Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.
---- English version below ---

SEMINÁRIOS CEsA/CSG 2016
Desde Fevereiro de 2016 que o CEsA, em parceria com o CSG, apresenta um conjunto de Seminários dedicados aos Estudos do Desenvolvimento. Nos meses de Fevereiro, Março, Abril e Maio, um vasto leque de investigadores nacionais e estrangeiros partilharam com os estudantes de Mestrado e de Doutoramento em Cooperação e Desenvolvimento a investigação mais recente realizada neste domínio. 

XIII INTERNATIONAL COLLOQUIUM | ISEG-Ulisboa | Post-2008 Global Dynamics & Structural Changes: Economic, Political and Eco-Societal Transitions

O CEsA, o CSG, a UECE, e o ISEG, em colaboração com a Universidade de Brasília, a World Academy of Art and Science e o World University Consortium, organizaram, de 11 a 13 de Maio de 2016, o XIII Colóquio Internacional, dedicado às dinâmicas globais e mudanças estruturais verificadas desde o início da recessão económica e financeira de 2008. No final do colóquio foi definida a comissão organizadora e foram lançadas pistas de reflexão para o próximo, o XIV International Colloquium, que ocorrerá na África do Sul.

NOVO WORKING PAPER CEsA/CSG | THE GLOBAL CRISIS AND UNCONVENTIONAL MONETARY POLICY: ECB VERSUS FED, DE CAROLINA TUCKWELL & ANTÓNIO MENDONÇA

O WP 141, da autoria de Carolina Tuckwell e António Mendonça, apresentado no âmbito do XIII International Colloquium, debruça-se sobre o rescaldo da crise económica e financeira mundial, que rompeu em 2007, o momento em que os principais bancos centrais começaram a implementar as chamadas medidas de política monetária não convencionais. A partir de uma metodologia fundamentalmente qualitativa, o paper compara as medidas não convencionais adoptadas pelo BCE e Fed, avaliando suas características e também os seus impactos na economia.

CONFERÊNCIA | COOPERAÇÃO, DIREITOS E DESENVOLVIMENTO: QUE FUTURO?
No dia 23 de Maio de 2016, realizou-se na sede do PS, no Largo do Rato, no âmbito de uma série de conversas abertas a toda a sociedade civil, pessoas da Cooperação e partidos políticos e independentes sobre temas que marcam a actualidade, a Conferência «Cooperação, Direitos e Desenvolvimento: que futuro?», que foi dinamizada por Fátima Proença (ACEP) e Nelvina Barreto (Movimento das Mulheres Guineenses da Guiné-Bissau). A sessão contou com a participação de António Moreira (vereador da cultura da Câmara Municipal da Amadora), Carlos Sangreman (investigador do CEsA/CSG), Kamal Mansinho (professor do IMHT), Maria Hermínia Cabral (directora do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento), Rui Santos (presidente da Comissão Executiva da CESO), Raquel Abecasis (jornalista da RR e presidente da ONGD VIDA) e Maria Antónia de Almeida Santos (deputada do PS). Do debate salientámos alguns momentos. Fátima Proença propôs: “imaginemos o que faríamos se tivéssemos o poder de mudar...”. Carlos Sangreman sintetizou: “temos de repor a dignidade da cooperação". Kamal Mansinho focou o desaparecimento da área de estudos africanos da FCT e o desmantelamento do IICT como exemplos de más políticas do governo anterior que devem ser corrigidas pelo actual. Rui Santos afirmou: "se a estrutura da cooperação se organizar pode aceder a fundos internacionais que fazem com que os recursos financeiros não sejam problema para uma cooperação mais eficaz...". António Moreira sugeriu que os Municípios possam legalmente transferir recursos para fora do país, ou seja, que possa ter cooperação com outros municípios sem terem de recorrer a subterfúgios de o fazer através de empresas municipais, de ONGD ou de Associações como os Bombeiros (...). Hermínia Cabral defendeu que deve haver uma Secretaria de Estado só para a Cooperação. E, no momento final, de encerramento do debate, Catarina Mendes reforçou a intenção do PS de "intensificar a Cooperação", enfatizando que foi a primeira vez que um partido fez um conjunto de debates com o este na preparação dum congresso. Maria Belo congratulou justamente essa iniciativa do PS de, pela primeira vez, realizar um ciclo de debates prévios e fecundos à sociedade em geral em véspera de preparação do próximo congresso.

...e a reflexão continua...

REUNIÃO DE TRABALHO | MAIS CIÊNCIA E MENOS BUROCRACIA
O CEsA esteve presente na reunião de trabalho “Mais Ciência Menos Burocracia”, que decorreu dia 9 de Maio, na Universidade de Aveiro, destinada a gestores de ciência, juntamente com membros dos secretariados dos centros que formam o CSG e a Prof. Ana Moutinho do ISEG Research. Estiveram igualmente presentes, entre outros, o presidente da FCT, a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e a vogal da direcção da FCT, Prof. Isabel Ribeiro. A reunião teve como propósito central apresentar medidas no sentido de reformular e actualizar a identificação de estudantes e investigadores, fortalecer a comunidade de gestão de ciência, favorecer o relacionamento dos gestores de ciência das instituições do SCTN com a FCT, e focar um dos pontos que mais tem detido a comunidade científica, a simplificação do processo de gestão dos projectos. Na prática, a FCT procurou recolher sugestões de medidas de simplificação de processos, passar a mensagem de querer transformar o funcionamento e as relações com os investigadores e bolseiros para uma interacção melhor e mais flexível. O CEsA propôs quatro medidas de simplificação de procedimentos relacionadas com o modelo de disponibilização de verbas do projeto estratégico e com as estruturas de apoio à investigação, com as alterações de normas e interpretações de regulamentos que a FCT faz várias vezes num ano, e com a demora na análise de pedidos de validação de despesas. Salientou-se ainda, que era bom ter a direcção da FCT e os técnicos que trabalham diretamente com as UI com a mesma motivação positiva e com as mesmas interpretações dos regulamentos e normas. Houve ainda várias intervenções relacionadas com a carga de tempo em tarefas burocráticas que a obrigatoriedade de seguir as regras de despesas da Função Pública está a obrigar as UI. A reunião terminou com o pedido da FCT para envio de sugestões por escrito.

2º SEMANA DA INOVAÇÃO DA ULISBOA
2ª semana da Inovação da ULisboa, realizada no Salão Nobre da Reitoria, de 2 a 6 de Maio, contou com a participação do Prof. Manuel Laranja, Investigador do CSG e Professor do ISEG. O objectivo do evento foi suscitar o debate público em torno de questões importantes em áreas estratégicas de intervenção da Universidade de Lisboa. Durante essa semana tiveram lugar conferências das "Redes Temáticas Interdisciplinares Empreendedorismos e Transferência de Conhecimento", da ULisboa – Rede AGRO, Rede SAÚDE, Rede MOV, Rede MAR e Rede VALOR. Ao mesmo tempo, foi apresentado um espaço expositivo de investigação, conhecimento, tecnologia e empreendedorismo, onde participaram um leque vasto de empresas, parceiros, institutos de investigação e incubadoras da ULisboa. Nesse contexto, falaram das suas experiências nomes das mais diversas áreas das indústrias criativas, como, por exemplo, Peter McGrory, director do International Design Business Management IDBM (Aalto University School of Arts, Design and Architecture) e Leonel Moura, artista plástico. O que foi demonstrativo da cada vez mais oportuna conciliação de saberes e visões em prol da inovação e do desenvolvimento económico.

EDIÇÃO 2016 | BOLSA DE CRIAÇÃO JORNALÍSTICA
No âmbito do projecto «Aquele Outro Mundo que é o Mundo – o Mundo das Media e o Mundo do Desenvolvimento», realizado pelo Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CEsA-ISEG/ULisboa), Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), a Associação Coolpolitics e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20/UCoimbra), foi criado um concurso anual para a atribuição de Bolsas de Criação Jornalística, com o objectivo de promover condições para a realização de uma experiência de reportagem sobre temas relacionados com o Desenvolvimento que normalmente não são notícia nos media portugueses. As reportagens devem realizar-se até 10 de Outubro de 2016. O prazo para apresentação de propostas termina a 30 de Junho e os resultados serão conhecidos até 31 de Julho. 

25 DE MAIO | COMEMORAÇÕES DO DIA DE ÁFRICA
Celebrou-se a 25 de Maio de 2016 o Dia de África, que comemora anualmente a fundação, em 1963, da Organização da Unidade Africana (OUA), que passou a denominar-se, a partir de 2002, de União Africana. A fundação da UA marcou a convergência de um conjunto de países africanos que buscam alargar e incentivar a parceria para o Desenvolvimento. Em Portugal, foram agendadas algumas iniciativas culturais e académicas para assinalar a data, entre as quais, destacámos a da Associação dos Estudantes de São Tomé e Príncipe em Coimbra e Casa de Angola de Coimbra, que promoveram, de 26 a 28 de Maio, várias actividades, entre as quais, a conferência “A União Africana e a Lusofonia”, que decorreu no dia 27, no Instituto Português do Desporto e da Juventude, com enfoque na temática da Educação. Esta conferência teve como oradores o Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho, que falou sobre “As capitais Luso Africanas e as Universidades”, e Jorgina Bomros de Mello, Diretora-geral da CPLP, que abordou "A lusofonia e a UA (avanços, recuos, representatividades e objetividades)". Também, no dia 28 de Maio, os Estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa residentes em Portugal convidaram para as celebrações do Dia de África, no Hotel VIP Zurique, em Lisboa, que incluiram as intervenções do Cônsul Geral de Angola em Lisboa, o Cônsul Geral de Cabo-Verde em Lisboa, o representante máximo da Embaixada de Guiné Bissau em Lisboa, o Cônsul Geral de Moçambique em Lisboa, o Cônsul Geral de São Tomé e Príncipe em Lisboa, e Hélder Oliveira, Presidente da Fundação Portugal-África, que encerrou a cerimónia.

PARTICIPAÇÃO DO CEsA NOS ENCONTROS MENSAIS SOBRE EXPERIÊNCIAS MIGRATÓRIAS (CIES-IUL/CRIA) 
No dia 19 de maio de 2016, a prof. Iolanda Évora, investigadora do CEsA, apresentou a comunicação «Mobilidades, migrações e diáspora. A construção de novas categorias no campo migratório cabo-verdiano», no contexto dos "Encontros Mensais sobre Experiências Migratórias" promovidos pelo CIES-IUL e o CRIA, que visam debater o tema de forma interdisciplinar.




NOVAS PUBLICAÇÕES CEsA/ISEG
Estão disponíveis duas novas publicações do CEsA: «Diáspora Cabo-Verdiana: Temas em Debate» (2016), com organização de Iolanda Évora, e «_in progress. 2.º Seminário sobre Ciências Sociais e Desenvolvimento em África» (2016), com coordenação de Sónia Frias e Iolanda Évora, que se encontram acessíveis aqui

FCT | MENOS BOLSAS DE PÓS-DOUTORAMENTO E MAIS BOLSAS DE DOUTORAMENTO
Foi anunciado pela FCT, este mês de Maio, o lançamento do concurso de bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento. Segundo a FCT, este concurso deverá conceder 800 bolsas de Doutoramento e 400 bolsas de Pós-Doutoramento. Face ao ano anterior, 2015, estes números representam um aumento de mais 401 bolsas de Doutoramento e a diminuição em 134 bolsas de Pós-Doutoramento.
O Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) é da opinião que esse investimento na qualificação avançada demonstra um sinal positivo, mas acautela que o desinvestimento na investigação avançada apresenta um sinal negativo, que deve ser minuciosamente monitorizado, visto que, a proposta de redução de 25% das bolsas PD poderá constranger os percursos de concretização dos projectos científicos dos investigadores avançados.

CEsA ANUNCIA CONCURSO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) PARA MESTRE NO ÂMBITO DO PROJECTO «NARRATIVAS DO OCEANO ÍNDICO NO ESPAÇO LUSÓFONO»
Encontra-se aberto, de 25 de Maio a 25 de Junho de 2016, concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de investigação para Mestre com a duração de 34 meses no âmbito do projecto de investigação “Narrativas do Oceano Índico no Espaço Lusófono”, Refª PTDC/CPC-ELT/4868/2014, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e acolhido institucionalmente pelo CEsA-CSG/ISEG-ULisboa.
 

English version

_CEsA / CSG Seminars 2016
Read more...

_XIII INTERNATIONAL COLLOQUIUM | ISEG-Ulisboa | Post-2008 Global Dynamics & Structural Changes: Economic, Political and Eco-Societal Transitions
Read more...

_ NEW WORKING PAPER CEsA/CSG | THE GLOBAL CRISIS AND UNCONVENTIONAL MONETARY POLICY: ECB VERSUS FED, BY CAROLINA TUCKWELL & ANTÓNIO MENDONÇA
Read more...

_ CONFERENCE COOPERATION, RIGHTS AND DEVELOPMENT: WHAT FUTURE?
Read more...

_ REUNION OF WORK | MORE SCIENCE AND LESS BUROCRACY
Read more....

_2ND WEEK OF INNOVATION OF ULISBOA
Read more...

_ EDITION 2016 | SCHOLARSHIP JORNALISTIC CREATION ON DEVELOPMENT  
Read more...

_ 25TH OF MAY | AFRICA'S DAY  
Read more...

_ PARTICIPATION OF CEsA IN THE MONTHLY MEETINGS ON MIGRATION EXPERIENCES (CIES-IUL/CRIA)   
Read more...

_ TWO NEW CEsA'S PUBLICATIONS
Read more...
 
_ FCT | LESS SCHOLARSHIPS FOR POST PHD AND MORE SCHOLARSHIPS FOR PHD CANDIDATES
Read more...
 
_ CEsA'S ANOUNCES A MASTER'S SCHOLARSHIP IN THE RESEARCH PROJECT «NARRATIVAS DO OCEANO ÍNDICO NO ESPAÇO LUSÓFONO» 
Read more...
 

newsletter #39

CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL) investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também:
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Mecanismo: Linhas de Financiamento
Copyright © 2016 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp