Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

[English summary below]

 
O Portal das "Memórias de África e do Oriente" expande colecção com acervo do Instituto de Medicina Tropical
A Fundação Portugal-África e o IHMT (Instituto de Higiene e Medicina Tropical) assinaram um protocolo para formalizar o trabalho que se vem realizando no âmbito do Portal das “Memórias de África e do Oriente” desenvolvido pelo CEsA desde 1996 até ao presente, tendo sido a cerimónia integrada na abertura oficial do ano lectivo daquele instituto. Este protocolo permitirá disponibilizar colecções significativas, como os Anais do acervo do IHMT, milhares de registos e fotografias, ao público em todo o mundo.


O Congresso Internacional "Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial" aceita propostas para comunicações a partir de 31 Outubro 2016

O Portal "Memórias d’África e d’Oriente" - juntamente com a Biblioteca Nacional de Portugal, o Centro de Estudos Internacionais (ISCTE-UL) e o Centro de Estudos Comparatistas (CEC-FLUL) - integra na qualidade de parceiro a organização do Congresso Internacional “Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial”, que terá lugar de 22 a 25 de Maio de 2017, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no ISCTE (IUL) e na Biblioteca Nacional. O Congresso é promovido pelo Grupo Internacional de Estudos da Imprensa periódica Colonial do Império Português (GIEIPC-IP) e pelo Projecto Internacional “Pensando Goa”, e organizado pelo Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM-FCSH-UNL, UAç). Resulta este, segundo a organização, da necessidade de reavaliar o lugar da imprensa periódica nas configurações conceptuais e nas dinâmicas de circulação de pessoas, bens, tecnologias, saberes e ideias, e da dimensão transfiguradora e criadora dessa mobilidade e circulação. A chamada de comunicações abre a 31 de Outubro de 2016.

Mais informação aqui.
O investigador do CEsA/CSG, o Prof. Carlos Barros, publica novo artigo no Journal of Air Transport Management

O Prof. Carlos Barros, em co-autoria com o Prof. Peter Wanke, publica o seu mais recente artigo intitulado “Efficiency Thresholds and Cost Structure in Senegal Airports” (2016) no Journal of Air Transport Management (com factor de impacto 1.084), no âmbito da investigação que conduz sobre África. Este trabalho avalia os níveis de eficiência e custos de estrutura dos aeroportos no Senegal em ambiente estocástico, a partir da metodologia “Support Vector Machine”.

O artigo encontra-se indexado aqui.


NOVO WORKING PAPER CEsA/CSG de SET 2016 | "New Silk Road-Trade and Investment. Perspectives for EU and New Partnerships", de Fernanda ILHÉU

O WP 145, da autoria da investigadora do CEsA/CSG/ISEG, Prof. Fernanda Ilhéu, apresentado inicialmente na conferência anual do CEA (Chinese Economic Association) University of Duisburg - Essen (Set. 2016), foca o modelo das políticas de reforma económica e contribuição dada pela China ao processo de globalização, bem como a estratégia económica de desenvolvimento utilizada, baseada na atracção de investimento estrangeiro directo e na mão-de-obra intensiva de baixo custo.

Consulte os WPs CEsA aqui.


Edições/assuntos em destaque este mês

_7ª  Edição da série "Desafios para Moçambique" (2016) do IESE

Foi lançada a sétima edição da série “Desafios para Moçambique” (2016) do IESE (Instituto de Estudos Sociais e Económicos, Maputo, Moçambique), iniciada em 2010, com o objectivo de contribuir para a análise e debate público de desafios económicos, sociais e políticos considerados relevantes. A publicação contém 14 artigos, organizados em quatro partes: Política, Economia, Sociedade e Moçambique no Mundo. Analogamente às edições anteriores, foram convidados autores (as) a relacionarem os seus artigos com a temática principal. Entre os quais, se destaca o Prof. Carlos Nuno Castel-Branco, presentemente membro integrado do CEsA. A temática escolhida foi o ”Programa Quinzenal do Governo" (PQG), aprovado em início de 2015, com base no Manifesto Eleitoral do Partido Frelimo, sufragado nas eleições gerais de 15 de Outubro de 2014. Em conformidade com a missão do IESE, o livro privilegia o pluralismo de abordagens analíticas, metodológicas e políticas, pretendendo contribuir para estimular a procura de soluções para os problemas existentes, com vista a ampliar um conhecimento cada vez mais realista e competente, em prol da melhoria das condições de vida individual e colectiva.

Aceder à nossa montra de publicações em destaque aqui.

_A edição nº 256 de Afrique Contemporaine: Revue de l'Afrique et du Développement dedicada às diásporas africanas perante as urnas de voto

A edição nº 256: "Les diasporas africaines aux urnes" da Afrique Contemporaine: Revue de L’Afrique et du Développement apresenta os resultados originais alcançados por investigadores (as) Africanos (as), Europeus e Norte-Americanos (as) em torno das diásporas africanas perante as urnas de voto. Tendo presente que, a maioria dos países africanos permitem agora que os seus residentes no estrangeiro participem nas eleições e que antes de 1990 havia apenas cinco países com acesso a esse direito, esta edição analisa os aspectos de participação na vida política, da prática do direito de voto remoto e inerentes transformações das sociedades africanas contemporâneas, mais concretamente em África do Sul, Senegal, Quénia, Marrocos e Guiné.

Mais informação aqui.

_Cahiers d'Études Africaines: Arte Africana contemporânea em foco

Arte Africana em foco na edição nº 223 (2016/3) dos Cahiers d’Études Africaines. Esta edição disponibiliza um repertório de ensaios que exploram aspectos e contornos da Arte Africana contemporânea no mundo.



Mais informação aqui.


_O African Development Bank inaugura a plataforma "Gender in Practice Community of Practice" (GiP COP)

A plataforma Gender in Practice Community of Practice (GiP COP) é um recurso online que visa partilhar a informação e o conhecimento sobre igualdade de género para a comunidade de investigadores (as). Segundo o African Development Bank,  GiP CoP representa uma “community of commitments” para a promoção e o avanço da igualdade de género em África. Trata-se de uma base de dados educacional que funciona como um organizador dos “Pontos Focais de Género” e das visões dos (as) especialistas neste assunto. Adicionalmente, proverá um novo espaço para o encontro e troca de ideias sobre como poderá o género ser integrado nos estudos mais dominantes. O GiP CoP poderá constituir uma ferramenta bastante útil a quem se interesse por estes temas e/ou pretenda cruzar a sua investigação com a dimensão da igualdade de género.

Mais informação aqui.

_"Organisations internationales de développement, investisseurs d’impact et entreprises sociales: comment converger?" por Artak Melkonyan

Artak Melkonyan, conselheiro principal do PNUD, no blogue Idées Pour le Dévellopement da L’Agence Francaise pour le Dévellopement (AFD) afirma a necessidade de convergência entre organizações internacionais do desenvolvimento, investidores de impacto e iniciativas sociais para a durabilidade dos objectivos do desenvolvimento.

Mais informação aqui.


Conferências e chamadas abertas para artigos/painéis/comunicações

Congresso Internacional “Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial”

Acontece, de 22 a 25 de Maio de 2016, em parceria como o projecto do CEsA/UA: "Memórias de África e de Oriente", o Congresso Internacional “Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial”. A fase de aceitação de comunicações abre a 31 de Outubro de 2016.

IV Congresso Internacional Lusófono de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa

Realiza-se dias 18, 19, 20 e 21 de Julho de 2017 o IV Congresso Internacional Lusófono de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa na região Autónoma do Príncipe.

Conferência Internacional Migrating out of Poverty: From Evidence to Policy

O consórcio “Migrating out of Poverty” organiza nos dias 28 e 29 de Março de 2017 a Conferência Internacional Migrating out of Poverty: From Evidence to Policy, em Londres.

EADI NORDIC 2017

O European Association of Development Research and Training Institutes (EADI) em parceria com Norwegian Association of Development Research (NFU) e a Universidade de Bergen (UiB) acolhem, de 21 a 23 de Agosto de 2017, a conferência EADI NORDIC 2017. A chamada para apresentação de painéis foi alargada para dia 31 de Outubro de 2016 e  a chamada para participação em artigos encontra-se aberta até 16 de Janeiro de 2017.

EAJS2017

Decorre a EAJS2017 - 15th International Conference of the European Association for Japanese Studies na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, de 30 de Agosto a 2 de Setembro de 2017. A chamada para participação encontra-se aberta até 30 de Novembro 2016.

Cadernos de Estudos Africanos: “Moçambique e os BRICS”

Encontra-se aberta call for papers para o nº temático "Moçambique e os BRICS" da Revista «Cadernos de Estudos Africanos». Aceitação de propostas até 3 de Abril de 2017.

V Conferência Internacional do Instituto de Estudos Sociais e Económicos

Encontra-se aberta call for papers para a V Conferência Internacional do IESE (Instituto de Estudos Sociais e Económicos) com o  tema “Desafios da investigação social e económica em tempos de crise”, que terá lugar entre 19 e 21 de Setembro de 2017, em Maputo, Moçambique. Prazo para envio de propostas até 15 de Janeiro de 2017.

II Congresso Internacional sobre cultura: Diálogos Brasil-Portugal

A UFBA (Universidade Federal da Bahia) realiza o II Congresso Internacional sobre "Cultura: Diálogos Brasil-Portugal" em 14 e 15 de Novembro próximo, com o objectivo de estimular o debate, a reflexão e a produção científica nos diversos espaços de ensino, pesquisa, extensão e produção cultural nos dois países, evidenciando a importância e actualidade dos debates acerca dos processos de diferenciação cultural no mundo.

Social Inclusion and Poverty Eradication International workshop

O ISSC/UiB (Comparative Research Programme on Poverty - CROP) e o Minda de Gunzburg Center for European Studies and the Weatherhead Center for International Affairs, ambos da Universidade de Harvard, Cambridge, USA, organizam a 17 e 18 de Novembro de 2016 o Social Inclusion and Poverty Eradication International workshop, com o objectivo de explorar a exclusão social e de como esta contribui para a pobreza, bem como de como a inclusão social contribui para minimizá-la e inclusivamente reduzi-la.

A New Social Contract for MENA (Middle East and North Africa) Countries: Experiences from Development and Social Policies Conference

O DIE (German Development Institute/Deutsches Institut für Entwicklungspolitik) realiza a 5 e 6 de Dezembro de 2016 a IPR-MENA, a terceira conferência sobre políticas sociais, subordinada ao tema: A New Social Contract for MENA (Middle East and North Africa) Countries: Experiences from Development and Social Policies, em parceria com a Universidade de Bath: IPR (Institute for Policy Research).

Conferência Internacional Activismos em África

O Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL) promove nos dias 12-13 de Janeiro de 2017, a Conferência "Activismos em África", com o propósito de debater o papel da sociedade civil perante o Estado ou corporações privadas, novos perfis do activismo social em África e as perspectivas de mudança trazidas pelos mesmos.

International Development Economics Colloque 2016

O GDRI (Groupe de Recherche International en Économie Internationale du Développement) e a rede IDE (Economie Internationale du Développement), que reúne investigadores e instituições europeias financiadoras, incluindo do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), realizam o seu primeiro colóquio bienal no CERDI (Centre d'Études et de Recherches sur le Développement International) em Clermont-Ferrand, de 3 a 4 de Novembro de 2016. Este colóquio surge num contexto de "renovado interesse na economia do Desenvolvimento, o que justificou a expansão dos programas de investigação, em particular, o campo da economia experimental".

12ª edição da Conferência Internacional da AFD

A 12ª edição da Conferência Internacional da Agence Française de Développement decorre entre 1 e 2 de Dezembro de 2016, em Paris.


Para acompanhar lista actualizada de Conferências e Calls for Papers consultar aqui.
Para consultar Arquivo de Conferências e Calls aceder aqui.
Oportunidades/Bolsas
 

_Vaga para Professor Assistente/Associado em Estudos de Desenvolvimento
A Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Helsínquia convida à apresentação de candidaturas para a posição de Professor Assistente/Associado em Estudos de Desenvolvimento. O prazo termina a 3 de Novembro de 2016.

_Bolsa para Licenciado (BI) ISCSP
O ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa) divulga bolsa para licenciado (BI) no âmbito do projecto “Public policies and child labor in Portugal and the Portuguese colonies” (PTDC/IIM-ECO/5303/2014). O prazo de candidatura aberto entre 25 de Outubro e 14 de Novembro de 2016.

_Bolsas Ph.D. Robert S. McNamara (RSM) em Estudos de Desenvolvimento 
O Banco Mundial anuncia o Programa de Bolsas Robert S. McNamara (RSM) para investigação de doutoramento em Estudos de Desenvolvimento. O Programa está aberto a leitores (as) universitários e investigadores (as) residentes em países em desenvolvimento. O período de candidatura termina a 2 de Novembro de 2016.

Mais informação aqui.


Eventos próximos

_Debate "Jornalismo e Desenvolvimento" com Chris Elliott & Tania Adam, na Fundação Calouste Gulbenkian: 16 Novembro de 2016

_Workshop "Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono: Perspectivas Históricas e Literárias": Novembro de 2016
Programa a designar.

_Programa de Seminários em Estudos de Desenvolvimento: Edição de 2017
O CEsA/CSG/ISEG encontra-se a ultimar o Programa da próxima edição dos Seminários em Estudos de Desenvolvimento. Serão convidados (as) nomes dos mais reputados investigadores/pensadores (as) a nível mundial da área de Estudos de Desenvolvimento, e, como vem sendo hábito, conta-se com a presença avultada de alunos (mestrados e doutoramentos), investigadores (as) e interessados (as) em geral da sociedade civil.

Consultar o programa e materiais disponíveis da edição de 2016 aqui.

[English version]

_   The Portal of "Memoirs of Africa and the East" expands collection with the archives of IHMT  
 
Read more...


_ The International Congress "Politics and Culture in Colonial Periodical Press" accepts proposals for communications from 31 October 2016
 
Read more...


_Professor Carlos Barros publishes new article in the Journal of Air Transport Management (Elsevier)

Read more...


_NEW WORKING PAPER CEsA / CSG SEP 2016 | "New Silk Road-Trade and Investment. Perspectives for EU and New Partnerships", by Fernanda IHÉU

Read more...


_ Highlighted issues this month:
_ Launched 7th edition of the series "Challenges for Mozambique" (2016) by IESE
_ Issue No. 256 "Les diasporas africaines aux urnes" - Afrique Contemporaine: Revue de L'Afrique et du Développement
_ Cahiers d'Etudes Africaines: Contemporary African Art
_
The African Development Bank launches the platform "Gender in Practice Community of Practice"
_"International development organizations, impact investors and social enterprises: how to converge?" by Artak Melkonyan


Read more...

_ Opportunities & scholarships 
_Vacancy for Assistant/Associate Professor in Development Studies
_Scholarship for Bachelor (BI) ISCSP
_Ph.D. scholarships Robert S. McNamara (RSM) in Development Studies


Read more...


_ Conferences and calls for papers permanently updated here.


Upcoming events: 

_ Debate "Journalism and Development" with Chris Elliott & Tania Adam at FCG: 16 November 2016


_ Workshop " Narratives of the Indian Ocean in the Lusophone Space: Historical and Literary Perspectives ": November 2016

_Seminars Program in Development Studies: Edition
2017

Consult the program and materials available from the 2016 edition here.

newsletter #43

CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL) investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Conferências/calls abertas
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © All rights reserved. CEsA/2016

A nossa morada postal é:
CEsA-ISEG/ULisboa
Rua Miguel
Lupi, 20
1249-078 Lisboa
Portugal

 







This email was sent to <<Endereço E-mail>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento · Rua Miguel Lupi, 20 · Lisboa 1249-078 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp