Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

Seminários CEsA 2014 | Sessões disponíveis online

A edição 2014 dos Seminários CEsA decorre todas as quintas-feiras, no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG-ULisboa), até 5 de Junho. Mais de uma dezena de investigadores participam nas sessões especialmente dirigidas a estudantes do mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional e no Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento do ISEG-ULisboa. As gravações áudio das sessões que já decorreram nesta edição estão disponíveis para consulta no canal do YouTube do CEsA. Consulte aqui o programa completo dos Seminários [versão actualizada].

PROF. CARLOS CASTEL-BRANCO em entrevista à RDP África
e ao PÚBLICO

No seguimento do seminário sobre Moçambique, que inaugurou a edição deste ano, o Prof. Carlos Castel-Branco foi entrevistado pela RDP África - "A sucessão de Armando Guebuza, à frente da FRELIMO, em análise" - e o Público - "Guebuza está a querer fascizar o país"
 

CEsA organiza conferência
sobre “Espaço Lusófono”
nos últimos 40 anos

De 29 a 31 de Maio, o CEsA organiza uma conferência internacional para debater as trajectórias políticas e económicas do “Espaço Lusófono” desde o 25 de Abril de 1974. Cerca de duas dezenas de investigadores portugueses e internacionais irão reflectir sobre o conceito de “espaço lusófono” de Portugal, numa encruzilhada entre a Europa e o mundo. O programa está disponível para consulta aqui
 

CEsA e DE/ISEG organizam Spring School sobre as economias emergentes nas relações internacionais

Estão abertas as inscrições para a Spring School 2014, com o Prof. Prof. Daniel Bach, director do Centro Emile Durkheim, que o CEsA organiza em parceria com o Departamento de Economia (DE) do ISEG, de 5 a 29 de Maio. O tema deste ano são as economias emergentes, que assumem um papel cada vez mais preponderante no sistema das Relações Internacionais, não só pelo seu crescimento económico, em contraciclo com os países ditos desenvolvidos, mas também pela sua consequente influência económica e política no quadro mundial. Ler mais

 

Investigadores do CEsA participam em conferência internacional sobre emigração portuguesa contemporânea

O ISCTE acolhe nos dias 12 e 13 de Março uma conferência internacional sobre a Emigração Portuguesa Contemporânea, na qual os investigadores do CEsA Prof. Carlos Sangreman e Prof. Maria Sousa Galito irão apresentar os resultados preliminares de um projecto sobre a diáspora portuguesa em Angola entre 2002 e 2012, levado a cabo pelo CEsA e que conta com financiamento da Fundação Portugal-África. O programa termina a 13 de Março com uma palestra sobre “New migration dynamics on the southern periphery of Europe”, conduzida pelo Prof. Russell King, da Universidade de Sussex. 
 

Working Papers CEsA 2014

Consulte os mais recentes Working Papers produzidos pelo CEsA:
_ “Economia Informal e Políticas em Moçambique: lógicas e práticas dos mukheristas, de Andes Chivangue;
_ “Justiça ambiental e movimentos sociais. Reflexão teórica a partir de reconceiving environmental justice: Global movements and political theorie de David Schlosberg” de Redy Wilson.
 
Aceda ainda ao Working Paper da autoria do investigador do CEsA Luís Mah, com Raquel Freitas (do CIES/ISCTE): “The Marketplace of Aid in Sub-saharan Africa: Choice in Critical Transitions”, publicado na série de Working Papers do Centre E. Durkheim (Univ. Bordéus). 
 

Investigador do CEsA Prof. Carlos Sangreman apresenta projecto Memória de África na Holanda

No passado dia 28 de Fevereiro, o investigador do CEsA Prof. Carlos Sangreman participou numa conferência internacional na Universidade de Delft (Holanda), onde apresentou o projecto Memória de África e do Oriente, com o Prof. Arnaldo Martins (Univ. Aveiro). O evento reuniu um conjunto de peritos de diferentes países, sobretudo europeus, para debater a construção de repositórios digitais de acervos históricos dos respectivos países e sondar a possibilidade de parcerias conjuntas. Aceda aqui à apresentação do projecto. 
 

Novo País, Novas Necessidades, Novas Respostas: a migração irregular de trabalhadores em Timor-Leste

Foi lançado um novo estudo sobre migração irregular em Timor-Leste, da autoria de Tânia Santos (ACEP) e Carlos Alberto Florindo, realizado pela ACEP – Associação para a Cooperação Entre os Estudos, com assessoria científica de Lúcio de Sousa e Rosana Albuquerque. Este estudo procurou assim analisar o fenómeno da migração irregular, da introdução clandestina de migrantes e do tráfico em Timor-Leste, com recurso a um questionário a 13 migrantes em situação regular e 19 em situação irregular, e de 18 entrevistas semi-estruturadas com informantes privilegiados. 
 

Call for Papers
IV Conferência do IESE – Instituto de Estudos Sociais e Económicos

Até 31 de Março, está aberto o período para submissão de comunicações à IV Conferência do IESE, subordinada ao tema “Estado, Recursos Naturais e Conflito: Actores e Dinâmicas”. A conferência terá lugar em Maputo, nos dias 27 e 28 de Agosto. 

newsletter #26

CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL) investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2014 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp