Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

[English summary below]


Workshop sobre Clusters da Cooperação Portuguesa reuniu em Lisboa membros da equipa do projecto

No início de Julho, o CEsA organizou uma sessão de trabalho pública para discutir a contribuição dos clusters para a Cooperação para o Desenvolvimento Portuguesa. O encontro reuniu em Lisboa diversos membros da equipa do projecto “O cluster como instrumento teórico e prático da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento portuguesa: o caso de Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Angola”, coordenado pelo Prof. Carlos Sangreman e financiado pela FCT. As gravações áudio da sessão podem ser consultadas aqui
 

Conferência “Espaço Lusófono” (1974-2014): trajectórias económicas e políticas – galeria de imagens

O CEsA organizou uma conferência internacional no final de Maio para debater a existência – ou não – do Espaço Lusófono. Em breve, será editada uma publicação que reúne as comunicações apresentadas bem como as conferências e conclusões do evento. Por agora, está disponível, na página oficial da conferência, uma galeria de imagens que retrata alguns dos momentos das sessões de debate. 
 

Prof. Carlos Sangreman participa em conferência sobre Migrações Sul-Sul e Desenvolvimento,
em Bruxelas

O investigador e membro da direcção do CEsA Prof. Carlos Sangreman foi convidado a participar na Conferencia Migrações Sul – Sul e Desenvolvimento, pelo Observatório ACP das Migrações, em Bruxelas, enquanto moderador da sessão sobre Migrações Internas e Desenvolvimento. Essa conferência encerrou o projecto Observatório que produziu estudos sobre 12 países com equipas de investigadores africanos, asiáticos e europeus editados em inglês, português e francês. Leia uma síntese da reunião, em inglês ou francês
 

Prof. Alexandre Abreu à quarta no Expresso

O investigador do CEsA Prof. Alexandre Abreu escreve sobre economia todas as quartas-feiras, no jornal Expresso. Na coluna desta semana do &conomia à 4ª, o investigador fala sobre a crise do grupo Espírito Santo. 
 

Prof. Luís Mah publica recensão na Revista de Relações Internacionais

A mais recente edição da Revista de Relações Internacionais, do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-UNL), conta com a participação do investigador do CEsA Prof. Luís Mah, com uma recensão ao livro “From the Ruins of Empire: The Revolt Against the West and the Remaking of Asia” (2012). A obra “oferece‑nos uma história do imperialismo ocidental do século XX mas a partir dos olhares e vozes das suas vítimas na Ásia”, escreve Luís Mah. 
 

Call for Papers
XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro

De 1 a 5 de Fevereiro, será organizado o XII CONLAB – Congresso Luso-Afro-Brasileiro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Os investigadores do CEsA Profa. Sónia Frias, Profa. Iolanda Évora e Prof. João Mosca irão coordenar um grupo de trabalho sobre o impacto das migrações rurais nos contextos de origem, através de as experiências luso-afro-brasileiras. O prazo para submissão de resumos de comunicações termina a 18 de Agosto. 

Novo working paper CEsA: "Information management in disaster and development - geographic information systems"

Consulte o mais recente Working Paper publicado pelo CEsA, sobre a gestão de informação em situações de catástrofe e emergência. O documento é da autoria de Roberto San Martin, especialista em poluição marítima na European Maritime Safety Agency
 

Perspetivas Económicas em África 2014 – versão em português

Foi apresentada este mês a versão em português de As Perspetivas Económicas em África para 2014, que analisa o estado actual do desenvolvimento económico e social em África, bem como as perspetivas para os próximos dois anos. Na segunda parte do relatório, é feita uma análise às cadeias de valor globais e à industrialização de África. Uma edição conjunta do Banco Africano de Desenvolvimento, do Centro de Desenvolvimento da OCDE e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. 
 

UNCTAD: relatório sobre Desenvolvimento Económico em África 2014

O Investimento (nacional e estrangeiro) enquanto catalisador do crescimento económico em África é o tema da edição de 2014 do relatório da UNCTAD (a Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento). O relatório analisa as políticas que estimulam – ou estrangulam – a capacidade de investimento no continente. No final, a publicação percorre os 50 anos do trabalho da UNCTAD em África. 
 

[English version]

Workshop on Clusters of the Portuguese Development Cooperation
_ More information here 


Conference "Lusophone Space" (1974-2014) - image gallery
_ See the gallery here 

Prof. Carlos Sangreman in conference on South-South Migration and Development, in Brussels

_ More information here

Prof. Alexandre Abreu in Expresso
_ More information here

Prof. Luís Mah - book recension in Revista de Relações Internacionais
_ More information here

Call for Papers - XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro
_ More information here

New working paper CEsA: "Information Management in Disastr and Development - geographic information systems
_ WP available here

Africa Economic Perspectives 2014 - report Portuguese version
_ Report available here

UNCTAD - Economic Development in Africa report
_ Report available here

newsletter #28

CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL) investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2014 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp