Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

CEsA lança três publicações resultantes de projectos FCT

A 24 de Maio, foram lançadas, no auditório do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, três obras resultantes de projectos do CEsA financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia:

_ Nação e Narrativa Pós-Colonial I: Angola e Moçambique (Ensaios); organizado por Ana Mafalda Leite, Hilary Owen, Rita Chaves, Livia Apa. Estes ensaios centram-se em torno das narrativas literárias angolana e moçambicana, procurando desvelar várias formas de narrar a nação, seus espaços e seus mitos. Procura também observar de que maneira o olhar do escritor é coadjuvante à criação da ideia de “nação”, num trajecto entre a memória, a história, entre a espacialização territorial e a viagem.

_ Nação e Narrativa Pós-Colonial II – Angola e Moçambique (Entrevistas); organizado por Ana Mafalda Leite, Sheila Khan, Jessica Falconi, Kamila Krakowska. Reúne um conjunto de depoimentos de escritores de Angola e Moçambique, em torno dos conceitos de nação e de narrativa em ambos os países, muitas vezes seguindo as conversas um subtil fio pessoal, resultante da experiência de vida e da reflexão de cada criador.

 _ Os Ismailis de Moçambique, com coordenação das Prof.ª Joana Pereira Leite e Nicole Khouri. O desafio desta obra, visando abrir a caixa negra do enfoque macroeconómico, que reduz os comerciantes indianos a uma entidade abstracta, leva-nos a cruzar a substância viva das trajectórias que as narrativas de memória oferecem com o testemunho reavaliado de fontes documentais.
 

Sondagem às ONGD para a criação de cursos de Cooperação para o Desenvolvimento

O CEsA e o SOCIUS, ambos centros de investigação do ISEG, pretendem propor ao Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a realização de cursos na área da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, numa abordagem semelhante à dos actuais cursos ministrados pelo Camões, IP. Nesse sentido, está em curso uma prospecção junto das ONGD de forma a conhecer as áreas de maior interesse. Qualquer dúvida sobre esta questão poderá ser colocada ao Prof. Carlos Sangreman, através de carlos.sangreman@ua.pt.


CEsA apresenta dois projectos no 2.º Encontro Conhecimento e Cooperação

O Instituto Nacional de Administração promove a segunda edição do Encontro Conhecimento e Cooperação, no próximo dia 6 de Junho, pelas 9h30, no grande auditório do ISCTE. O CEsA participará no encontro, apresentando os projectos Memória de África e do Oriente, pelos Prof. Carlos Sangreman (CEsA e UA) e Prof. Joaquim Sousa Pinto (UA), e Os cluster da cooperação como instrumento para reduzir a fragmentação da ajuda, a cargo da doutoranda Sandra Silva e do Prof. Carlos Sangreman.

Junho 2013: Linhas de Financiamento de Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento

Aceda aqui às linhas de financiamento a projectos de Cooperação para o Desenvolvimento actualmente abertos, no âmbito do programa de apoio à elaboração de projectos para ONGD portuguesas, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana e Fundação Portugal África e com o apoio do Camões-ICL.

Investigador Luís Mah no PÚBLICO: a morte do neoliberalismo?

O investigador do CEsA Prof. Luís Mah assinou, a 25 de Maio, um artigo de opinião no PÚBLICO sobre a reemergência da intervenção do Estado nas economias asiáticas, numa época de retracção da sua intervenção nas economias europeias. No texto, defende que o modelo económico neoliberal das últimas décadas nos EUA e na Europa já não é capaz de dar resposta à actual realidade económica, sendo necessária a adopção de um novo paradigma.

Remessas para África ultrapassam volume de Ajuda ao Desenvolvimento dos países desenvolvidos

A diáspora africana envia mais dinheiro para os países de origem que a Ajuda ao Desenvolvimento canalizada pelos países doadores tradicionais. É esta a conclusão de um estudo desenvolvido pelo investigador ganês Adams Bodomo. De acordo com o académico, em 2010, a diáspora africana enviou cerca de 51 mil milhões de dólares para o continente. No mesmo ano, e de acordo com dados do Banco Mundial, a Ajuda Pública ao Desenvolvimento fixou-se nos 43 mil milhões de dólares. Ler mais...

newsletter #18

CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2013 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp