Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

CEsA com nova designação

O CEsA mudou de nome, passando a designar-se Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, englobando assim na sua designação outras geografias que fazem parte dos currículos de investigação do Centro há já vários anos. Apesar desta alteração de nome e de imagem, a missão e os objectivos de investigação do CEsA mantêm-se inalterados, uma vez que os estudos de Desenvolvimento – nas suas vertentes histórica, cultural, social, económica e política – continuam a ser centrais no plano de pesquisa e nas actividades levadas a cabo pelo Centro. 

Embaixadora de Timor-Leste no ISEG
A Economia Timorense
e o Relacionamento Económico
e Comercial com Portugal

A convite do CEsA, a embaixadora de Timor-Leste em Lisboa, Dra. Maria Natália Carrascalão, deslocar-se-á ao ISEG, onde proferirá uma comunicação sobre a economia timorense e o relacionamento económico e comercial com Portugal. A sessão acontece no próximo dia 3 de Dezembro, pelas 18h30, no Auditório 2 (Edifício Quelhas). Com entrada livre. 

 

Visita de acompanhamento
do Observatório dos Direitos
na Guiné-Bissau

Uma equipa do CEsA, composta pelos investigadores Prof. Carlos Sangreman e Pedro Rosa Mendes, está em Bissau para o arranque do Observatório dos Direitos, um projecto que resulta de uma parceria com a Liga Guineense dos Direitos Humanos e a Associação para a Cooperação Entre os Povos, com o apoio financeiro da União Europeia. Neste momento, está em curso uma formação em estatística e recolha de dados em Direitos Humanos, ministrada pelo Prof. Carlos Sangreman, e em breve Pedro Rosa Mendes irá iniciar sessões de trabalho com jornalistas sobre ética, jornalismo e direitos humanos. 
 

Dezembro 2013: Linhas de Financiamento
de Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento

Aceda aqui às linhas de financiamento a projectos de Cooperação para o Desenvolvimento actualmente abertos, no âmbito do programa de apoio à elaboração de projectos para ONGD portuguesas, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana e Fundação Portugal África, com o apoio do Camões-ICL. 
 

Agenda Pós-2015 em destaque na Revista da Plataforma

A Plataforma Portuguesa das ONGD divulgou a segunda edição da sua revista, desta vez dedicada à Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. A centralidade dos Direitos Humanos e a questão da segurança e da fragilidade na nova Agenda são alguns dos temas abordados nesta edição. Leia aqui a revista. 

 

América Latina: Mobilidade económica e a emergência da classe média

A América Latina, considerada uma região de rendimento médio, está a tornar-se numa região de classe média, como explica um relatório recentemente divulgado pelo Banco Mundial. O estudo explora a questão da mobilidade económica, geracional e intergeracional, de forma a compreender as dinâmicas que permitem escapar à pobreza. 
 

Maternidade na adolescência no Relatório sobre Situação da População Mundial 2013

Diariamente, cerca de 20 mil raparigas com menos de 18 anos dão à luz em Países em Desenvolvimento, e nove em cada 10 nascimentos ocorrem no seio de um casamento ou união. Estes são alguns dos dados preocupantes que justificam o destaque dado à questão da maternidade na adolescência no Relatório sobre a Situação da População Mundial, em 2013 (UNFPA). 

newsletter #23

CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL) investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2013 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp