Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

Conferência internacional em Estudos Africanos discute novas dinâmicas de África num mundo multipolar

Cinquenta anos após a fundação da Organização da Unidade Africana (actual União Africana), o panorama internacional mudou e a posição de África no mundo acompanhou essa mudança. De 27 a 29 de Junho, as dinâmicas africanas no mundo multipolar estarão em discussão no ISCTE, na 5.ª edição da Conferência de Estudos Africanos, reunindo investigadores em quase duas centenas de painéis. Diversos investigadores do CEsA estarão presentes na conferência, na organização de painéis temáticos e na apresentação de comunicações. Ler mais…
 

ONGD e Universidades promovem encontro sobre financiamentos internacionais

A 25 de Junho, cerca de uma centena de representantes de ONGD, Universidades e centros de investigação reuniram-se na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, para discutir oportunidades de apresentação de candidaturas conjuntas a linhas de financiamento internacionais. O encontro aconteceu no âmbito do Mecanismo de Apoio à Elaboração de Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento, dinamizado pelo CEsA e promovido por quatro fundações portuguesas – Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e Fundação Portugal África – com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.

Revista IPRI: a Emergência do Modelo de Desenvolvimento Chinês, por Luís Mah

O investigador do CEsA Doutor Luís Mah analisa a (re)emergência da China enquanto uma das maiores potências económicas à escala global, no último número da revista do Instituto Português de Relações Internacionais. Partindo de uma análise aos factores prévios por detrás da ascensão económica da China, o artigo analisa o seu impacto na governação económica global e os novos desafios internos e internacionais.

Prof. João Estêvão publica artigo sobre remessas, bem-estar e monetarização na revista Portuguese Literary & Cultural Studies

A mais recente edição da revista científica Portuguese Literary & Cultural Studies reúne um conjunto de textos relacionados com a economia, o dinheiro e o personalismo no mundo lusófono. O investigador do CEsA Prof. João Estêvão colabora neste número com o artigo “Remittances, Welfare Solidarity, and Monetarization: The interaction between Personal and Economic Relations in Cape Verde during the colonial period”. Ler mais…

Equipa do projecto Cluster de Cooperação em Missão ao programa Mós Bele em Timor-Leste

No âmbito do projecto sobre Clusters enquanto instrumento teórico e prático de Cooperação para o Desenvolvimento, uma equipa constituída pelos investigadores do CEsA Prof. Carlos Sangreman e Mestre Teresa Coelho deslocou-se a Timor-Leste, de visita exploratória ao programa Mós Bele, cluster timorense da Cooperação Portuguesa, para recolha de dados e realização de entrevistas.

Julho 2013: Linhas de Financiamento de Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento

Aceda aqui às linhas de financiamento a projectos de Cooperação para o Desenvolvimento actualmente abertos, no âmbito do programa de apoio à elaboração de projectos para ONGD portuguesas, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana e Fundação Portugal África e com o apoio do Camões-ICL.

Os recursos naturais enquanto motor da transformação estrutural, em análise no African Economic Outlook 2013

Os recursos naturais do continente africano podem (e devem) contribuir significativamente para a sua transformação estrutural, indica o African Economic Outlook 2013. O relatório, que inclui perspectivas económicas para África, projecta o crescimento para 2013 e 2014 fixado em 4,8% e 5,3%, respectivamente. A publicação anual, preparada e publicada pelo Banco Africano de Desenvolvimento, a OCDE, a Comissão Económica da ONU para África e o PNUD, foi apresentada esta semana em Portugal, no Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

newsletter #19

CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2013 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp