Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

Diáspora Portuguesa em Angola (2002/2012): missão às Províncias de Cabinda, Benguela, Huíla e Huambo

O Projecto da Diáspora Portuguesa em Angola (2002/12), financiado pela Fundação Portugal Africa, foi dinamizado no terreno pela Profa. Maria Sousa Galito, investigadora do CESA/ISEG, em duas fases: 1ª - estudo piloto em Luanda (durante um mês e meio, entre 1 de Junho e 15 de Julho de 2013); 2ª - estudo alargado às províncias de Cabinda, Benguela, Huíla e Huambo (durante um mês, entre 30 de Outubro e 27 de Novembro de 2013). Ler mais… 
 

Prof. Luís Mah sobre o Futuro da Cooperação em programa da STP TV

O investigador do CEsA Luís Mah foi um dos convidados da televisão online santomense SPT TV, num programa dedicado ao futuro da cooperação. A mudança de paradigma do Desenvolvimento, bem como a emergência de novos doadores foram alguns dos temas abordados pelo painel que contou também com a participação do especialista em Relações Internacionais Jorge Queta. 

 

Prof. António Mendonça e Prof. Maria Sousa Galito em conferência em Angola

O Prof. António Mendonça, presidente do CEsA, e a investigadora Profa. Maria Sousa Galito participaram nas I Jornadas Científicas da Faculdade de Economia da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, no Lubango (Angola), no dia 21 de Novembro. 
 

Seminário com o doutorando Andes Chivangue no Centre Emile Durkheim em Bordéus

O investigador do CEsA Andes Chivangue dinamizou o seminário "Estado, Indústrias Extrativas e Desenvolvimento em Moçambique", a 12 de Dezembro, no Centre Emile Durkheim (Universidade de Bordéus). 
 

Investigador do CEsA publica artigo na Revista de Estudos Internacionais

Está acessível para consulta o artigo “Intervenções externas humanitárias: legitimidade e limites. O caso dos Estados ‘frágeis’, ‘falhados’ ou ‘colapsados’”, da autoria do investigador do CEsA Prof. Odair Varela, publicado na Revista de Estudos Internacionais. O artigo centra-se numa análise crítica de intervenções humanitárias no exterior, nomeadamente no Kosovo, Afeganistão, Iraque e, mais recentemente, Líbia e Mali. 
 

Janeiro 2014: Linhas de Financiamento
de Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento

Aceda aqui às linhas de financiamento a projectos de Cooperação para o Desenvolvimento actualmente abertos, no âmbito do programa de apoio à elaboração de projectos para ONGD portuguesas, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana e Fundação Portugal África, com o apoio do Camões-ICL. 
 

Comércio Mundial: as negociações de Doha terminaram em Bali?

Doze anos depois da primeira ronda de negociações, em Doha, 159 países membros da Organização Mundial do Comércio chegaram a um acordo, no passado dia 6 de Dezembro, naquela que foi a 9.ª ronda negocial. Bali acolheu ministros e outros representantes de diversos países a nível mundial que concordaram na criação de um pacote que facilitará e impulsionará o comércio mundial, com atenção redobrada para o acesso ao mercado por parte dos Países Menos Avançados. É considerado um momento histórico já que se trata do primeiro acordo global da OMC, desde a sua criação em 1995. Consulte aqui o documento final. Entretanto, o ECDPM já fez uma análise das implicações do “Pacote de Bali” para África. 
 

O verdadeiro custo do caju – reportagem interactiva

O jornal britânico The Guardian publicou uma reportagem interactiva sobre o custo real do caju. A indústria do caju está sob forte escrutínio, à medida que cada vez mais activistas reclamam por melhores condições de trabalho para os produtores e transformadores na base da cadeia de valor. Apesar de ser cultivado e transformado nas zonas mais pobres do mundo, o seu valor de mercado atinge preços muito elevados nos países desenvolvidos. 
 

As Relações UE-África de 2014 em diante

O European Think Tank Group reuniu em publicação as recomendações e conclusões de uma conferência sobre as relações entre o continente africano e a União Europeia a partir de 2014. A questão da governação e dos condicionalismos políticos, o sector privado africano, a segurança alimentar e o diálogo sobre os desafios à paz e à segurança foram os temas centrais em análise. Ler mais… 
 

Relatório da Cooperação para o Desenvolvimento em 2013 centrado na erradicação da pobreza

Actualmente, 1,2 mil milhões de pessoas vivem em situação de pobreza e a comunidade internacional continua longe de atingir os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio que tem como principal finalidade a erradicação da pobreza até 2015. É neste contexto que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico divulgou o Relatório sobre a Cooperação para o Desenvolvimento em 2013, dedicado à luta global contra a pobreza. Disponível em inglês e francês
 

Routledge: Acesso livre a artigos
sobre Direitos Humanos

Para celebrar o Dia Universal dos Direitos Humanos, celebrado a 10 de Dezembro, a Routledge disponibiliza gratuitamente um vasto leque de artigos sobre temas relacionados com Direitos Humanos. Ler mais… 

newsletter #24

CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL) investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2013 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp