Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

[English summary below]


Development Studies 2015




O Programa de Development Studies do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) procura aprofundar os conhecimentos dos estudos de Desenvolvimento numa perspetiva multidisciplinar, transmitidos no âmbito do seu Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI) e do Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento (DED). Consulte a página oficial dos Estudos de Desenvolvimento e fique a conhecer as actividades em curso, desde os Seminários CEsA/CSG, às Spring School e Summer School 2015, com investigadores convidados nacionais e internacionais. 

 

Seminários em Estudos
de Desenvolvimento

Seminários CEsA/CSG. Está a decorrer a edição de 2015 dos Seminários CEsA, desta vez numa organização conjunta com o novo Centro em Ciências Sociais e Gestão do Instituto Superior de Economia e Gestão (CSG/ISEG). No site do CEsA está disponível a gravação das primeiras sessões dos Seminários. Esta semana o ISEG acolhe a sessão “Reconstrução Pós-Guerra e Construção do Estado: O Modelo de Desenvolvimento Angolano, 2002-2014”, com o Prof. Ricardo Soares de Oliveira, da Universidade de Oxford.

PhD Program Seminars. Em parceria com o Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento, realiza-se um conjunto de seminários especialmente dirigidos a estudos das áreas da Cooperação Internacional e do Desenvolvimento. Neste âmbio, o ISEG acolhe na segunda e terça-feirafeira (9 e 10 de Março) um seminário sobre os Marcos Históricos da Realidade Portuguesa, conduzida pelo Prof. Nuno Valério (GHES/ISEG).

Consulte o Programa de Seminários

 

Spring School 2015: Seminar in Development Studies














Em Abril, o CEsA, em parceria com o Departamento de Economia do ISEG, organiza duas sessões da Spring School dedicada aos Estudos de Desenvolvimento: nos dias 10 e 11 de Abril, "The Politics of Global Agrarian Transformations", com o Prof. Jun Borras (do nternational Institute of Social Studies, em Haia), e de 16 a 18 de Abril, "Paths of Regional Change and Development", com o Prof. Mário Vale (do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da ULisboa).
_ Inscrições online

 

CEsA convida Dr. Kazem Sajjadpour para sessão inaugural do Programa sobre o Médio Oriente / Ásia Ocidental no século XXI

O CEsA tem um novo programa dedicado aos desafios actuais do Médio Oriente/Ásia Ocidental no século XXI, pretendendo desta forma oferecer aos decisores políticos, empresas e media do mundo de língua portuguesa um debate e reflexão informada sobre a complexidade das questões políticas, económicas e sociais mais importantes e contemporâneas que afectam a região. A sessão inaugural do programa foi dedicada ao Irão e a sua relação com a globalização, a segurança e o desenvolvimento e contou com a participação do Dr. Kazem Sajjadpour, Conselheiro de Assuntos Estratégicos do Ministro de Negócios Estrangeiros da República Islâmica do Irão (na foto). A gravação áudio está disponível aqui.

 

Novo Working Paper CEsA: As Convenções de Yaoundé e de Lomé como Primeiros Acordos de Cooperação entre os Continentes Europeu e Africano, por Raquel Faria

O segundo working paper CEsA de 2015, da autoria da investigadora Raquel Faria, analisa os dois primeiros acordos de cooperação entre a Europa e África – as Convenções de Yaoundé (1963 e 1969) e de Lomé (1975 e 1979, 1984, 1989 e 1995). Estes acordos de cooperação, com durabilidade entre os dois e os cinco anos, atribuíram especial importância às relações comerciais, à ajuda ao desenvolvimento, ao sector agrícola e industrial, ao ambiente, à demografia e aos direitos humanos, para citar alguns exemplos.
 

Novo Livro CEsA: Os Actores Não-Governamentais na Avaliação – Exemplos práticos em Moçambique e Guiné-Bissau

O CEsA editou recentemente o livro “Os Actores Não Governamentais na Avaliação – Exemplos práticos em Moçambique e Guiné-Bissau”, que resultou da concessão de duas bolsas de estudo a estudantes do Mestrado em Cooperação Internacional, pela Fundação Calouste Gulbenkian, que viabilizaram a realização de avaliações de meio percurso de projectos desenvolvidos por ONGD portuguesas em Moçambique e na Guiné-Bissau. Coordenada pelo Prof. Carlos Sangreman, a obra integra ainda dois artigos sobre o papel da avaliação de projectos de desenvolvimento no processo de aprendizagem e de construção de memória institucional das ONGD e sobre o papel das fundações na cooperação para o desenvolvimento.
 
Mecanismo: consulte as linhas de financiamento internacional disponíveis
Consulte no blogue do mecanismo as linhas de financiamento actualmente em curso, dirigidas a ONG portuguesas. 
 

[English version]

_ Development Studies Program
Read more…

_ Spring School CEsA
_ CEsA New Program on Middle East and Western Asia in the XXI century
Read More...

_ Working Paper CEsA on Yaoundé and Lomé Conventions
Read more...

_ New Book on Development Programs Evaluation - case studies in Mozambique and Guinea-Bissau

_ Funding opportunities for NGDOs - a CEsA blog
Read More...

newsletter #31

CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL) investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2015 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp