Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

CEsA organiza Kapuscinski Lecture: o crescimento económico é suficiente para reduzir a pobreza em África?

O CEsA organiza no próximo dia 29 de Março a primeira Kapuscinski Lecture em Portugal: "Are the 3Gs enough to reduce poverty in Africa? It is all about Growth, Grants or Governance?" com Jan Vandemoortele, antigo director do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e um dos arquitectos dos ODM. A sessão terá lugar pelas 18 horas, no Anfiteatro BES, com entrada livre. O painel de discussão conta já com a presença de João José Fernandes (director da OIKOS), Mónica Ferro (Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros) e Carlos Sangreman (investigador do CEsA/ISEG e professor da Universidade de Aveiro). O encerramento desta Lecture será realizado por S. Exa. o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Brites Pereira. As edições Kapuscinski Lectures, inspiradas no nome do repórter polaco Ryszard Kapuscinski, são uma organização conjunta da Comissão Europeia, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e universidades parceiras. Ler mais...


CEsA inicia este mês dinamização do Mecanismo de Apoio à Elaboração de Projectos para ONGD Portuguesas

A partir deste mês o CEsA está a dinamizar a implementação do Mecanismo de Apoio à Elaboração de Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento para ONGD portuguesas – uma iniciativa de quatro fundações portuguesas: a Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Portugal-África, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, com o apoio do Camões-ICL. Através deste projecto, pretende-se melhorar o acesso à informação sobre oportunidades de financiamento internacionais por parte das ONGD portuguesas e dinamizar um processo de matching que permita às ONGD identificar as linhas de financiamento adequadas à sua área de trabalho, perfil e experiência. O projecto será desenvolvido pela investigadora do CEsA Mestre Tânia Santos, sob coordenação do Prof. Doutor Carlos Sangreman. A informação sobre o mecanismo estará permanentemente disponível no site do CEsA.


Seminários CEsA 2012

Continua a decorrer a edição de 2012 dos Seminários CEsA, dedicados à reflexão sobre o Desenvolvimento e a Cooperação Internacional. Até 31 de Maio,os Seminários CEsA 2012 mobilizarão um total de 12 investigadores convidados de diferentes áreas temáticas e geográficas - de Portugal, Brasil, Alemanha e Inglaterra. Consulte o programa completo clicando aqui


XXII encontro da AULP realiza-se em Maputo

Estão abertas até 30 de Abril as inscrições e submissão de resumos para comunicações a apresentar na edição de 2012 do Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa que se realiza de 18 a 20 de Junho, em Maputo (Moçambique) e tem como objectivo reunir a comunidade académica dos países e territórios de língua oficial portuguesa. Em 2011, o encontro realizou-se em Portugal e reuniu cerca de 460 congressistas dos oito países de língua portuguesa e de Macau.
fazer inscrição


Banco Mundial: Mercado em África permanece altamente fragmentado

O mercado entre os países africanos continua altamente fragmentado forjando oportunidades de comércio entre zonas fronteiriças, concluiu o Banco Mundial em “De-Fragmenting Africa: Deepening Regional Trade Integration in Goods and Services” (disponível em inglês e francês). O relatório, com quase 200 páginas, faz diversas sugestões para a dinamização da economia africana que passa por uma maior integração regional, advertindo que a simples remoção de tarifas alfandegárias não é solução. É necessário um esforço conjunto nos planos nacional e supranacional, nomeadamente com negociações nas comunidades regionais, refere o Banco Mundial.

newsletter #6

CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2012 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp