Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

Cinco sessões dos seminários
CEsA em Maio

Termina este mês mais uma edição dos Seminários CEsA, um espaço de reflexão sobre a Cooperação e o Desenvolvimento actual. Serão cinco sessões, sempre à quinta-feira, pelas 18 horas, na Sala 108 (Edifício Francesinhas I, ISEG):
_ 2 / Prof. Sónia Centeno Lima (IHMT/UNL) / A desnutrição e a infecção em crianças: indicadores de que desenvolvimento?
_ 9 / Giovanni Carbone (Università degli Studi di Milano) / The impact of democratization on economic growth and social welfare: some evidence from Africa’s emerging "lions"
_ 16 / Pedro Rosa Mendes (Jornalista/Investigador) / A URSS e os PALOP: a Cooperação no Sector  de Segurança da Guiné-Bissau
_ 23 / Marzia Grassi (ICS-IUL) / Rethinking Methodology in Transnational Mobility Studies
_ 30 / Susanne Melde (OIM) / Migrações Sul-Sul e desenvolvimento
Aceda aqui ao programa completo.
 

Ciclo de Cinema | Escravatura e Tráfico Humano: Ontem e Hoje

O Comité Português do Projecto UNESCO A Rota do Escravo organiza de 6 a 9 de Maio um ciclo de cinema dedicado à escravatura e ao tráfico humano. Ao longo de quatro sessões, com início às 15 horas, serão exibidos 10 filmes que abordam esta temática, seguidos de debate. As sessões acontecem no Auditório da delegação de Lisboa do Centro de Estudos Sociais (CES) e contam com o apoio do CEsA/ISEG e do CES. Consulte aqui o programa completo e leia aqui as sinopses dos filmes em exibição.

Inquérito online sobre diáspora portuguesa em Angola

Está em curso um inquérito online sobre a diáspora portuguesa em Angola, entre 2002 e 2012, elaborado no âmbito do Estudo homónimo, que está a ser desenvolvido pelo CEsA, em parceria com a Fundação Portugal África. O inquérito é inteiramente anónimo e confidencial.

Maio 2013: Linhas de Financiamento de Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento

Aceda aqui às linhas de financiamento a projectos de Cooperação para o Desenvolvimento actualmente abertos, no âmbito do programa de apoio à elaboração de projectos para ONGD portuguesas, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana e Fundação Portugal África e com o apoio do Camões-ICL.

China: (alguns) dados sobre o financiamento a África na última década

A China canalizou cerca de 75 mil milhões de dólares para o continente africano na última década, para projectos de Desenvolvimento. O nível de secretismo dos fundos canalizados para África é elevado, mas um conjunto de investigadores norte-americanos analisou e disponibilizou online dados de 1.7000 projectos chineses em 50 países africanos de 2000 a 2011. Os dados podem ser consultados, por país ou por sector, no site do Aid Data.

newsletter #17

CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2013 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp