Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

Call for Papers
In Progress 2: Seminário Internacional sobre Ciências Sociais e Desenvolvimento em África

O prazo para submissão de propostas de comunicação à 2:ª edição do Seminário Internacional in progress termina no próximo dia 31 de Julho. O encontro, especialmente dirigido a estudantes de Mestrado e Doutoramento nas áreas das Ciências Sociais, Estudos Africanos e Cooperação Internacional, contará com duas Conferência a cargo do Prof. Elísio Macamo, especialista em Estudos Africanos e professor na Universidade de Basileia; e do Prof. Lorenzo Bordonaro, investigador do CRIA (Univ. Nova Lisboa). Consulte aqui mais informações sobre o evento.
 

Call for Papers
Conferência CEsA/ISEG 2014:
40 anos de “Espaço Lusófono”

Em 2014, por ocasião da celebração dos 40 anos da queda da ditadura em Portugal, o CEsA/ISEG organiza uma conferência internacional para reflectir sobre o conceito de “espaço lusófono” em Portugal – um país numa encruzilhada entre a Europa e o mundo. Até dia 31 de Outubro está aberto o período para a submissão de comunicações a apresentar na conferência “Espaço Lusófono” (1974-2014): Trajectórias Económicas e Políticas, que terá lugar em Lisboa de 29 a 31 de Maio de 2014. Ler mais…

Projecto "Narrativas Escritas e Visuais da Nação Pós-Colonial": aberto concurso para atribuição de bolsa de investigação para mestre

Encontra-se aberto até dia 25 de Agosto um concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre com a duração de 22 meses no âmbito do projecto de investigação “Narrativas Escritas e Visuais da Nação Pós-Colonial”, financiada pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia. Consulte aqui as condições de acesso.

Diáspora portuguesa em Angola: “Estudo-piloto em Luanda foi concluído com sucesso”

De 1 de Junho a 15 de Julho, a Prof. Doutora Maria Sousa Galito, investigadora do CEsA, deslocou-se a Luanda, para desenvolver a primeira fase dum estudo sobre o perfil da diáspora portuguesa em Angola, financiado pela Fundação Portugal África, tendo tido o apoio de outro investigador do projeto, Prof. Dr. Carlos Lopes, bem como da embaixada portuguesa em Luanda. Leia aqui a entrevista realizada pelo CEsA.

Actas do Encontro das Universidades em Língua Portuguesa em 2011 reunidas em livro

Já estão disponíveis para consulta as comunicações do XXI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa que aconteceu em 2011, em Bragança (Portugal), com o tema “Novas Formas de Cooperação: Espaços de Convergência nos Países Lusófonos”. O CEsA este presente na reunião, com a participação do Prof. Carlos Sangreman (“A Cooperação Internacional para o Desenvolvimento na Universidade de Aveiro: Cluster, Benchmarking e Desafios de Futuro”) e da doutoranda Raquel Faria (“A Política de Cooperação Internacional Portuguesa na vanguarda do sector educativo em Cabo Verde, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau: 1998-2008”).

Agosto 2013: Linhas de Financiamento de Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento

Aceda aqui às linhas de financiamento a projectos de Cooperação para o Desenvolvimento actualmente abertos, no âmbito do programa de apoio à elaboração de projectos para ONGD portuguesas, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana e Fundação Portugal África e com o apoio do Camões-ICL.

Os Acordos de Parceria Económica entre África, Europa e Pacífico – uma análise de Daniel Bach

O grupo “Friends of Europe” organizou no final de Junho uma conferência sobre a transformação económica em África e o papel dos recursos naturais. O investigador do Centre Emile Durkheim, Prof. Daniel Bach, foi um dos oradores, cuja comunicação versou sobre os Acordos de Parceria Económica (entre Europa, África e países do Pacífico).
De acordo com o investigador, esta questão tornou-se polémica porque foi, à partida, mal concebida: “Devido ao seu efeito na construção regional em África – que tem sido desastrosa – este assunto continua a demonstrar a incapacidade da Europa para se adaptar às mudanças ocorridas em África”.

Ajuda ao Comércio: o veículo de acesso dos países em desenvolvimento ao mercado global

O relatório de 2013 sobre a Ajuda ao Comércio (AfT – Aid for Trade) demonstra os resultados tangíveis da AfT para a promoção do comércio e para a melhoria efectiva da vida das pessoas, nos países em desenvolvimento. Lançado este mês, durante a 4.ª Revisão Global da AfT em Genebra, o documento destaca a importância de uma melhor articulação entre os mercados nacional, regional e internacional nos países em Desenvolvimento.

newsletter #20

CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2013 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp