Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

[English summary below]


Prof. Iolanda Évora e Prof. João Estêvão coordenam livro sobre trabalho, sociabilidade e geração de rendimento no espaço lusófono

Foi recentemente publicado o livro Trabalho, Sociabilidade e Geração de Rendimento no Espaço Lusófono, da autoria dos investigadores do CEsA Prof. Iolanda Évora e Prof. João Estêvão (ed. Almedina). A obra resulta, parcialmente, de um seminário internacional realizado no CEsA, em 2010, que reuniu investigadores provenientes de vários países do espaço lusófono e que procurou cruzar experiências de terreno e reflexões teóricas sobre diferentes dimensões deste tema. A obra, que já se encontra disponível nas livrarias, será lançada em breve.
Consulte aqui o índice e a lista de autores. 

 

Publicações do projecto “Nação e Narrativa Pós-Colonial” já disponíveis em inglês

 Do projecto Nação e Narrativa Pós-Colonial, coordenado pela investigadora do CEsA Prof. Ana Mafalda Leite, resultaram duas obras que reúnem ensaios sobre as narrativas literárias angolanas e moçambicanas e entrevistas a autores dos dois países. A versão em inglês dessas publicações foi agora editada pela Peter Lang e encontra-se disponível para aquisição. Leia aqui sobre Narrating the Postcolonial Nation e Speaking the Postcolonial Nation

 

Kapuscinski Development Lectures no ISEG
Pode a ciência comportamental melhorar as políticas públicas?
com Simon Ruda


O CEsA organizou pela segunda vez as Kapuscinski Development Lectures em Portugal. Desta vez, a sessão foi dedicada à ciência comportamental e o seu contributo na definição das políticas públicas. Simon Ruda, especialista na matéria e membro da Behavioural Insights Team, foi o orador da palestra que contou ainda com os comentários do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, e do Director do Programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento do ISEG, José António Pereirinha. Assista aqui à sessão. Leia ainda Simon Ruda ao Diário Económico "Os governos desperdiçam dinheiro em pequenas coisas"

 

Seminário CEsA/SOCIUS
Moçambique e o círculo vicioso de deslocamentos forçados: Guerra, calamidades naturais e reassentamentos – disponível online


Já está disponível online a gravação áudio do seminário “Moçambique e o círculo vicioso de deslocamentos forçados”, com a Professora Inês Raimundo, da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique). Esta aula decorreu no passado dia 29 de Outubro de 2014, e foi organizada pelo CEsA em parceria com o SOCIUS. 

 

Working Papers CEsA

Os mais recentes working papers realizados por investigadores do CEsA analisam diversas questões no domínio do Desenvolvimento:
_ o papel das zonas económicas especiais nos países africanos, da autoria de Hao Zhang e Fernanda Ilhéu;
_ os desafios aos fundamentos do Estado democrático e das visões globais da segurança para o século XXI, da autoria de Rui Paula Matos;
_ e a agricultura familiar em Moçambique – entre ideologias e políticas, da autoria de João Mosca. 

 
Mecanismo: consulte as linhas de financiamento internacional disponíveis
Consulte no blogue do mecanismo as linhas de financiamento actualmente em curso, dirigidas a ONG portuguesas. 
 


Human Rights Watch procura investigador
em língua portuguesa para divisão africana sediada em Joanesburgo

A Human Rights Watch, organização internacional que monitoriza a situação dos Direitos Humanos a nível global, está a contratar um investigador em língua portuguesa para a Divisão Africana, preferencialmente para a delegação de Joanesburgo (África do Sul). O investigador será responsável por produzir documentação e realizar acções de advocacia sobre as condições de Direitos Humanos em Angola e Moçambique.
Ler mais… 

 

ECAS 2015 com call aberta

Até dia 9 de Janeiro, está aberto o período para apresentação de propostas de comunicação na 6.ª edição da ECAS, a Conferência Europeia em Estudos Africanos. Em 2015, a conferência realiza-se em Paris (França), entre os dias 8 e 10 de Julho. “Mobilizações Colectivas em África: Contestação, resistência, revolta” é o tema central do encontro de 2015. Ler mais… 
 
 

Recenseamento Geral da População e Habitação em Angola 2014 – resultados preliminares

O recenseamento geral da população e habitação de Angola, que se realizou entre 16 e 31 de Maio de 2014, é o primeiro desde a independência nacional (o anterior data de 1970). Trata-se portanto de um acontecimento de extrema importância para conhecer a realidade sociodemográfico de Angola. Quatro meses depois do final da recolha, são agora conhecidos os primeiros dados preliminares que nos revelam, por exemplo, que a população residente em Angola em 2014 é de 24,3 milhões de pessoas, com a província de Luanda a registar o número mais elevado de população: cerca de 6,5 milhões de pessoas. Ler mais… 


Banco de Portugal publica Evolução das Economias dos PALOP e de Timor-Leste 2013-2014

À semelhanças das edições anteriores, o caderno sobre a Evolução das Economias dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste referente a 2013 e 2014 pretende contribuir para um melhor conhecimento sobre a realidade económica desses países.
Este documento, da responsabilidade do Banco de Portugal, apresenta não só dados macroeconómicos destas seis economias (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste), como também as respectivas relações económicas e financeiras com Portugal. 

 


[English version]

_ New book on Work, Sociability and income generation in lusophone space (Prof. Iolanda Évora and Prof. João Estêvão)
Read more…

_ Project “Postcolonial Nation and Narrative” released books
in english
_ Kapuscinski Development Lectures at ISEG
Can Behavioural Science improve public policy? with Simon Ruda
 
_ CEsA/SOCIUS Seminar
Mozambique and the vicious circle of forced displacement – war, natural disasters and displacement – online available

 _ New Working Papers CEsA

Read more…

_ Mecanism project: Funding opportunities for NGO
Read more...

_ Human Rights Watch seeks a Lusophone Researcher
for its African Division
Read more…
 
_ ECAS 2015 – Call for papers
Read more…
 
_ Population and Housing Census in Angola 2014 – preliminar results
Read more…
 
_ Bank of Portugal published Economic Evolution of PALOP
and Timor-Leste 2013-2014
Read more…

newsletter #30

CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL) investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2014 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp