Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

[English summary below]

 


O CEsA assinala o fim da edição de 2016 dos Development Studies do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) com a apresentação dos dois últimos seminários intitulados Introduction to Efficiency Analysis in R Statistical Package, de Peter Wanke e How Rich Countries Got Rich...And Why Poor Countries Got Poor, de Erik Reinert. Em Setembro será retomada a preparação da edição de 2017, que promete continuar a apresentar convidados (as) conceituados, a nível nacional e internacional, da área dos Estudos do Desenvolvimento. O programa será divulgado em finais de Janeiro de 2017.

Os materiais resultantes dos seminários podem ser consultados
aqui.
Novo Working-Paper CEsA/CSG | "Juventudes Partidárias Portuguesas: Que Visão sobre o Desenvolvimento Global?", de Maria Inês SANTOS, Sara Peres DIAS e Luís MAH

O WP 144, da autoria de Maria Inês SANTOS, Sara Peres DIAS e Luís MAH (Junho, 2016), configura uma análise sobre o conhecimento que demonstram os (as) jovens portugueses (as) relativamente às temáticas Globais e aos paradigmas que se vêm tornando dominantes na última década, com o objectivo de aferir o grau de participação e mobilização dos (as) jovens portugueses (as) para as temáticas da Cooperação Internacional, o seu papel enquanto Agentes na mobilização e na advocacia junto dos (as) nossos (as) decisores (as) políticos (as).

Aceder ao WP aqui.
Aceder às publicações do CEsA aqui.
Lançado 2º Livro de indicadores sobre Direitos Humanos na Guiné-Bissau, da autoria do Prof. Carlos Sangreman, intitulado "Observando Direitos na Guiné-Bissau" 

O Observatório dos Direitos da Guiné-Bissau apresentou no passado dia 12 de julho de 2016, na Casa dos Direitos, em sessão pública, Livro intitulado “Observando Direitos na Guiné-Bissau – educação, saúde, habitação, água, energia, saneamento, justiça e meios de subsistência”, do Prof. Carlos Sangreman (CEsA/CSG). O livro consiste numa análise global por temas de Direitos Humanos realizada em 2015 que se oferece como contributo para uma cultura dos Direitos Humanos na Guiné-Bissau.
Brevemente disponível a versão e-book no site CEsA para consulta e download.

Aceder à sinopse completa e à reportagem do evento aqui.
CEsA esteve presente na assinatura do Protocolo entre a FCT e a Rede Aga Khan para Cooperação Científica e Tecnológica com África Lusófona

No passado dia 5 de Julho, o CEsA, representado pela Profª Joana Pereira Leite, esteve presente na sessão de assinatura do Protocolo de Cooperação da FCT com a Rede Aga Khan para cooperação científica e tecnológica nas áreas de investigação relacionadas com a qualidade de vida em sociedades em desenvolvimento, mais concretamente: segurança alimentar, biodiversidade, desenvolvimento infantil, sistemas sustentáveis de energia e desenvolvimento urbano, redução da pobreza, reinstalação de migrantes, sociedade civil e pluralismo.

Aceder ao texto completo aqui.
Ao longo do mês de julho foi partilhado mais um conjunto seleccionado de publicações no domínio dos Estudos de Desenvolvimento

Analogamente ao mês anterior, em julho partilhou-se mais uma série de publicações consideradas relevantes no domínio do Estudos do Desenvolvimento. Esta lista consubstancia uma base de apoio informal à investigação na área. Para além das publicações apresentadas acolhem-se as sugestões dirigidas directamente ao CEsA (comunicacao@cesa.iseg.utl.pt) por parte de alunos, investigadores e professores, seja de brief-papers, working-papers e artigos em geral a publicar ou já publicados  em revistas científicas e imprensa especializada (nesse caso apenas para divulgação).

- A OCDE disponibiliza banco digital de working-papers sobre o tema da Produtividade e Desenvolvimento (2016)









Os WP da OCDE sobre Produtividade estão associados ao Fórum Global de Produtividade que é contexto de intercâmbio de conhecimento e de Cooperação Internacional entre os organismos públicos com responsabilidade na promoção de políticas de melhoria de produtividade. O Fórum estende a acção da OCDE, através do fomento de um fluxo bem-priorizado e coerente de investigação complementar com o intuito de servir as necessidades dos que se dispõem em torno da pesquisa política e respectivos drivers da Produtividade e do Desenvolvimento.

Aceder a mais informação aqui.


-  OIM publica Relatório de Retorno Voluntário de Migrantes (2016)

De acordo com o Relatório Anual em matéria de retorno voluntário assistido, publicado recentemente pela OIM (Organização Internacional para as Migrações), cerca de 69.500 migrantes correspondendo a 156 países de origem, foram apoiados por Programas de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração em 2015.




Aceder à sinopse completa aqui


-  OCDE lança Instrumento para Análise das Realidades das Economias em Desenvolvimento (2016)

A OCDE lançou o Multi-dimensional Country Reviews (MDCR), uma ferramenta para adaptar o expertise da OCDE à realidade dos países em desenvolvimento.






Aceder à sinopse completa aqui


-  UNICEF divulga Relatório sobre desigualdades extremas que ameaçam as crianças mais desfavorecidas (2016)
 

De acordo com o relatório da UNICEF agora divulgado, sobre as crescentes desigualdades que ameaçam as crianças mais desfavorecidas, cerca de 69 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade podem morrer de causas que poderiam ser evitadas, 167 milhões de crianças vivem na extrema pobreza, e 750 milhões de mulheres-criança casarão até 2030.

Aceder à sinopse completa aqui
Conferências e chamadas para artigos

Neste link pode ser consultada lista sempre actualizada de Conferências e Calls for Papers na área dos Estudos do Desenvolvimento.
Eventos próximos:


- Celebração do Dia da Mulher Africana


O CEsA une-se à celebração do Dia da Mulher Africana a 31 de Julho de 2016, que assinala a Conferência das Mulheres Africanas, em Dar-es-Salam, Tanzânia, em 1962. Nunca é demais relembrar a sua luta diária pelos direitos de igualdade e reforçar o seu papel na reconstrução da sociedade africana, não só junto da sua família como no plano profissional.


- IDEA RePEc Archive: base de dados bibliográfica em Economia e Estudos do Desenvolvimento

Brevemente, será disponibilizado no site do CEsA acesso directo à base de dados bibliográfica de escopo internacional dedicada à Economia e ao Desenvolvimento, com acesso livre dos working-papers produzidos no âmbito do CEsA/CSG.
A dinamização deste recurso permitirá difundir a ampliar internacionalmente a produção científica realizada no âmbito do CEsA/CSG, dos seus membros agregados e colaboradores (investigadores, mestrandos, doutorandos, professores) servindo igualmente como indicador dessa produção.
O pedido de submissão de artigos deve ser endereçado a comunicacao@cesa.iseg.utl.pt.  

 
_Kapuscinski Development Lectures 2016
Na rentrée do novo ano lectivo, a 23 de Setembro de 2016, o CEsA/CSG organiza o evento Kapuscinski Development Lectures.


_Período de Férias
O CEsA informa que durante o mês de Agosto o secretariado funcionará de forma alternada. A gestão de projectos estará encerrada na primeira quinzena e o gabinete de comunicação na segunda quinzena.
O CEsA aproveita para desejar a todos os seus  membros e subscritores (as) umas excelentes férias.

[English version]

_ Development Studies Program JUN/2016
The materials released from the Seminars are available here.

 
_ New CEsA/CSG Working-Paper
"Juventudes Partidárias Portuguesas: Que Visão do Desenvolvimento Global?", by Maria Inês SANTOS, Sara Peres DIAS & Luís MAH

Read more...


_ Released 2nd Book of indicators of Human Rights in Guinea-Bissau entitled "Observing rights in Guinea-Bissau" authored by Prof. Carlos Sangremen

Read more...


_CEsA attended the signing of the Protocol between the FCT and the Aga Khan Network for Scientific and Technological Cooperation

Read more...


_In the month of July it was shared another set of selected publications in the Development Studies research domain

Read more...


_ Conferences and calls for papers permanently updated here.



Upcoming events: 


_African Women's Day Celebration: 31st of July 31 of 2016

_ Soon, will be released the direct access to IDEA RePEc Archive: bibliographic database in Economics and Development Studies in CEsA website.

_CEsA organizes the Kapuscinski Development Lectures: 23rd of September of 2016

_Holidays: The CEsA informs that during the month of August, the secretariat will work alternately. Project management will be closed in the first half and the communication office in the second half. CEsA wishes to all its members and subscribers good holidays.

 

newsletter #41

CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL) investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Conferências/calls abertas
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © All rights reserved. CEsA/2016

A nossa morada postal é:
CEsA-ISEG/ULisboa
Rua Miguel
Lupi, 20
1249-078 Lisboa
Portugal

Email contacts:
comunicacao@cesa.iseg.utl.pt
soniapina@cesa.iseg.ulisboa.pt