Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

[English summary below]


Prof. Ana Mafalda Leite recebe Prémio Femina 2015

A investigadora do CEsA Prof. Ana Mafalda Leite foi galardoada com o Prémio Femina 2015, que distingue Notáveis Mulheres Portuguesas e da Lusofonia. Ana Mafalda Leite, poetisa luso-moçambicana, professora e investigadora, tem um vasto currículo de investigação em áreas como os estudos pós-coloniais, os estudos comparativos das literaturas africanas, a literatura africana oral e escrita e a literatura portuguesa. Atualmente, coordena o projeto CEsA/CSG “Narrativas Escritas e Visuais da Nação Pós-Colonial”, financiado pela FCT.
 


Global Asia Talks: A experiência do Desenvolvimento Económico da Coreia do Sul

O Embaixador da República da Coreia em Portugal, Yoon Lee, visita o ISEG para uma conversa sobre o Desenvolvimento económico na Coreia do Sul, que é hoje a 13ª economia mundial e um dos membros do grupo selecto G-20. A sessão acontece no próximo dia 10 de Novembro, a partir das 18 horas, no Auditório 3 (ed. Quelhas, ISEG).


 



Call for Paper
XIII International Colloquium


O CEsA, o CSG, a UECE e o ISEG, em colaboração com a Universidade de Brasília, a World Academy of Art and Science e o World University Consortium, organizam de 11 a 13 de Maio de 2016 um XIII Colóquio Internacional, dedicado às dinâmicas globais e mudanças estruturais verificadas desde o início da recessão económica e financeira de 2008. Até 31 de Janeiro de 2016, está aberto o período para submissão de comunicações. Ler mais…

 

Disponível online
Sessão inaugural do programa em Estudos de Desenvolvimento com Prof. Daniel Bach

África, que até há pouco tempo foi descartada e percepcionada como uma região sem esperança e irrelevante, tornou-se a nova "fronteira" para o comércio internacional, o investimento e a condução das relações internacionais. Na sessão inaugural do Programa em Estudos de Desenvolvimento, o Prof. Daniel Bach (do Centre Émile Durkheim, em Bordéus) analisou o regionalismo no continente africano e o seu papel no actual contexto das relações internacionais. Para ouvir aqui.

 

Novo Ebook CESA/CSG reúne comunicações apresentadas em “Espaço Lusófono” 1974/2015


Foi recentemente editado o eBook organizado pelo CEsA/CSG com um conjunto de comunicações apresentadas na Conferência Internacional “Espaço Lusófono” 1974/2015 – Trajectórias Económicas e Políticas. A obra está organizada em quatro partes, correspondendo aos quatro painéis apresentados na Conferência: Democracia, Governação e Estado; Mobilidades, Cultura e Identidades; Cooperação, Empresas e Investimento; Geopolítica, Segurança e Defesa. O livro inclui ainda a intervenção do Prof. Michel Cahen (da CNRS/Sciences Po Bordeaux), intitulada “Lusofonias/Lusotopias”.

 

Três Working Papers da nova série CEsA / CSG


O CEsA inaugura uma nova série de Working Papers, em parceria com o CSG, com a divulgação de três documentos de trabalho: um sobre o impacto da emigração para os pequenos Estados insulares em Desenvolvimento, da autoria do investigador Armindo do Espírito Santo; e outros dois dedicados a Moçambique, nomeadamente sobre a questão do clientelismo nas ligações entre política e negócios em Moçambique (da autoria de Andes Chivangue); e uma análise das redes políticas e sociais (também da autoria de Andes Chivangue, com o investigador do Centro de Integridade Pública de Moçambique, Edson Cortez).
Ler mais…
 
 

Os migrantes e as cidades em destaque no Relatório sobre a Migração Mundial 2015

O relatório de 2015 da Organização Mundial para as Migrações debruça-se sobre a relação entre os migrantes e a cidade, num mundo cada vez mais urbanizado. Mais de 54 % da população mundial vive em áreas urbanas, ou seja, cerca de 3,9 mil milhões de pessoas. As estimativas indicam que as cidades acolherão 6,4 mil milhões de pessoas em 2050. O relatório indica que um em cada cinco migrantes vive hoje em dia nas 20 maiores cidades à escala mundial e, em muitas delas, representam já mais de um terço da população. O processo acelerado de urbanização e o aumento da migração para as cidades representam uma série de riscos e de oportunidades para os migrantes e para as comunidades que são analisados neste documento. O relatório está disponível também em francês e espanhol.

 

ACNUR: mais de 700 mil refugiados chegaram à Europa por mar em 2015

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) divulgou uma página dedicada aos fluxos migratórios dos refugiados no Mediterrâneo. Entre outros dados, permite-nos constatar que em 2015, e até ao momento, chegaram à Europa pelo mar mais de 700 mil refugiados, quando em todo o ano de 2014 se registaram 216.054. A mesma página indica, no entanto, que 2014 foi o ano em que morreram ou desapareceram mais pessoas no Mediterrâneo.

 

Revista sobre Financiamento para o Desenvolvimento

A Plataforma Portuguesa das ONGD divulgou mais uma edição da sua Revista, desta vez dedicada ao Financiamento para o Desenvolvimento. A publicação faz um balanço sobre o nível de ambição da Conferência das Nações Unidas sobre o tema, que decorreu em Julho, em Adis Abeba (Etiópia) e demonstra também como é hoje financiado o Desenvolvimento no continente africano. Integra ainda o dossiê um gráfico sobre a evolução dos fundos canalizados para o Desenvolvimento, um glossário com os termos técnicos utilizados e uma entrevista sobre o papel da transparência no âmbito da nova agenda de financiamento decidida em Adis Abeba.

 

Taylor & Francis disponibiliza gratuitamente investigação sobre os ODM

Para assinalar o fim dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, que guiaram os programas de Desenvolvimento internacional nos últimos 15 anos, a editora Taylor & Francis Group disponibiliza acesso gratuito a um conjunto seleccionado de artigos de investigação sobre os oito ODM.

 
Mecanismo: consulte as linhas de financiamento internacional disponíveis
Consulte no blogue do mecanismo as linhas de financiamento actualmente em curso, dirigidas a ONG portuguesas. 
 

[English version]

_ Global Asia Talks at ISEG
Read more…
 
_ Call for Paper | Post-2008 Global Dynamics & Structural Changes: Economic, Political and Eco-Societal Transitions
Read more…
 
_ Available online | Regionalism in Africa, with Prof. Daniel Bach
Read more…
 
_ New eBook | “Lusophone Space” 1974/2015
Read more…
 
_ New Working Papers CEsA/CSG
Read more…
 
_ IOM Report 2015 | The migrants and the cities
Read more…
 
_ UNHCR: more that 700.000 refugees arrived by sea in 2015
Read more…
 
_Portuguese NGDO Magazine on Financing for Development
Read more…
 
_ Free Access to Millennium Development Goals’ articles
Read more…
 

newsletter #35

CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL) investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia e integra o centro de investigação Ciências Sociais e Gestão (CSG) do ISEG.



O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2015 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp