Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

Seminários CEsA 2013: o Desenvolvimento e a Cooperação Internacional em análise

As migrações internas, urbanização e saúde em Angola” (Prof. Carlos Lopes) é o tema inaugural da edição de 2013 dos Seminários CEsA que têm início a 21 de Fevereiro no ISEG, às 18 horas. Até final de Maio, 12 investigadores irão abordar temas tão diversificados como o crescimento económico em África, os modelos emergentes, as actuais perspectivas políticas e de segurança no continente africano ou as migrações Sul-Sul e o Desenvolvimento. As sessões acontecem sempre às 18 horas, na Sala 108 (edifício Francesinhas/ISEG), com entrada livre. Consulte aqui o programa completo.


Projectos FCT: aprovado um projecto CEsA sobre Nação e Narrativa Pós-Coloniais

A Fundação para a Ciência e Tecnologia aprovou o projecto CEsA “Narrativas Escritas e Visuais da Nação Pós-Colonial”, tendo obtido a classificação de “Excepcional”. No âmbito deste projecto, coordenado pela Prof. Ana Mafalda Leite, será produzido um conjunto de ensaios sobre as representações da nação na narrativa literária e fílmica em Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau. Ler mais... 


Questionário sobre Valores na Cooperação Internacional Portuguesa

No âmbito do projecto CEsA “Clusters da Cooperação Portuguesa”, coordenado pelo Prof. Carlos Sangreman, com uma composta por membros do CEsA/ISEG e CEA/ISCTE, e da tese de doutoramento em curso na Universidade de Coimbra da mestre Raquel Faria, foi lançado um questionário sobre os valores na Cooperação Internacional Portuguesa. O objectivo do inquérito é o de elencar a importância dos valores da Cooperação enquanto princípios orientadores que são ou que deveriam ser considerados para a acção individual e colectiva na Cooperação Portuguesa. Aceda aqui ao questionário.

Livro sobre Diáspora da Guiné-Bissau em Portugal e França já disponível em edição francesa

Já está disponível para consulta a versão em francês do livro elaborado como resultado do projeto “Avaliação do Potencial de Desenvolvimento da Diáspora da Guiné-Bissau em Portugal e França” que traça o perfil da diáspora da Guiné-Bissau em Portugal e França e analisa o contributo das comunidades da diáspora para o desenvolvimento do país de origem. Este livro representa o culminar do projecto “Estudo diagnóstico da diáspora guineense em Portugal e França”, financiado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), editado em português e em francês.

Plataforma Portuguesa das ONGD lança revista digital e renova imagem

A Plataforma Portuguesa das ONGD entrou em 2013 com uma imagem renovada dos diversos suportes de comunicação – site, newsletter, publicações. A acompanhar esta mudança, lançou o número zero da Revista da Plataforma Portuguesa das ONGD, uma publicação quadrimestral que pretende acompanhar o debate feito em Portugal e a nível internacional na área do Desenvolvimento. A primeira edição é dedicada ao futuro da Cooperação Portuguesa e conta com o contributo do investigador do CEsA Prof. Carlos Sangreman, entre outros investigadores, eurodeputados, membros da sociedade civil.

Alexandre Abreu em entrevista à Antena 1

O investigador do CEsA Prof. Alexandre Abreu foi convidado pela Antena 1 para analisar um relatório recentemente divulgado pelo Banco Mundial que apresenta perspectivas de crescimento económico na África subsariana. Ouça aqui a entrevista.

Investigador do CEsA visita Coreia do Sul a convite de think tank sul-coreano

Luís Mah deslocou-se, durante o mês de Janeiro, a Seul a convite do reputado think tank sul-coreano KIEP. No KIEP, Luís Mah colaborou com o Dr. Park Young Ho, do Centro de Investigação sobre Economias Emergentes, num documento de trabalho sobre as possibilidades de parcerias entre empresas portuguesas e sul-coreanas para investimentos conjuntos no continente africano, em particular nos países de língua portuguesa. 

newsletter #14

CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2013 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp