Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

Call for Paper
In Progress 2
, o Seminário de Ciências Sociais e Desenvolvimento em África

Está aberto, até 31 de Julho de 2013, o período para submissão de propostas de comunicações para a 2.ª edição do Seminário de Ciências Sociais e Desenvolvimento em África – in progress organizado pelas Prof. Iolanda Évora (CEsA/ISEG-UTL) e Sónia Frias (CEsA/ISEG-UTL e ISCSP). Especialmente dirigido a estudantes de mestrado e doutoramento, o in progress é um espaço de reflexão dos estudos sociais sobre a África contemporânea e o seu Desenvolvimento. Da edição de 2012 resultou o e-book que está disponível na íntegra no site do CEsA.
 

Seminários CEsA 2013:
três sessões em Março

A edição de 2013 dos Seminários CEsA prossegue em Março com três sessões nos dias 7, 14 e 21 de Março:
 _ 7 de Março: Understanding Economic Change. Beyond the Transition Paradigm: Investigating Regime Legitimacy, com Prof. Caroline Dufy (Centre Émile Durkheim/Univ. Bordéus);
_ 14 de Março: Modelos Emergentes de Cooperação em Saúde Global, com Prof. Ricardo Pereira (CES/Coimbra);
_ 21 de Março: Penetração do Capital Mineiro e Reprodução da Pobreza, com Prof. João Mosca (Univ. Politécnica de Moçambique e CEsA/ISEG).
As sessões acontecem sempre às quintas-feiras, pelas 18 horas, na Sala 108 (edifício Francesinhas/ISEG), com entrada livre. Consulte aqui o programa completo. Aceda aos documentos de apoio das sessões já apresentadas.

Março 2013: Linhas de Financiamento de Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento

O CEsA divulga mensalmente as linhas de financiamento a projectos de Cooperação para o Desenvolvimento, no âmbito do programa de apoio à elaboração de projectos para ONGD portuguesas, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana e Fundação Portugal África e com o apoio do Camões-ICL.

O envolvimento da UE nas negociações
sobre a agenda pós-2015

O Danish Institute for International Studies divulgou um documento onde explora o papel da União Europeia (UE) nas negociações para a nova agenda de Desenvolvimento pós-2015. Como base da discussão sobre o enquadramento pós-2015, o documento começa por analisar o processo de concepção e aplicação dos actuais Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e explora, por fim, as diversas posições que começam a ganhar forma entre os membros da OCDE, da UE, dos países do Sul e do G77, e ainda da sociedade civil a nível global. Ler mais...

Human Rights Watch divulga relatório anual
sobre situação dos direitos humanos

O 23.º Relatório Anual da Human Rights Watch analisa a situação dos Direitos Humanos em mais de 90 países e territórios a nível global, resultado de uma recolha exaustiva levada a cabo durante 2012, pelos membros da organização em parceria com activistas dos Direitos Humanos dos países e territórios analisados. O tema em destaque continua a ser a Primavera Árabe, com especial atenção para os novos Governos que têm um papel decisivo a desempenhar na promoção dos Direitos Humanos no período de transição para a democracia pós-autoritária.

newsletter #15

CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2013 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp