Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

Clusters na Cooperação Internacional: concurso para atribuição de bolsa de investigação para licenciado

O CEsA abriu concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para licenciado inscrito em programa de mestrado, para integrar o projecto “O cluster como instrumento teórico e prático da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento portuguesa: o caso de Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Angola”. Os candidatos devem possuir formação superior em Ciências Sociais em geral e devem estar já inscritos num programa de mestrado, preferencialmente com projectos individuais de investigação relacionados com o trabalho a desenvolver no âmbito da Bolsa. A proficiência em SPSS e a capacidade de escrita em inglês são condições preferenciais. O concurso já está aberto há cerca de um mês e termina sábado, dia 30 de Junho. Ler mais…


CEsA participa no XXII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa

Os investigadores Carlos Sangreman e Joana Pereira Leite representaram o CEsA no XXII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que aconteceu de 18 a 20 de Junho, em Maputo, Moçambique. A Prof. Joana Pereira Leite apresentou o balanço da Cooperação Interuniversitária entre o ISEG/UTL e a Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane, no período de 2007 a 2012. Já o Prof. Carlos Sangreman apresentou uma comunicação sobre boas práticas na Cooperação para o Desenvolvimento, utilizando como estudo de caso os projectos PensasMoz e a reestruturação do Ensino Secundário em Timor-Leste, dinamizados pela Universidade de Aveiro. O encontro reuniu cerca de 500 participantes. Consulte aqui os resumos das comunicações apresentadas.

JUNHO 2012 | Linhas de Financiamento de Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento

O CEsA divulga mensalmente as linhas de financiamento a projectos de Cooperação para o Desenvolvimento, no âmbito do programa de apoio à elaboração de projectos, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana e Fundação Portugal África e com o apoio do Camões-ICL.
Consulte aqui as linhas actualmente abertas.

Summer School ISEG
Africa in International Relations, com Daniel Bach


No início da próxima semana, a 2 de Julho, inicia-se o curso “Africa in International Relations”, proferido pelo africanista Daniel Bach (Centre National de la Recherche Scientífique – CNRS, Université Bordeaux), no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). O curso intensivo decorre até 6 de Julho, das 9h às 13h (num total de 12 horas) e é organizado pelo departamento de economia do ISEG, através do Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento e da Unidade de Estudos sobre a Complexidade na Economia. Para aceder à bibliografia e outras informações, clique aqui.

Índice da Paz Mundial: mundo mais pacífico pela primeira vez desde 2009
O mundo é um lugar mais pacífico pela primeira vez desde 2009, após o período conturbado das revoltas árabes. Apesar da ligeira melhoria, a Síria caiu 30 lugares no ranking do Índice da Paz Mundial, elaborado pelo Institute for Economics & Peace (6.ª edição). Os países mais pacíficos do mundo são a Islândia, seguido da Dinamarca e da Nova Zelândia, com o Sri Lanka, o Zimbabué, o Butão, a Guiana e as Filipinas a registarem o maior aumento do ranking. Os três últimos lugares são ocupados pelo Sudão (156.º), o Afeganistão (157.º) e a Somália (158.º). Consulte aqui o mapa interactivo.

Opinião: A ajuda internacional funciona, por Jeffrey D. Sachs

Num artigo de opinião publicado no Jornal de Negócios, o economista Jeffrey D. Sachs demonstra que a Ajuda ao Desenvolvimento tem possibilitado enormes progressos em diversas áreas, sobretudo no que diz respeito à saúde materna e infantil e aos cuidados médicos. O autor de “Fim da Pobreza” defende ainda que os opositores da ajuda internacional estão enganados e que continuarão a ameaçar o financiamento de programas de Desenvolvimento.

newsletter #9

CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2012 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp