Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

Membros do CEsA participam
no 8.º Congresso Ibérico de
Estudos Africanos

Nove investigadores e membros do CEsA irão participar na 8.ª edição do Congresso Ibérico de Estudos Africanos, que este ano acontece em Madrid, de 14 a 16 de Junho. À semelhança do programa global do congresso, os painéis e comunicações apresentados pelos membros do CEsA são muito diversificados, desde reflexões sobre o modelo ocidental de Cooperação para o Desenvolvimento à questão da mobilidade no continente africano. Clique aqui para aceder à lista dos painéis e comunicações da responsabilidade do CEsA.


Banco de Cabo Verde aprova projecto sobre História da Moeda Cabo-Verdiana

A Administração do Banco de Cabo Verde aprovou a proposta de projecto do CEsA sobre a História da Moeda em Cabo Verde. O estudo será desenvolvido ao longo de dois anos, estando previsto o lançamento da publicação final em Setembro de 2014, aquando do aniversário da instituição. Coordenado pelo Prof. João Estêvão, o projecto conta ainda com a participação de duas jovens cabo-verdianas, estudantes de Mestrado em Economia Monetária e Financeira, no ISEG-UTL, e em Gestão de Empresas, no ISCTE-IUL.

Summer School ISEG
Africa in International Relations, com Daniel Bach


O lugar de África nas Relações Internacionais é o tema central do curso da Summer School ISEG proferido pelo africanista Daniel Bach (Centre National de la Recherche Scientífique – CNRS, Université Bordeaux), no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). O curso intensivo decorre entre 2 a 6 de Julho, das 9h às 13h (num total de 12 horas) e é organizado pelo departamento de economia do ISEG, através do Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento e da Unidade de Estudos sobre a Complexidade na Economia. Para aceder à bibliografia e outras informações, clique aqui.
Ainda no âmbito da edição deste ano da Summer School ISEG, serão organizados os cursos "Labor Economics", com o Prof. Mário Centeno (entre 25 e 29 de Junho), e "Modelling Financial Time Series", com Prof. João Nicolau (de 19 a 13 de Julho).

Seminários CEsA 2012

Terminou esta semana mais uma edição dos Seminários CEsA, dedicados à reflexão sobre o Desenvolvimento e a Cooperação Internacional, e que mobilizaram um total de 12 investigadores convidados de diferentes áreas temáticas e geográficas - de Portugal, Brasil, Alemanha e Inglaterra. As comunicações apresentadas estão disponíveis aqui

Investigadora do CEsA convidada na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris

A professora Joana Pereira Leite, enquanto professora convidada na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris (EHESS, na sigla em francês), proferiu as seguintes conferências:

 • "Images et mémoires : le cas des Makwa du Mozambique" (21 Maio);
 • "La construction d’une histoire économique à l’époque coloniale : le cas du Mozambique" (22 Maio);
 • "Diasporas indiennes au Mozambique à l’époque coloniale, 19è-20ème siècles" (29 Maio). Ler mais…

Investigador do CEsA participa na conferência “Rising Asia, Anxious Europe” em Copenhaga

Nos dias 2 e 3 de Maio, o investigador do CEsA Luís Mah participou na conferência internacional “Rising Asia, Anxious Europe”, que se realizou em Copenhaga (Dinamarca), onde apresentou a comunicação “European responses to Asia's enhanced role as aid donor”, com a investigadora do CIES/ISCTE Raquel Freitas. Ler resumos do painel

Encontro de reflexão sobre Cooperação para o DesenvolvimentO: Que futuro para a Cooperação Portuguesa?

Promovido pela Plataforma Portuguesa das ONGD no passado dia 10 de Maio, o encontro de reflexão sobre a Cooperação Portuguesa para o Desenvolvimento reuniu cerca de 60 representantes de organizações e entidades (ONGD, municípios, fundações, universidades, secretaria de Estado, Camões) da Cooperação Portuguesa, no qual o CEsA também esteve presente. Da reunião resultaram inúmeros contributos para uma nova versão do documento já disponível aqui.

newsletter #8

CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2012 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp