Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.
---- below English version ---

SEMINÁRIOS CEsA/CSG 2016
Desde Fevereiro de 2016 que o CEsA, em parceria com o CSG, apresenta um conjunto de Seminários dedicados aos Estudos do Desenvolvimento. Nos meses de Fevereiro, Março e Abril, um vasto leque de investigadores nacionais e estrangeiros partilharam com os estudantes de Mestrado e de Doutoramento em Cooperação e Desenvolvimento a investigação mais recente realizada neste domínio.

XIII INTERNATIONAL COLLOQUIUM | ISEG-Ulisboa | 11-13 May 2016 | Post-2008 Global Dynamics & Structural Changes: Economic, Political and Eco-Societal Transitions
O CEsA, o CSG, a UECE, e o ISEG, em colaboração com a Universidade de Brasília, a World Academy of Art and Science e o World University Consortium, organizam de 11 a 13 de Maio de 2016 o XIII Colóquio Internacional, dedicado às dinâmicas globais e mudanças estruturais verificadas desde o início da recessão económica e financeira de 2008.

OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS | RESULTADOS DO 2º ANO DE RECOLHA DE DADOS NA GUINÉ-BISSAU
A 5 de Abril de 2016 foram apresentados numa sessão de trabalho os resultados do segundo ano de recolha de indicadores de Direitos Humanos na Guiné-Bissau, numa iniciativa promovida pelo Observatório dos Direitos (projeto com financiamento da União Europeia e da Cooperação Portuguesa) e conduzida pelo seu coordenador científico e investigador do CEsA/ISEG Prof. Carlos Sangreman e pelo coordenador nacional do projeto Dr. Luis Vaz Martins da Liga Guineense dos Direitos Humanos. O evento contou com a participação de cerca de 40 pessoas oriundas de várias instituições públicas e de organizações da sociedade civil guineense, e de organizações internacionais como a União Europeia e a UNICEF. Segundo o Prof. Carlos Sangreman, neste segundo ano de atividade do Observatório dos Direitos, consolidou-se o método de recolha e controlo da informação, alargaram-se as áreas de intervenção, o que permitiu a inclusão de novos indicadores sobre os meios de subsistência (alimentação) e o saneamento, e tornou a amostra de localidades inquiridas mais significativa estatisticamente.

NOVO WORKING PAPER CEsA/CSG ENVIRONMENTAL SAFEGUARD AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT: AN INSIGHT INTO PAYMENTS FOR ECOSYSTEM SERVICES, DE DARIO BELLUOMINI
O Working Paper CEsA/CSG n.º 140 é uma reflexão, da autoria do investigador Dario Belluomini, sobre os Pagamentos por Serviços Ambientes (PSA), ou seja, um dos instrumentos mais inovadores no âmbito das políticas ambientais. Através de exemplos práticos, em contextos muito diferentes – desde países desenvolvidos a países em desenvolvimento – o investigador demonstra a complexidade deste instrumento e a sua utilidade para a proteção do meio-ambiente nos próximos anos.

DIVULGADA REVISTA SINERGIAS Nº3 | EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E CIDADANIA GLOBAL
Está disponível a terceira edição da revista científica Sinergias, dedicada ao tema «Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global». Este número conta com a participação do investigador do CEsA Prof. Luís Mah (em co-autoria com Sara Dias e Dalila Teixeira), sobre Juventudes Partidárias Portuguesas & Cidadania Global.

INVESTIGAÇÃO E PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL DA AUTORIA DO PROF. CARLOS BARROS
No âmbito do projeto Estudos Aplicados Avançados em Desenvolvimento, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o Prof. Carlos Barros publicou este ano já diversos papers sobre África, Ásia e América Latina. A lista de publicações pode ser consulta aqui.

AÇÃO DE FORMAÇÃO | COMUNICAÇÃO E JORNALISMO PARA O DESENVOLVIMENTO
A 30 de Abril de 2016 decorre na Escola Superior de Educação de Coimbra, a ação de formação dedicada ao tema «Comunicação e Jornalismo para o Desenvolvimento», que tem como objetivo analisar de forma crítica o que é o “jornalismo e a comunicação para o desenvolvimento”. Esta formação inclui a apresentação das principais conclusões do estudo «O Desenvolvimento nos Media – visões e perceções de jornalistas e profissionais da área do Desenvolvimento», desenvolvido em parceria com o CEsA, CEIS20, ACEP e Coolpolitics, que se debruça sobre as pontes possíveis entre os agentes das organizações e entidades da área do Desenvolvimento (desde ONGD, serviços públicos, fundações, etc.), e os jornalistas, mais concretamente, sobre as proximidades e as diferenças entre "os mundos" da Comunicação, do Jornalismo e do Desenvolvimento; os desafios que se colocam a uma comunicação das questões do Desenvolvimento; estudo de casos e análise de novas práticas; discussão sobre princípios éticos comuns entre jornalistas e ONGD.

CONFÉRENCE CHAIRE JACQUES LECLERQ | BRUXELAS
A 14 de Abril de 2016 decorreu o Seminário Internacional Mobilités Depuis L’archipel du Cap-Vert: aller au-delá de la question migratoire, enquadrado na Conferência Chaire Jacques Leclercq, em Louvain-la-Neuve, Bruxelas. Este seminário incluiu no seu painel de oradores a investigadora do CEsA a Prof. Iolanda Évora, com a comunicação intitulada: «L’ambition épistemoloqique. Mobilités, migrations, diaspora, et la construction de nouvelles catégories dans le camps migratoire capverdien».

EXPRESSO WEEKLY NEWSLETTER | ÍNDIA, CAMBOJA E MYANMAR: OS TRÊS TIGRES DO CRESCIMENTO NOS PRÓXIMOS ANOS NA ÁSIA
Segundo as previsões do Asian Development Outlook 2016 que o Banco de Desenvolvimento Asiático divulgou no Seminário de 6 de Abril de 2016 no ISEG (Lisboa), o crescimento da Ásia vai continuar abaixo de 6% este ano e no próximo. Estas previsões são inclusivamente inferiores às do World Economic Outlook e do FMI, que apontam para um ligeiro crescimento acima dos 6% em 2016 e 2017 das economias asiáticas emergentes e em desenvolvimento. Para o economista-chefe-adjunto do banco que liderou o Seminário, o chinês Juzhong Zhuang, a Ásia “vai continuar a ser a região do mundo de maior crescimento” e esse aspeto é a questão essencial, sendo que com um crescimento anual superior a 7% estão o Myanmar, a Índia, que é já a nona economia do mundo, e o Camboja.

MECANISMO | CONSULTE AS LINHAS DE FINANCIAMENTO DISPONÍVEIS
O CEsA dinamiza um mecanismo de pesquisa de financiamento internacional dirigido especialmente a ONGD portuguesas. O «Mecanismo» é promovido por quatro fundações portuguesas: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e Fundação Portugal África, com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. Consulte as linhas de financiamento atualmente em curso. 

WORLD BANK RESEARCH | QUESTÕES SOBRE A CULTURA E O DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO
O Policy Research Talks é um evento mensal que visa divulgar os resultados da investigação do World Bank Research. O evento de Março de 2016 foi dedicado à Behavioral Economy, com destaque para a importância do contexto e da cultura na formação da tomada de decisões. Desse ponto de vista, o progresso do desenvolvimento depende não-somente de incentivos, mas também das mentalidades. A economista Karla Hoff, que co-liderou o 2015 World Development Report on Mind, Society, and Behavior, apresenta as suas descobertas, demonstrando que uma compreensão mais realista das escolhas e dos comportamentos pode contribuir diretamente para um desenvolvimento económico mais eficaz.

OBSERVATÓRIO DA EMIGRAÇÃO | PORTUGUESE EMIGRATION FACTBOOK 2015
O Observatório da Emigração publica o Portuguese Emigration Factbook 2015. Esta edição fornece um foco sobre os dados dos censos entre 2000/01 e 2010/11, respeitantes às características sociodemográficas das populações portuguesas emigrantes nos países de destino da OCDE. Em concreto, disponibiliza dados agregados e comparativos sobre a emigração portuguesa e global, informação detalhada sobre os países de destino, reúne as principais informações relacionadas com as remessas recebidas em Portugal e enviadas de Portugal, sendo uma ótima base de dados para o apoio a trabalhos de licenciatura e teses de mestrado sobre temas relacionados com a temática das migrações.
 
 

English version

_CEsA / CSG Seminars 2016
Read more...

_XIII INTERNATIONAL COLLOQUIUM | ISEG-Ulisboa | 11-13 May 2016 | Post-2008 Global Dynamics & Structural Changes: Economic, Political and Eco-Societal Transitions
Read more...

_ OBSERVATORY OF RIGHTS | 2ND YEAR RESULTS COLLECTING DATA IN GUINEA-BISSAU
Read more...

_ NEW WORKING PAPER CEsA/CSG ENVIRONMENTAL SAFEGUARD AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT: AN INSIGHT INTO PAYMENTS FOR ECOSYSTEM SERVICES, BY DARIO BELLUOMINI
Read more...

_ PUBLISHED JOURNAL SYNERGY Nr. 3 | EDUCATION DEVELOPMENT AND GLOBAL CITIZENSHIP
Read more...

_ RESEARCH AND INTERNATIONAL PUBLICATIONS BY PROF. CARLOS BARROS
Read more....

_WORKSHOP | COMMUNICATION AND JOURNALISM DEVELOPMENT
Read more...

_ CONFÉRENCE CHAIRE JACQUES LECLERCQ | BRUSSELS
Read more...

_ EXPRESS WEEKLY NEWSLETTER | INDIA, MYANMAR AND CAMBODIA: THE THREE “TIGERS” OF GROWTH IN NEXT YEARS IN ASIA
Read more...

_ MECHANISM | CONSULT THE AVAILABLE FUNDING LINES
Read more...

_ WORLD BANK RESEARCH | QUESTIONS ON CULTURE AND ECONOMIC DEVELOPMENT
Read more...
 
_ EMIGRATION OBSERVATORY | PORTUGUESE EMIGRATION FACTBOOK 2015
Read more...
 
 

newsletter #38

CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL) investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia e integra o centro de investigação Ciências Sociais e Gestão (CSG) do ISEG.



O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2016 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp