Para mais informações, consulte o site do CEsA
Não consegue visualizar correctamente este e-mail? Visualize no seu browser.

CEsA organiza seminário “In Progress” dedicado às Ciências Sociais e Desenvolvimento em África

Esta semana, nos dias 27 e 28 de Outubro, vai realizar-se o seminário “In Progress”, dedicado às Ciências Sociais e Desenvolvimento em África. Organizado pelo CEsA, o seminário é especialmente dirigido a estudantes de mestrado e doutoramento e assume-se como um espaço de reflexão dos estudos sociais sobre a África contemporânea e o seu Desenvolvimento. O seminário conta com a participação de mais de 20 investigadores desta área. Para além dos cinco painéis principais, no dia 27 de Outubro, Jandira de Barros, do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (Cabo Verde), irá proferir uma palestra intitulada “Desenvolvimento em Cabo Verde: desafios para a formação e investigação em Ciências Sociais” e será ainda lançado o livro “Cabo Verde da independência a hoje. Estudos pós- coloniais”. A conferência de encerramento, no dia 28 de Outubro, estará a cargo de Carlos Cardoso, do CODESRIA – Conseil pour le Développement de la Recherche en Sciences Sociales en Afrique. Para ler o programa, clique aqui. Para consultar os resumos das comunicações, clique aqui.


Próximo Futuro regressa em Novembro com participação de membros do CEsA

  © Filipe Branquinho

O Programa da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) Próximo Futuro regressa a 15 de Novembro com a primeira apresentação pública do Observatório de África e da América Latina, no qual irá participar o investigador do CEsA Alexandre Abreu com uma comunicação sobre a relação entre Migrações e Desenvolvimento. Para o dia seguinte, a FCG está a organizar a terceira parte das “Lições” – o ciclo de conferências dedicadas à "Percepção e representação contemporâneas de África e da América Latina".

ler mais sobre o Observatório de África e da América Latina

ler mais sobre as Lições


OCDE lança relatório que faz balanço dos últimos 50 anos de Cooperação para o Desenvolvimento

No ano em que o CAD/OCDE – Comité de Ajuda ao Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico celebra o 50.º aniversário, a organização lança um relatório em jeito de balanço do último meio século de Cooperação para o Desenvolvimento. O documento conta com inúmeras contribuições sobre as “lições aprendidas” dos últimos 50 anos de Cooperação para o Desenvolvimento, nomeadamente, do CAD/OCDE, do Banco Mundial, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e do Banco Africano para o Desenvolvimento. Conta ainda com visões da UN Women (Agência das Nações Unidas para a Mulheres) e do Painel Internacional sobre as Alterações Climáticas sobre temas mais específicos como a igualdade de género e alterações climáticas, respectivamente. Leia aqui a versão preliminar do relatório.
 

newsletter #3

CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa investiga questões teóricas e aplicadas ao desenvolvimento político, económico e social a nível global e em particular nos países de língua portuguesa. Faz parte da Rede de Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O site do CEsA é actualizado semanalmente com informação útil para a comunidade académica. Consulte regularmente o site CEsA e o arquivo de notícias.

Consulte também
Dicionário da Cooperação
Memória de África e do Oriente
Copyright © 2011 Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp