Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

Alfabeto do Desenvolvimento: um conceito, três perspectivas

O Alfabeto do Desenvolvimento é uma exposição, um livro/catálogo e um espaço virtual em que cada letra é uma porta de entrada para um tema, apresentado sob três perspectivas – por um investigador, um jornalista e um fotógrafo, permitindo cruzar formas diferentes de formar, informar, comunicar, influenciar.
Uma forma de contribuir para qualificar os talentos humanos com que interagimos. Para que possam revelar a diversidade no processo de desenvolvimento e da cidadania.

A primeira apresentação pública será realizada pelo Dr. Emílio Rui Vilar, na próxima quarta-feira, 3 de Outubro, pelas 18 horas, no CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa (Picoas Plaza, Rua Viriato 13-17, Lisboa). Um projecto desenvolvido pela Associação para a Cooperação Entre os Povos, a Associação In Loco e o Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do ISEG, com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Fundação Portugal África e da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Ler mais...


Relatório de Actividades do CEsA 2011/2012

Já está disponível para consulta, no site do CEsA, o Relatório de Actividades 2011/2012, onde pode encontrar todas as actividades que o CEsA desenvolveu ou nas quais participou no último ano lectivo - eventos, publicações e projectos, entre outras actividades. Para aceder ao relatório, clique aqui.


Setembro 2012 | Linhas de Financiamento de Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento

O CEsA divulga mensalmente as linhas de financiamento a projectos de Cooperação para o Desenvolvimento, no âmbito do programa de apoio à elaboração de projectos, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, Fundação Luso-Americana e Fundação Portugal África e com o apoio do Camões-ICL.
Consulte aqui as linhas actualmente abertas.

Novos working papers CEsA

Aceda aos mais recentes working papers produzidos pelos membros do CEsA:
  • Nº 114 - MOSCA, João, Economia Moçambicana 2001-2010: um mix de Populismo Económico e Mercardo Selvagem, Lisboa, CEsA, Setembro 2012
  • Nº 113 - SANGREMAN PROENÇA, Carlos e SILVA, Sandra, The New Tool of Portuguese Cooperation: Cooperation Clusters / O Novo Instrumento da Cooperação Portuguesa: Clusteres de Cooperação , Lisboa, CEsA, Setembro 2012
  • Nº 112 - MAH, Luís e FREITAS, Raquel, The possibilities for enhancing ownership of development in Africa: the role of regional integration in the external relations of Africa , Lisboa, CEsA, Julho 2012
  • Nº 111 - FARIA, Raquel, O Desenvolvimento do Setor Educativo Africano como Prioridade da APD Portuguesa (1998-2011), Lisboa, CEsA, 2012
Para consultar, todos os working papers, clique aqui.

Observatório ACP para as migrações lança portal

O Observatório ACP (África, Caraíbas e Pacífico) para as Migrações já tem um portal dedicado, onde é possível encontrar documentação actualizada sobre migração Sul-Sul. A nova ferramenta de comunicação foi desenvolvida para dar resposta a solicitações de especialistas, investigadores e outros actores que lidam com questões relacionadas com migrações. O Observatório ACP publica no novo espaço os resultados de estudos e de formações desenvolvidas pela organização, bem como documentos temáticos e informação reunida sobre migração em países ACP. O CEsA e o SOCIUS, ambos centros de investigação do ISEG, integram a board deste observatório. 

Coluna no semanário Expresso sobre a Ásia assinada por investigador do CEsA

O investigador do CEsA Luís Mah e o representante de Portugal no Conselho de Administração do Banco Asiático de Desenvolvimento, e alumni do ISEG, Enrique Martínez Galán, assinam uma coluna no semanário Expresso, dedicada às mudanças e desafios do continente asiático. O primeiro texto, intitulado “Internacionalizar não deve negar as leis da física”, foi publicado na edição de 8 de Setembro. Aceda ao blogue "O Retorno da Ásia".

newsletter #11

CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2012 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp