Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

-- English version below --
 

Novo curso à distância: Introdução à Cooperação Internacional para o Desenvolvimento

O Prof. Carlos Sangreman e a Doutora Raquel Faria, investigadores do CEsA, integram a equipa dinamizadora do primeiro curso à distância de Introdução à Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, promovido pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. Em conjunto com a Prof. Ana Larcher (ISCTE-IUL) e Fátima Proença (ACEP), a equipa irá dinamizar o curso realizado inteiramente online ao longo de três meses (de 48 horas, com 6 ECTs) e validado pelo Conselho Cientifico e Pedagógico da Universidade de Aveiro (UA). A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Teresa Ribeiro, e o reitor da UA, Manuel Assunção, participam nesta iniciativa com breves intervenções iniciais para os alunos.

 

Seminários CEsA / CSG 2016 iniciam
a 18 de Fevereiro


Entre Fevereiro e Junho de 2016, o CEsA, em parceria com o CSG, organiza mais uma edição dos Seminários dedicados aos Estudos do Desenvolvimento. À semelhança de edições anteriores, foi convidado um vasto leque de investigadores nacionais e estrangeiros que partilham com os estudantes de Mestrado e de Doutoramento em Cooperação e Desenvolvimento a investigação mais recente realizada neste domínio. As sessões realizam-se às quintas-feiras, das 18 às 20 horas, e são abertas ao público em geral.

 

Novos Working Papers CEsA/CSG

Consulte os primeiros Working Papers CEsA CSG 2016:  

Investigação e publicação internacional da autoria
do Prof. Carlos Barros

No âmbito do projecto Estudos Aplicados Avançados em Desenvolvimento, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o Prof. Carlos Barros publicou este ano já diversos papers sobre África, Ásia e América Latina. A lista de publicações pode ser consulta aqui.
 


Novo livro Sociedade Civil e Desenvolvimento na África Ocidental com participação da Prof. Iolanda Évora

A Prof. Iolanda Évora é uma das autoras do novo livro Civil Society and Development in West Africa – Practitioner’s Guide, que reúne um conjunto de reflexões sobre a crescente importância da sociedade civil no debate público e do seu contributo para o desenvolvimento democrático nos países da África Ocidental. A investigadora do CEsA participa na edição com o artigo “Sociedade Civil e Desenvolvimento em Cabo Verde”, realizado em co-autoria com o investigador do Observatório Político Suzano Costa. Trata-se de uma iniciativa do West Africa Civil Society Institute (WACSI), com o apoio da Open Society Initiative for West Africa (OSIWA).

 

Artigo da autoria do Prof. Luís Mah na última Revista Brasileira de Política Internacional

O investigador do CEsA Prof. Luís Mah integra o mais recente número da Revista Brasileira de Política Internacional, com um artigo sobre a política de desenvolvimento da União Europeia. A UE é um dos maiores doadores de ajuda pública ao desenvolvimento, e mantém laços históricos e influência diplomática, política e económica com os países parceiros, particularmente com os da África subsariana. Porém, a emergência de um novo cenário de ajuda internacional e a recessão económica europeia vêm colocar novos desafios ao continente.

 

Aquele Outro Mundo que é o Mundo - novo portal do projecto sobre media e desenvolvimento

O projecto Aquele Outro Mundo que é o Mundo - o mundo dos Media e o mundo do Desenvolvimento já tem uma plataforma digital que reúne um conjunto de informação sobre a cobertura jornalísticas das questões da Cooperação e do Desenvolvimento, bem como as reportagens já realizadas no âmbito da Bolsa de Criação Jornalística e um documentário com depoimentos de jornalistas e profissionais do desenvolvimento recolhidas para o estudo diagnóstico (em conclusão). Trata-se de um projecto desenvolvido pelo CEsA, em parceria com a ACEP, CEIS20/UCoimbra e a Associação Coolpolitics, com financiamento do Camões, I.P. e a Fundação C. Gulbenkian.
 

Discussão: Estudos Africanos em Portugal – uma agenda impossível?

Na quinta-feira, dia 11 de Fevereiro, o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) promove uma discussão na Fundação Calouste Gulbenkian sobre o papel dos Estudos Africanos na investigação em Portugal, questionando se se trata de uma agenda impossível no panorama nacional. O horário da sessão ainda está em aberto, e será decidido em função dos participantes. O registo na discussão é gratuito e deverá ser enviado para ceaup@letras.up.pt.

 

Boaventura de Sousa Santos no ISEG: “As grandes ameaças mundiais surgiram em nome do Desenvolvimento”

O CEsA apoiou a realização de um encontro internacional sobre transformação social, organizado pela Fundação Gonçalo da Silveira e a CEAUP, que se realizou no ISEG a 12 e 13 de Janeiro. A revista VER – Valores, Éticas e Responsabilidade fez um resumo das sessões.

 

Desenvolvimento: Balanço e Previsões para 2016

O ano de 2015 foi um marco para pensar o futuro do Desenvolvimento. O início de um novo ano é altura para balanços, mas também para previsões sobre o que o futuro (nos) reserva em matéria de Desenvolvimento.  
Mecanismo: consulte as linhas de financiamento internacional disponíveis
Consulte no blogue do mecanismo as linhas de financiamento actualmente em curso, dirigidas a ONG portuguesas. 
 

English version

_ New e-learning couse: Introduction to Development Cooperation
Read more...

_ CEsA / CSG Seminars 2016
Read more...

_ Research and international publication by Prof. Carlos Barros
Read more...

_ New Working Papers CEsA/CSG 2016
Read more...

_ New book on Civil Society and Development - Iolanda Évora
Read more...

_ New paper in the Brazilian International Politics Magazine - Luís Mah
Read more...

_ New portal on Media and Development
Read more...

_ Discussion: African Studies in Portugal: an impossible agenda?
Read more...

_ Boaventura de Sousa Santos at ISEG
Read more...

_ Development: Reviews and Forecasts _ Financing lines to Portuguese NGDOs
Read more...

newsletter #37

CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL) investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia e integra o centro de investigação Ciências Sociais e Gestão (CSG) do ISEG.



O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2016 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp