Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

Alfabeto do Desenvolvimento na AR a partir de quinta-feira

Após uma passagem por várias cidades portuguesas e também pela Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, o Alfabeto do Desenvolvimento estará patente na Assembleia da República (AR), em Lisboa, a partir da próxima quinta-feira, dia 3 de Outubro, onde permanecerá até 17 de Outubro. A exposição, que resulta de uma parceria entre o CEsA, a Associação para a Cooperação Entre os Povos e a Associação In Loco, será inaugurada pelas 18h30, após a conclusão da sessão plenária da AR. Devido a normas da AR, as pessoas externas deverão manifestar o seu interesse para efeitos de acesso às instalações, enviando um e-mail para comunicacao@cesa.iseg.utl.pt, até dia 02/10. 

 

CEsA organiza 2.ª edição do Seminário Internacional In Progress

A 24 e 25 de Outubro, realiza-se a segunda edição do In Progress, um seminário internacional dedicado às Ciências Sociais e Desenvolvimento em África. Organizado pelo CEsA, o seminário é especialmente dirigido a estudantes de mestrado e doutoramento e assume-se como um espaço de reflexão dos estudos sociais sobre a África contemporânea e o seu Desenvolvimento. Ao longo de dois dias, serão apresentados mais de 20 projectos de investigação, distribuídos por cinco painéis temáticos. A encerrar o evento, Elísio Macamo (Univ. Basileia, Suíça) proferirá a conferência “respostas sem perguntas, ou: porque a áfrica não é um problema por resolver”. A participação está sujeita a inscrição prévia (formulário). Consulte aqui o programa completo. 

Call for Papers
Conferência CEsA 2014: os últimos 40 anos do "espaço lusófono"

Está aberto o período para apresentação de comunicações à conferência “Espaço Lusófono” (1974-2014) – Trajectórias Económicas e Políticas, até ao próximo dia 31 de Outubro. O CEsA organiza esta conferência internacional em Lisboa, de 29 a 31 de Maio de 2014, para reflectir sobre o conceito de “espaço lusófono” 40 anos após a queda da ditadura em Portugal. Consulte aqui o regulamento. 

Projecto de Observatório dos Direitos na Guiné-Bissau com início em Outubro

O CEsA irá iniciar em Outubro de 2013 um novo projecto na Guiné-Bissau, com vista à criação de um Observatório dos Direitos. A iniciativa será implementada em parceria com a ONG guineense Liga Guineense dos Direitos Humanos e a ONG portuguesa Associação para a Cooperação Entre os Povos. O CEsA ficará responsável, numa primeira fase, pela identificação dos indicadores que possibilitarão monitorar a situação dos Direitos Humanos no país. A iniciativa, financiada pela União Europeia, tem duração de três anos. 

Livros com colaboração de membros do CEsA/ISEG

Recentemente foram editados três livros em Portugal que contaram com a colaboração de investigadores do CEsA:
- o capítulo “Sair do euro não é suficiente, mas é necessário”, por Alexandre Abreu, em co-autoria com Nuno Teles; integrado no livro Que fazer com este euro? (Ed. 70);
- o livro A crise, a troika e as alternativas urgentes (Ed. Tinta-da-China – ler aqui um excerto), que contou com colaboração de Alexandre Abreu;
- o artigo “Cidadania social em xeque?”, por Luís Mah, em co-autoria com Luís Bernardo; integrado no livro Portugal e a Europa: Novas Cidadanias (Ed. Fundação F. Manuel dos Santos e CE). 

Setembro 2013: Linhas de Financiamento de Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento

Aceda aqui às linhas de financiamento a projectos de Cooperação para o Desenvolvimento actualmente abertos, no âmbito do programa de apoio à elaboração de projectos para ONGD portuguesas, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana e Fundação Portugal África, com o apoio do Camões-ICL.

Como é que os países europeus se relacionam com os parceiros emergentes?

Esta mês sugerimos a leitura de um paper do ECDPM - European Centre for Development Policy Management que reflecte sobre a forma como alguns países europeus se relacionam com países parceiros em emergência. A relação bilateral entre Portugal e Brasil é um dos casos em análise. 

A parceria global para o Desenvolvimento - ainda um desafio

Uma parceria global renovada e mais forte é urgente para alcançar, até 2015, muitos dos compromissos explanados na Declaração do Milénio. A menos de 1.000 dias do prazo para atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, o grupo de trabalho das Nações Unidas especializado divulgou um relatório inteiramente dedicado ao oitavo Objectivo – a parceria global para o desenvolvimento. São 100 páginas de análise dos progressos, dos retrocessos, bem como dos esforços realizados por países e organizações internacionais para impulsionar o Desenvolvimento à escala planetária. 

newsletter #21

CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2013 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp