Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

[English summary below]


Sessões da edição 2015 dos Seminários CEsA/CSG em Development Studies disponíveis online




Terminou a edição de 2015 dos Seminários em Development Studies, promovidos pelo CEsA/CSG. Ao longo de quatro meses, mais de uma dezena de especialistas em estudos de desenvolvimento partilharam as suas visões e trabalhos de investigação, com os alunos do mestrado e do doutoramento em cooperação internacional e desenvolvimento do ISEG e com o público em geral, já que todas as sessões eram de acesso público. Desde a sua criação há quase duas décadas, estes seminários constituem um meio privilegiado de reflexão e de acompanhamento das tendências contemporâneas do Desenvolvimento. A gravação áudio das sessões está disponível para consulta no site do CEsA.

 

CEsA e o centro de investigação guineense INEP assinam Protocolo de Cooperação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) assinou em Maio um protocolo de entendimento com o CEsA-ISEG/Ulisboa, para reforçar a cooperação académica entre as duas instituições de ensino. Este acordo tem também como objectivo favorecer a mobilidade de investigadores e o acolhimento de estudantes de mestrado ou doutoramento para frequência dos programas existentes, e ainda promover a edição de números temáticos da Revista Soronda. O acordo foi assinado a 7 de Maio, na sede do INEP, em Bissau, pelo Prof. Leopoldo Amado, director-geral do INEP, e o Prof. Carlos Sangreman, Vice-Presidente do CEsA.

 

Eleitos novos órgãos sociais
do CEsA

Na última Assembleia Geral do CEsa, a 9 de Abril, foram eleitos os novos órgãos sociais do CEsA compostos pela Direcção, Assembleia Geral e pelo Conselho Fiscal. O Prof. António Mendonça mantém o cargo de Presidente da Direcção, bem como o Prof. Carlos Sangreman enquanto Vice-Presidente. À Vice-Presidência do Centro junta-se o Prof. João Estêvão. Os restantes órgãos são compostos, na Assembleia-Geral, pelo Prof. Jochen Oppenheimer (Presidente), o Prof. Luís Mah (Primeiro secretário) e a Prof. Ana Mafalda Leite (Segundo secretário). Já o Conselho Fiscal integram o Prof. Vítor Magriço (Presidente), o Prof. Alexandre Abreu e a Prof. Iolanda Évora (Vogais).

 

CSG classificado como Excelente pela FCT


A Fundação para a Ciência e Tecnologia atribuiu a classifcação de Excelente ao centro de investigação em Ciências Sociais e Gestão (CSG), no processo de reavaliação das Unidades I&D portuguesas. O CEsA integra o consórcio que reúne mais outros três centros do ISEG - o Advanced Research Centre in Management (ADVANCE), o Gabinete de História Económica e Social (GHES) e o Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS). Consulte o site do CSG

 

Novo livro CODESRIA sobre a Ciência ao Serviço do Desenvolvimento com a participação de Iolanda Évora e Redy Wilson Lima

A Ciência ao Serviço do Desenvolvimento? Experiências de países africanos falantes de língua oficial portuguesa é o título do mais recente livro digital publicado pelo centro de investigação senegalês CODESRIA, na colecção A África e os Desafios do Século XXI. A obra conta com a participação de dois investigadores do CEsA – Prof. Iolanda Évora, com uma análise sobre as relações contemporâneas entre a sociedade cabo-verdiana na diáspora e Cabo Verde; e do doutorando Redy Wilson Lima, que analisa a cobertura mediática sobre direitos humanos entre 2008 e 2009, em Cabo Verde.
 

Camões, IP e Fundação Gulbenkian abrem concurso para investigação sobre desenvolvimento

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Fundação Calouste Gulbenkian juntaram-se para lançar concurso para apoiar a publicação, em revistas científicas, de projetos de cooperação para o desenvolvimento promovidos por ONGD portuguesas. Até 31 de Julho, está aberto o período para a recepção de candidaturas. Consulte o Regulamento.
 

African Outlook Report 2015: uma análise optimista do crescimento económico no continente

O Relatório das Perspectivas Económicas de África 2015 traça este ano um cenário mais optimista sobre o crescimento económico do continente africano. De acordo com esta análise, África está mais bem preparada para resistir a choques internos e externos e alcançar taxas de crescimento económico de forma mais sustentável O African Outlook Report é editado anualmente por iniciativa do Grupo do Banco Africano para o Desenvolvimento em parceria com a OCDE, o PNUD e a UE.
 

Agenda de Desenvolvimento Pós-2015:
lançado o draft zero

Após meses de negociações entre os diferentes Estados membro das Nações Unidas, foi lançado esta na terça-feira, 2 de Junho, o draft zero do relatório sobre a nova agenda de desenvolvimento pós-2015. Como esperado, mantêm-se os 17 objectivos inicialmente propostos, com 169 metas. Este documento é agora a base das negociações e discussões dos próximos meses até à adopção da nova agenda de desenvolvimento, em Setembro deste ano, na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Mecanismo: consulte as linhas de financiamento internacional disponíveis
Consulte no blogue do mecanismo as linhas de financiamento actualmente em curso, dirigidas a ONG portuguesas. 
 

[English version]

_ Development Studies seminars available online
Read more...

_ CEsA and Guinean research centre sign a cooperation agreement
 
_ CEsA new board

_ CSG classified by FCT as an Excellent center
Read more...

_ CEsA researchers participate in CODESRIA new book on Science for Development
Read more...

_ Camões, IP and Gulbekian Foundation had launched a call for development research

_ African Outlook Report 2015: an optimistic view on African economic growth
Read more...

_ Post-2015 Development Agenda: draft zero launched
Read more...

_ Mechanism: international funding opportunities
Read more...

newsletter #32

CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL) investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2015 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp