Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

[English summary below]


Conferência CEsA: Quarenta anos
de “Espaço Lusófono”?

Entre 29 e 31 de Maio, o CEsA organiza uma conferência internacional na Fundação Calouste Gulbenkian, para questionar o “Espaço Lusófono”, decorridos 40 anos do 25 de Abril. Ao longo de três dias, investigadores nacionais e internacionais procuram analisar as trajectórias políticas e económicas prosseguidas em Portugal e em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. A entrada é gratuita, porém sujeita a inscrição prévia até 19 de Maio. Mais informações disponíveis no site oficial da conferência.
 

Seminários CEsA 2014 | Consulte as comunicações online

As gravações em áudio das comunicações apresentadas nos Seminários CEsA 2014 estão disponíveis no canal YouTube do CEsA e no site do Centro. Desde 13 de Fevereiro de 2014 que o CEsA organiza, às quintas-feiras, seminários em temas relacionados com o Desenvolvimento e a Cooperação Internacional, com entrada livre. A edição deste ano termina a 5 de Junho com uma comunicação sobre os Arquivos em Angola – os existentes, os perdidos e os perigosos, com o Prof. José Carlos Curto (Univ. York, Canadá).
 

Seminários sobre Política Europeia de Cooperação

O CEsA, em articulação com o Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI) do ISEG, organizou quatro seminários sobre a Política Europeia de Cooperação Internacional. O primeiro seminário contou com a presença do Director Geral da DG de Cooperação e Desenvolvimento/EuropeAid, Fernando Frutuoso de Melo, que abordou o papel Agenda para a Mudança enquanto guião da Política de Cooperação da UE. Também o Presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD, Pedro Krupenski; a Conselheira Técnica de Portugal junto da OCDE, Ana Paula Fernandes; e a eurodeputada Ana Gomes foram convidados para as sessões abertas ao público em geral. As gravações áudio das quatro sessões podem ser consultadas aqui
 

CEsA e DE/ISEG organizam Spring School sobre as economias emergentes nas relações internacionais

Está a decorrer a Spring School CEsA/DE-ISEG sobre as economias emergentes no quadro das Relações Internacionais, com o Prof. Daniel Bach (Director do Centro Emile Durkheim, da Univ. Bordéus). Ler mais 
 

Investigadores do CEsA no IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos

O IX Congresso Ibérico de Estudos Africanos acontece de 11 a 13 de Setembro de 2014, em Coimbra. Diversos investigadores do CEsA irão participar, dinamizando painéis em áreas como a economia informal, a história do desenvolvimento ou a cultura. O período de submissão de comunicações termina a 15 de Junho. Ler mais 

Investigadora Profa. Iolanda Évora na Trienal de Humanidades da Universidade Agostinho Neto
A Profa. Iolanda Évora participou na Trienal de Humanidades, organizada pela Universidade Agostinho Neto, em Luanda (Angola), com uma comunicação sobre as Ciências Sociais em Cabo Verde e o estudo das migrações. Após a Conferência, a investigadora do CEsA participou na reunião da Comissão de Política Científica da AICSHLP - Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, para preparar o CONLAB do próximo ano.
 

Investigador do CEsA Odair Varela vence Prémio Fernão Mendes Pinto

O investigador do CEsA Odair Varela venceu a edição de 2013 do Prémio Fernão Mendes Pinto, atribuído anualmente pelo Conselho de Administração da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). O investigador foi galardoado pela tese de doutoramento “Mestiçagem Jurídica? O Estado e a Participação Local na Justiça em Cabo Verde: uma análise pós-colonial”, realizada no âmbito de um programa de doutoramento do CES/UCoimbra.
 

Prof. Carlos Sangreman participa em consulta sobre Migração e Desenvolvimento na Agenda Pós-2015 no Camões, I.P.

O Prof. Carlos Sangreman representou o CEsA numa consulta realizada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Organização Internacional para as Migrações, sobre a relação entre Migrações e Desenvolvimento na Agenda Pós-2015. Esta consulta, que reuniu investigadores, representantes da sociedade civil e de entidades públicas, teve como objectivo promover uma reflexão sobre as áreas e políticas sectoriais com impacto directo na forma como as pessoas migram, as suas condições de vida e trabalho e na sua capacidade de contribuir para o país onde residem e de origem.
 

Mapa dos projectos de ONGD portuguesas, co-financiados pela Cooperação Portuguesa

No âmbito do projecto de dinamização do Mecanismo de Apoio à Elaboração de Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento, o CEsA elaborou um mapa interactivo onde assinalou os projectos de ONGD portuguesas co-financiados pela Cooperação Portuguesa, de 2002 a 2011. Neste mapa é possível consultar a distribuição geográfica das ONGD a trabalhar em países em desenvolvimento, bem como o sector de intervenção e a data de implementação do projecto.
 

Apresentado Conceito Estratégico que servirá de guião à Cooperação Portuguesa até 2020

Foi finalmente aprovado e apresentado em plenário do Fórum da Cooperação para o Desenvolvimento o novo Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020, que substitui a Visão Estratégia de 2005 até então em vigor. O novo documento define as prioridades da Cooperação Portuguesa quer no plano bilateral, quer no plano multilateral, com o objectivo de ser “mais instrumental e mais visível para os interesses nacionais e as prioridades dos países parceiros”.
 

Base de dados e de índices sobre Desenvolvimento

Este mês sugerimos a consulta de uma lista exaustiva de dados e de índices de diversos temas relacionados com Desenvolvimento, organizada e disponibilizada pela Oxfam America.
 
[English version]

CEsA Conference | 40 years of Lusophone Space?
_ More information at
www.40anosespacolusofono.wordpress.com

CEsA Seminars 2014 | Available online
_ Listen the previous Seminars at our YouTube channel

European Development Policy Seminars at ISEG
_ Listen the 4 Seminars at our YouTube channel [only in Portuguese]


CEsA and Economics Department organize a Spring School on Emerging Global Players in International Relations
_ More information here

CEsA researchers in the IX African Studies Congress

Prof. Iolanda Évora in Humanities Triennal at Agostinho Neto University

CEsA Researcher Odair Varela wins Fernão Mendes Pinto Award

Prof. Carlos Sangreman attended a public consultation on Migration and Development in Post-2015 Agenda at Camões [Portuguese Development Agency]

Map of the Portuguese NGDO Projects, co-funded by Portuguese Development Aid

More information here

Strategic Concept of Portuguese Development Aid presented last month

Week Suggestion: Database on Development

More information
here
 

newsletter #27

CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL) investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2014 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp