Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.
Jornadas de Estudo

CEsA organiza conferência sobre os Ismailis do Espaço Lusófono

Nos próximos dias 30 de Junho e 1 de Julho, o CEsA – Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento e o CEMAF - Centre d'Études des Mondes Africains da Universidade de Paris I irão organizar jornadas de estudo sobre identidades em migração no espaço lusófono, particularmente o caso dos “Ismailis no Espaço Lusófono”. A iniciativa, organizada pela Prof. Doutora Joana Pereira Leite (CEsA/ISEG) e a Prof. Doutora Nicole Khouri (CEMAF/U. Paris I), tem como objectivo apresentar os resultados do projecto de investigação “A Construção das Identidades Lusófonas: o Caso dos Ismailis de Moçambique (1950-1974)”, iniciado em 2007 e que conta com financiamento da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. No dia 30 de Junho, a sessão começa às 9h30 com uma breve apresentação do projecto e termina às 18h35. No segundo dia ocupará apenas a parte da manhã, das 10 horas às 12h30. Ambas as sessões terão lugar no Auditório 2 do ISEG (Rua do Quelhas 6, Lisboa), com entrada livre. Para consultar o programa completo, clique aqui.


Investigadores do CEsA participam
na 4.ª Conferência Europeia
de Estudos Africanos

Os investigadores do CEsA Doutora Iolanda Évora e Doutor Luís Mah participam na 4.ª Conferência Europeia de Estudos Africanos, que se realiza de 15 a 18 de Junho, em Uppsala, Suécia. A comunicação “Migration or Diaspora? Perceptions of the Cape Verdean Dispersion in the World”, apresentada por Iolanda Évora, procurará discutir as concepções mais comuns da diáspora cabo-verdiana. Já o investigador Luís Mah apresentará uma comunicação sobre as lições da Coreia do Sul para África (“Lessons from Korea to Africa: Leaders, Politics and Developmental State”). Ao longo de quatro dias, serão apresentados 160 painéis sobre diversos temas que compõem a disciplina actual de Estudos Africanos, reunindo investigadores de centros de investigação de todo o mundo. Em breve, as comunicações apresentadas pelos investigadores do CEsA serão disponilizadas no site.


OCDE cria "Índice de Vida Melhor"

E quando o PIB já não é suficiente para medir o progresso? A questão coloca-se actualmente, gerando o debate sobre a inclusão de indicadores de bem-estar pessoal e colectivo para medir o progresso, como contraponto à metodologia que depende apenas de critérios económicos mensuráveis. Neste contexto, a OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico lançou recentemente o “Índice da Vida Melhor” de forma a medir as melhorias de vida qualitativas, não circunscrevendo o progresso apenas a indicadores quantitativos da produção económica. A plataforma interactiva do “Índice da Vida Melhor” permite aos utilizadores seleccionar qual dos 11 indicadores de bem-estar é prioritário na sua vida e comparar com outros países da OCDE.
 

A migração como instrumento de resposta a situações de catástrofe

Catástrofes naturais como terramotos, cheias e tornados podem devastar populações e a economia de países, particularmente em Países em Desenvolvimento. Partindo do caso específico do terramoto no Haiti em que houve uma resposta imediata de Ajuda Humanitária por parte de diversos países, o CGD – Center for global Development analisa a importância de um instrumento alternativo de resposta a situações de catástrofe: a política de migração. Para ler o artigo completo "Migration as a Tool for Disaster Recovery: A Case Study on U.S. Policy Options for Post-Earthquake Haiti", clique aqui.


SOAS abre concurso para Lecturer/Senior Lecturer

A School of Oriental and African Studies (SOAS) da Universidade de Londres acaba de abrir concurso para duas posições no Departamento de Economia - respectivamente, para um Lecturer e um Senior Lecturer em Economia Africana. O departamento dá particular atenção a candidaturas de professores africanos de forma a colmatar o número reduzido no seu corpo docente. Ler mais...

newsletter #1

CEsA

CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Copyright © 2011 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp