Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

[English summary below]


Seminário Moçambique e o círculo vicioso de deslocamentos forçados – guerra, calamidades naturais e reassentamentos, 29 Outubro/ISEG

No próximo dia 29 de Outubro, pelas 18 horas, terá lugar no ISEG o seminário “Moçambique e o círculo vicioso de deslocamentos forçados – guerra, calamidades naturais e reassentamentos”, proferido pela Prof. Inês Raimundo, da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique).

A sessão, integrada no Mestrado em Cooperação e Desenvolvimento Internacional, acontece no Anfiteatro 1 (edifício Quelhas, ISEG), e é especialmente dirigido a alunos do Mestrado e do Doutoramento em Cooperação Internacional.  
 

Observatório dos Direitos: Prof. Carlos Sangreman em viagem de acompanhamento, na Guiné-Bissau

O Prof. Carlos Sangreman esteve em Bissau, em Setembro, numa viagem de acompanhamento do Observatório dos Direitos, um projecto desenvolvido em parceria com a Liga Guineense dos Direitos Humanos e a Associação para a Cooperação Entre os Povos. Esta viagem tem como objectivo apresentar os dados preliminares resultantes da recolha dos indicadores no terreno e reunir com as antenas regionais do projecto que visa contribuir para a promoção de uma cultura de Direitos Humanos no país. Mais informações disponíveis aqui
 

Prof. António Mendonça participa nas 2.ª Jornadas Científicas da FE da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, em Angola

O Presidente do CEsA Prof. António Mendonça encontra-se em Angola, para participar nas 2.ª Jornadas Científicas organizadas pela Faculdade de Economia da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, na região de Huíla, em Angola, onde irá proferir a conferência inaugural sobre "O Papel do Estado na Definição de Políticas de Incentivo ao Empreendedorismo". Esta segunda edição decorre nos dias 16 e 17 de Outubro, subordinado ao lema "O Empreendedorismo como factor da criação, inovação e desenvolvimento económico e empresarial nas sociedades actuais". 
 

Investigadora do CEsA Raquel Faria conclui doutoramento com distinção e louvor

A investigadora do CEsA Raquel Faria defendeu recentemente a tese de doutoramento em Altos Estudos em História, tendo sido aprovada com distinção e louvor. A tese, intitulada A Cooperação Portuguesa no contexto da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (1998-2012): um ensaio de modelização, foi desenvolvida na Universidade de Coimbra, sob orientação do Prof. António Martins da Silva e co-orientação do Prof. Carlos Sangreman, tendo o Prof. Ennes Ferreira como arguente principal.
 

Nova edição da Panoeconomics com artigo
do Prof. António Mendonça

Consulte a mais recente edição da Panoeconomics, uma revista científica especializada em temas de Economia, que conta com a participação do Prof. António Mendonça. O professor explora as razões do falhanço da resposta europeia para lidar com a crise internacional e aponta algumas pistas sobre a forma como Portugal pode potenciar o seu papel no contexto dos países de língua portuguesa - para ler em "The European Crisis and Global Economy Dynamics: Continental Enlargement versus Atlantic Opening". 
 

Workshop “Os Clusters da Cooperação Portuguesa” disponível online – Gravação Áudio

Já está disponível online a gravação áudio dos vários painéis apresentados no workshop sobre os Clusters da Cooperação Portuguesa. Vários membros da equipa reuniram em Lisboa, numa sessão pública, onde apresentaram alguns resultados preliminares dos clusters da Cooperação para o Desenvolvimento Portuguesa que estão a ser aplicados em Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. 
 

CIEA9: investigadores do CEsA no IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos

O IX CIEA – Congresso Ibérico de Estudos Africanos teve lugar em Coimbra, de 11 a 13 de Setembro de 2014. Diversos investigadores do CEsA participaram no evento, organizando e moderando painéis ou apresentando comunicações, em temas tão diversificados como a tecnologia na área do Desenvolvimento, a economia informal nos PALOP e o papel da música, da literatura ou do cinema no espaço lusófono. 
 

Novo Working paper CEsA
Mega-projectos e transição agrária: o caso do projecto Wanbao (Moçambique)

Está disponível para consulta o mais recente working paper CEsA sobre mega-projectos e transição agrária em Moçambique, da autoria da Mestre Margarida Madureira. O artigo aborda o fenómeno de land grabbing – investimentos de grande escala em terrenos agrícolas em países em desenvolvimento – como uma forma específica assumida pelo processo de transição agrária no contexto destes países no início do séc. XXI. 

Mecanismo: consulte as linhas de financiamento internacional disponíveis
Consulte no blogue do mecanismo as linhas de financiamento actualmente em curso, dirigidas a ONG portuguesas. 
 

Banco Mundial: a qualidade do Índice de Crescimento dos Países em Desenvolvimento

O Banco Mundial publicou recentemente uma proposta para analisar a qualidade do Índice de Crescimento dos Países em Desenvolvimento. De acordo com os autores do paper, essa qualidade pressupõe que o crescimento seja duradouro, sustentável e socialmente responsável. 
 

Quais os livros sobre estudos de Desenvolvimento que os estudantes devem ler?

O The Guardian sugere um conjunto de livros, editados no último ano, que qualquer estudante da área do Desenvolvimento deve ler. A lista, composta por 10 títulos, é bastante diversificada, abrangendo temas como o papel das Nações Unidas, os direitos humanos, a questão dos conflitos, da paz ou da saúde, até ao papel dos media para o Desenvolvimento. 
 

[English version]

_ Seminar Mozambique and the vicious circle of forced displacement – war, natural disasters and displacement, 29th October/ISEG

Prof. Carlos Sangreman in Guine-Bissau to monitor Observatory of Rights’ implementation


_ Prof. António Mendonça in Angola to attend 2nd edition Scientific Days organized by Economics Faculty, University of Mandume Ya Ndemufayo

_ CEsA researcher Raquel Faria Phd graduated summa cum laude

_ Panoeconomics new issue - Prof. António Mendonça on European crisis and global economics dynamics

_ Workshop “Clusters of Portuguese Cooperation” online available – audiorecording

CIEA9: CEsA researchers at IX Iberian Congress of African Studies

_ New working paper CEsA. Mega-projects and agricultural transition: the Wanbao project (Mozambique)

_ Mecanism project: Funding opportunities to NGO

World Bank: the quality of Growth Index in Developing Countries

_ Which development studies books should students read? – The Guardian

 

newsletter #29

CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL) investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2014 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp