma publicação científica de cariz multidisciplinar sobre temas de Economia, Inovação e Estudos de Desenvolvimento, acreditada pelo DRI (Directorate of Research and Innovation). AJSTID oferece uma resposta na divulgação da investigação sobre o impacto da ciência, tecnologia e inovação no Desenvolvimento, essencialmente focada nos seguintes objectivos: alcançar o crescimento industrial, bem como alcançar o Desenvolvimento sócio-económico, especialmente em África e em outras economias em Desenvolvimento.

Aceder à sinopse completa aqui.


Conferências e chamadas abertas para artigos/painéis

Conference Migrating out of Poverty: From Evidence to Policy
O consórcio “Migrating out of Poverty” organiza nos dias 28 e 29 de Março de 2017 a Conferência Internacional Migrating out of Poverty: From Evidence to Policy, em Londres. Este consório foi fundado pelo UK’s Department for International Development (DFID) para o período 2010-2017, e tem por objectivo de analisar as relações entre a migração local, a migração interna e a pobreza em seis regiões da Ásia, África e Europa. A chamada para participação termina já próximo dia 30 de Setembro de 2016.

EADI NORDIC 2017
O European Association of Development Research and Training Institutes (EADI) em parceria com Norwegian Association of Development Research (NFU) e a Universidade de Bergen (UiB) acolhem de 21 a 23 de Agosto de 2017 a conferência EADI NORDIC 2017. As chamadas para participação (artigos e painéis) encontra-se aberta.

EAJS2017 - 15th International Conference of the European Association for Japanese Studies
Decorre a EAJS2017 - 15th International Conference of the European Association for Japanese Studies na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, de 30 de Agosto a 2 de Setembro de 2017. A chamada para participação encontra-se aberta até 30 de Novembro 2016.

Cadernos de Estudos Africanos - nº temático: “Moçambique e os BRICS”
Encontra-se aberta call for papers para o nº temático "Moçambique e os BRICS" da Revista «Cadernos de Estudos Africanos». O prazo para o envio das propostas até 3 de Abril de 2017.

V Conferência Internacional do Instituto de Estudos Sociais e Económicos
Encontra-se aberta call for papers para a V Conferência Internacional do IESE (Instituto de Estudos Sociais e Económicos) subordinada ao tema “Desafios da investigação social e económica em tempos de crise”, que terá lugar entre 19 e 21 de Setembro de 2017, em Maputo, Moçambique. Prazo para o envio de propostas até 15 de Janeiro de 2017.

II Congresso Internacional sobre cultura: Diálogos Brasil-Portugal
A UFBA (Universidade Federal da Bahia) realiza o «II Congresso Internacional sobre Cultura: Diálogos Brasil-Portugal» em 14 e 15 de Novembro próximo, com o objectivo de estimular o debate, a reflexão e a produção científica nos diversos espaços de ensino, pesquisa, extensão e produção cultural nos dois países, evidenciando a importância e actualidade dos debates acerca dos processos de diferenciação cultural no mundo.

Social Inclusion and Poverty Eradication International workshop
O ISSC/UiB (Comparative Research Programme on Poverty - CROP) e o Minda de Gunzburg Center for European Studies and the Weatherhead Center for International Affairs, ambos da Universidade de Harvard, Cambridge, USA, organizam a 17 e 18 de Novembro de 2016 o Social Inclusion and Poverty Eradication International workshop, com o objectivo de explorar a exclusão social e de como esta contribui para a pobreza, e ainda de como a inclusão social contribui para minimizá-la e inclusivamente reduzi-la.

A New Social Contract for MENA (Middle East and North Africa) Countries: Experiences from Development and Social Policies Conference
O DIE (German Development Institute/Deutsches Institut für Entwicklungspolitik) realiza a 5 e 6 de Dezembro de 2016 a IPR-MENA, a terceira conferência sobre políticas sociais, subordinada ao tema: A New Social Contract for MENA (Middle East and North Africa) Countries: Experiences from Development and Social Policies, em parceria com a Universidade de Bath: IPR (Institute for Policy Research).

Conferência Internacional Activismos em África
O Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL) promove nos dias 12-13 de Janeiro de 2017, a Conferência «Activismos em África», com o propósito de debater o papel da sociedade civil perante o Estado ou corporações privadas, novos perfis do activismo social em África e as perspectivas de mudança trazidas pelos mesmos. Os resumos devem ser submetidos até 30 de Setembro de 2016.

International Development Economics Colloque 2016
O GDRI (Groupe de Recherche International en Économie Internationale du Développement) e a rede IDE (Economie Internationale du Développement), que reúne investigadores e instituições europeias financiadoras, incluindo do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), realizam o seu primeiro colóquio bienal no CERDI (Centre d'Études et de Recherches sur le Développement International) em Clermont-Ferrand, de 3 a 4 de Novembro de 2016. Este colóquio surge num contexto de renovado interesse na economia do Desenvolvimento, o que justificou a expansão dos programas de investigação, em particular, o campo da 'economia experimental'.

Congresso Diu e os Diuenses: Perspectivas Multidisciplinares
A FLUL e ISCTE-IUL convidam para apresentação de propostas de comunicações individuais ou em parceria para o Congresso «Diu e os Diuenses: Perspectivas Multidisciplinares», dias 27 e 28 de Outubro de 2016, que reflictam investigações sobre Diu, o seu território ou a sua população nas mais diversas disciplinas académicas e metodologias.

12ª edição da Conferência Internacional da AFD
A 12ª edição da Conferência Internacional da Agence Française de Développement decorre entre 1 e 2 de Dezembro de 2016, em Paris.


Para acompanhar lista sempre actualizada de Conferências e Calls for Papers na área dos Estudos do Desenvolvimento consultar periodicamente a coluna lateral no nosso website: aqui.
Para consultar o arquivo de Conferências e Calls aceder aqui.
Eventos próximos

_Programa de Seminários em Estudos de Desenvolvimento: Edição de 2017

O CEsA/CSG/ISEG encontra-se a ultimar o Programa da próxima edição dos Seminários em Estudos de Desenvolvimento. Serão convidados (as) nomes dos mais reputados investigadores/pensadores (as) a nível mundial da área de Estudos de Desenvolvimento, e, como vem sendo hábito, conta-se com a presença avultada de alunos (mestrados e doutoramentos), investigadores (as) e interessados (as) em geral da sociedade civil.

Consultar o programa e materiais disponíveis da edição de 2016 aqui.

[English version]

_  3rd edition of KDLs@CEsA-ISEG  _ The project "Memories of Africa and of East" by Prof. Carlos Sangreman (CEsA) is partner of the International Congress "Politics and Culture in Periodical Colonial Press"

Read more...


_ During the month of September, CEsA compiled three OECD reports relevant for Development Studies domain

Read more...


_ Other  publications: 
_EADI Database in DS (Sep. 2016)
_RePEc - EconPapers Databse in DS (since 2011)
_African Journal of Science, Technology, Innovation and Development (AJSTID)


Read more...


_ Conferences and calls for papers permanently updated here.


Upcoming events: 


_ Seminars Program in Development Studies: Edition 2017

Consult the program and materials available from the 2016 edition here.

newsletter #42

CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL) investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Conferências/calls abertas
Dicionário da Cooperação
Portal Memória d'África e d'Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © All rights reserved. CEsA/2016

A nossa morada postal é:
CEsA-ISEG/ULisboa
Rua Miguel
Lupi, 20
1249-078 Lisboa
Portugal

Email contacts:
comunicacao@cesa.iseg.utl.pt
soniapina@cesa.iseg.ulisboa.pt 







This email was sent to <<Endereço E-mail>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento · Rua Miguel Lupi, 20 · Lisboa 1249-078 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp