Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

CEsA coordena projecto OIM sobre migrações internas em Timor-Leste

O CEsA vai coordenar o projecto de investigação “Impacto da migração interna sobre o desenvolvimento humano em Timor-Leste”, apoiado pelo Observatório ACP sobre Migrações da OIM – Organização Internacional para as Migrações. Com início em Março, o projecto será realizado por uma equipa de investigadores portugueses e da Universidade de Timor-Leste, ao longo de sete meses. O estudo final destina-se a contribuir para a melhoria da estrutura programática e de políticas relativamente aos padrões de migração interna em Timor-Leste, com especial atenção sobre o planeamento urbanístico e as questões relacionadas com a saúde na migração. A investigação procurará analisar não só o impacto da migração interna na zona de destino, especialmente em áreas urbanas, mas também outros efeitos sociais, culturais e humanos.

Seminários CEsA 2012
À semelhança de anos anteriores, o CEsA organiza mais uma edição dos Seminários CEsA, dedicados à reflexão sobre o Desenvolvimento e a Cooperação Internacional. De 23 de Fevereiro a 31 de Maio,os Seminários CEsA 2012 mobilizarão um total de 12 investigadores convidados de diferentes áreas temáticas e geográficas - de Portugal, Brasil, Alemanha e Inglaterra.
Consulte o programa completo clicando aqui.


_ in progress: Comunicações apresentadas
no 1.º seminário de Ciências Sociais e Desenvolvimento em África reunidas em livro

Já está disponível em livro o 1.º Seminário de Ciências Sociais e Desenvolvimento em África, organizado pelo CEsA em Outubro de 2011. Em mais de 300 páginas, a publicação reúne as comunicações apresentadas durante o seminário, bem como duas reflexões sobre os actuais desafios da pesquisa em ciências sociais em África, elaboradas por dois investigadores africanos: Jandira de Barros, do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (Cabo Verde); e Carlos Cardoso do CODESRIA (Senegal).
Para aceder à publicação clique aqui.


Recolha de informação sobre papel da diáspora guineense em França arrancou esta semana
Depois da fase de recolha de informação em Portugal pelo Prof. Doutor Alexandre Abreu e na Guiné-Bissau pela investigadora Maria João Carreiro, o projecto “Estudo diagnóstico da diáspora guineense em Portugal e França” inicia uma nova fase com a deslocação do investigador Alexandre Abreu a Paris para a primeira recolha de informação em França. Financiada pela delegação portuguesa da OIM, a acção procura identificar o contributo da diáspora guineense para o Desenvolvimento do país, nomeadamente os emigrantes em Portugal e França. No final do projecto será criada uma base de dados das organizações da diáspora guineense nos dois países e será realizado um estudo sobre as condições de Desenvolvimento da Guiné-Bissau, bem como o potencial contributo da diáspora.


Brasil/África subsariana: a cooperação Sul-Sul
do atlântico

A África Subsariana e o Brasil são parceiros naturais de comércio, investimento e intercâmbio de experiências, de acordo com o relatório “Ponte sobre o Atlântico: Brasil e África Subsariana, Parceria Sul-Sul para o Crescimento”, produzido pelo Banco Mundial em parceria com o Instituto de Pesquisa Económica Aplicada (Brasil). Com a emergência do Brasil como uma das maiores economias do mundo e o advento de forte crescimento e dinamismo nas economias africanas, o relacionamento entre o Brasil e a África está a florescer para além dos países africanos de língua portuguesa. A título de exemplo, o comércio entre o Brasil e o continente africano aumento de 2 mil milhões para 10 mil milhões de dólares entre 2000 e 2010. O relatório agora lançado descreve a evolução e o futuro desse envolvimento, começando por analisar a importância crescente da Cooperação Sul-Sul no contexto do Desenvolvimento, a nova arquitectura financeira e política a nível global e a história das relações entre o Brasil e o continente africano. A segunda parte do documento é dedicada às visões brasileiras sobre África, à troca de experiências (em áreas como a agricultura tropical, energia, saúde e medicina tropical) e ainda ao Investimento Directo Estrangeiro do Brasil com África.
ler Ponte sobre o Atlântico: Brasil e África Subsariana, Parceria Sul-Sul para o Crescimento (em português)



newsletter #5

CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Copyright © 2012 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp