Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

[English summary below]


Prof. Daniel Bach na Conferência Inaugural do Programa em Estudos de Desenvolvimento

“A World of Regionalisms: Lessons from Africa” é o título da comunicação do Prof. Daniel Bach (do Centre Émile Durkheim, em Bordéus) que é o convidado da conferência inaugural do Programa em Estudos de Desenvolvimento, organizado pelo Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional e o Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento do ISEG. A sessão acontece no próximo dia 8 de Outubro, pelas 18 horas, no Auditório 2 (ed. Quelhas, ISEG). 

 

Nova série dos CEsA Brief Papers - Um renovado instrumento de Divulgação Científica

"O Acesso à água e ao saneamento nos países em desenvolvimento - a União Europeia, as ONGDs e o caso de Bafatá na Guiné-Bissau", da autoria de Davide Gentili, é o primeiro brief paper da nova série que tem o intuito de divulgar a produção científica, em particular dos estudantes do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional e do Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento, do ISEG/ULisboa. 

 

Prof. João Estêvão lança livro História da Moeda em Cabo Verde

O livro História da Moeda em Cabo Verde – Do início do povoamento à actualidade foi apresentado a 10 de Setembro, na cidade da Praia, em Cabo Verde. A obra, da autoria do investigador do CEsA João Estêvão, resulta de um projecto homónimo desenvolvido no CEsA ao longo dos últimos três anos e financiado pelo Banco de Cabo Verde. O lançamento foi realizado no quadro das comemorações do 40.º aniversário da fundação do Banco, numa sessão que também incluiu a apresentação da última série de notas emitidas pela instituição. A sessão foi presidida pelo Governador do Banco e contou com um diálogo sobre o livro, participado pelo autor e pelo historiador Prof. António Correia e Silva, actual Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde. 

 

Prof. Carlos Sangreman e Doutora Raquel Faria no 3.º Encontro “Conhecimento e Cooperação”

O INA organizou este mês o 3.º Encontro “Conhecimento e Cooperação”, que juntou na Torre do Tombo investigadores e profissionais que trabalham questões relacionadas com o Desenvolvimento. Os investigadores do CEsA Prof. Carlos Sangreman e doutora Raquel Faria apresentaram uma comunicação sobre a “Análise estrutural da Cooperação Portuguesa: passado, presente e futuro”. A Casa dos Direitos, uma iniciativa de organizações da sociedade civil na Guiné-Bissau com a qual o CEsA tem colaborado, foi também apresentada por representantes de duas organizações promotoras da iniciativa – Fátima Proença, da ACEP, e Luís Vaz Martins, da LGDH. 

 

A Coreia Contemporânea e Global no Museu do Oriente, pelo Prof. Luís Mah

Aos sábados, de 17 de Outubro a 21 de Novembro, o Museu do Oriente acolhe um curso sobre a Coreia do Sul “contemporânea e global”, proferido pelo Prof. Luís Mah, investigador no CEsA. Este curso procurará debater e reflectir sobre a dinâmica actual da Coreia do Sul à luz das transformações sociais, políticas e económicas no país desde o final da guerra civil em 1953. O curso, organizado em parceria com o Instituto de Estudo Orientais e a Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada (Faculdade de Ciências Humanas - Universidade Católica Portuguesa), custa 70 euros e as inscrições estão abertas no site do Museu do Oriente

 

Prof. João Peixoto eleito coordenador
do CSG

O Prof. João Peixoto foi eleito coordenador do centro de investigação em Ciências Sociais e Gestão (CSG) do ISEG, na última assembleia geral que se realizou a 23 de Setembro. O CSG é o novo consórcio de investigação que reúne o CEsA, o ADVANCE, o GHES e o SOCIUS. Conheça mais no site oficial do Centro
 

 

Bolsas Gulbenkian de apoio à investigação para estudantes de doutoramento dos PALOP

Até 30 de Setembro, está aberto o período para apresentação de candidaturas a bolsas de apoio à investigação destinadas a estudantes de doutoramento dos países africanos de língua portuguesa. Trata-se de uma bolsa concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian para estudantes que se encontram a frequentar o doutoramento em Universidades estrangeiras.

 

Moçambique livre de minas terrestres – um mapa interactivo

O The Guardian publicou um mapa interactivo do processo de desminagem em Moçambique, numa altura em que o país assinala a remoção dos últimos engenhos. No total, foram removidas 171 mil minas terrestres, ao longo de duas décadas, que haviam sido colocadas um pouco por todo o país durante a guerra pela independência, nos anos 60, e na guerra civil que se seguiu.

 

A nova agenda de desenvolvimento global para os próximos 15 anos

São 17 os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados no passado dia 25 de Setembro nas Nações Unidas e que irão definir a agenda de desenvolvimento global dos Estados membros das Nações Unidas para os próximos 15 anos. A sua universalidade, bem como a preocupação em integrar numa mesma agenda as três dimensões do desenvolvimento – social, económico, ambiental – são algumas das marcas distintivas relativamente aos oito famosos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), que orientaram os progressos de desenvolvimento nos países mais pobres do mundo nos últimos 15 anos. Leia mais no site oficial da ONU

 

Relatório OCDE 2015 destaca o papel das parcerias para o Desenvolvimento

“Fazer coligações eficazes para a acção” foi o título escolhido para o relatório de 2015 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Em mais de 300 páginas, a organização defende que as parcerias e as coligações são fundamentais para que o Desenvolvimento internacional seja verdadeiramente eficaz. O contributo do sector privado e os mecanismos de prestação de contas são alguns dos temas abordados no documento. 

 

Development Initiatives: o desafio de acabar com a pobreza nos próximos 15 anos

Os ODM, que terminaram este ano, tinham como horizonte reduzir para metade a pobreza a nível global. Agora a nova agenda de desenvolvimento é muito mais ambiciosa: erradicar a pobreza até 2030. Um novo relatório divulgado pela Development Initiatives faz um balanço dos últimos 15 anos e conclui que a pobreza aumentou na África subsariana entre 1990 e 2010 e que a proporção de pessoas a viver em extrema pobreza nos Estados em situação de fragilidade aumentou dos 20% em 1990 para os 62% em 2015. 

 
Mecanismo: consulte as linhas de financiamento internacional disponíveis
Consulte no blogue do mecanismo as linhas de financiamento actualmente em curso, dirigidas a ONG portuguesas. 
 

[English version]

_ Opening lecture of Development Studies Programme at ISEG, with Prof. Daniel Bach
Read more…
 
_ CEsA Brief Papers – new issue
Read more…
 
_ Prof. João Estêvão releases book on Cape Verdian Currency History
Read more…
 
_ Prof. Carlos Sangreman and PhD researcher Raquel Faria in 3rd Meeting “Knowledge and Cooperation”
Read more…
 
_ New course The Contemporary and Global Korea at Museu do Oriente, by Prof. Luís Mah
Read more…

_ Prof. João Peixoto elected CSG coordinator
Read more...

_ Gulbenkian research fellowships to PhD students from Portuguese-speaking African Countries
Read more…
 
_ Mozambique cleared of landmines
Read more…
 
_ The new global development agenda for the next 15 years
Read more…
 
_ OECD Development Cooperation Report 2015 on partnerships for development
Read more…
 
_ Development Initiatives: new report on Investimens to End Poverty 2015
Read more…

_ Mechanism: funding opportunities to Portuguese NGOs
Read more...

newsletter #34

CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL) investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia e integra o centro de investigação Ciências Sociais e Gestão (CSG) do ISEG.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2015 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp