Copy
Esta Newsletter apresenta uma síntese de atividades que se realizam no Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena.

20 Anos de Pangeia

O Professor Armando de Lucena é patrono do nosso Agrupamento desde 1992. Faz este ano, portanto, vinte e três anos. Um tanto para comemorar este facto, outro tanto porque o jornal escolar Pangeia está a completar vinte anos de existência, encontra-se em exposição no pavilhão polivalente da escola-sede uma seleção de primeiras páginas. Esta mostra revela bem o “crescimento” de um projeto que teve o seu início em 1995. Trata-se de uma exposição que, sem dúvida, recupera saudosas fatias de vida.

Prof. Joaquim Mendes

“Aprender com Arte no Jardim de Infância Artur Patrocínio – Azueira”
No âmbito do PAA, subordinado ao tema “Aprender com Arte”, as crianças do Jardim de Infância da Azueira vivenciaram ao longo do 1º período atividades relacionadas com a MÚSICA: assistiram ao concerto de música In’Schola; participaram na exposição de instrumentos musicais; exploraram várias atividades em contexto
de sala; e, ainda neste período, está agendada uma visita de estudo
ao Museu da Música, em Lisboa. Estas atividades foram acolhidas
com entusiasmo e interesse por toda a comunidade escolar,
revelando-se um momento de aprendizagem significativo para as
crianças e adultos. 
Grupo de Educadoras da EB1/JI Artur Patrocínio

Peça de teatro "Deixemos o Sexo em paz"
Apresentação realizada na Casa de Cultura da Malveira, de uma peça de teatro "Deixemos o Sexo em Paz". Teve como objetivos, participar numa atividade do programa de Educação Sexual, Saúde e Afetos; compreender as próprias emoções; valorizar a sexualidade responsável e informada; reduzir as consequências negativas dos comportamentos de risco, tais como a gravidez não desejada e as infeções sexualmente transmissíveis.

Visita de Estudo a Lisboa - Vocacional

Projeto Plano de Ação Artes do Espetáculo/“A Árvore Generosa”
No âmbito da disciplina de turismo, a turma do Vocacional realizou um percurso diferente das outras turmas envolvidas. Os alunos saíram do autocarro, no Aeroporto de Lisboa e simularam uma chegada ao País, como se fossem turistas a sério. Apanharam o metro, e fizeram um verdadeiro "Walking Tour" nos bairros antigos de Lisboa, visitaram a Sé, o Castelo de S. Jorge e a Baixa Pombalina, antes de se encaminharem para o Teatro de São Carlos.
 

    

Agrupamento de Escolas Prof. Armando de Lucena

Jornal PANGEIA (on-line)
Em virtude do dinamismo das atividades do PAA do nosso Agrupamento, não foi possível lançar a Newsletter de novembro. Prevaleceu a impressão do jornal Pangeia, que completa 20 anos de existência, encontrando-se à venda na nossa papelaria. Nesta Newsletter, junta-se assim uma síntese das atividades realizadas, com especial destaque para a Visita de Estudo a Lisboa, que mobilizou praticamente toda a Escola Sede (2.º e 3.º ciclos), no dia 9 de dezembro.  Os nossos desejos de um Santo Natal e de um Feliz Ano Novo.
"O Ciclo da Vida"
O Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena, realizou um Espetáculo de Natal, apresentado na Casa de Cultura da Malveira, - Projeto do Plano de Artes do Espetáculo/"A Árvore Generosa" com a coordenação da Prof.ª Eduarda Oliveira. Queremos parabenizar todos os intervenientes na Festa de Natal. Os alunos estiveram fantásticos, denotando-se um grande empenho e dedicação, não só de quem "deu a cara", mas também de quem os preparou. Ficámos agradavelmente surpreendidos com a qualidade do espetáculo "The show must go on".
Prof. Bruno Silva

Visita de Estudo a Lisboa - 6.º ano

Projeto Plano de Ação Artes do Espetáculo/“A Árvore Generosa”
Visita à Gare Marítima de Alcântara onde Almada Negreiros faz um compromisso com certa "ideologia decorativa" e socorre-se de formas de representação e de uma espacialidade mais ancoradas na tradição. Este ciclo de obras divide-se em dois trípticos – no primeiro é abordada a lenda da Nau Catrineta; no outro, a vida da Lisboa ribeirinha –, e duas composições isoladas, onde representa uma festa de romaria e a lenda de D. Fuas Roupinho.

Visita de Estudo a Lisboa - 8.º ano

Projeto Plano de Ação Artes do Espetáculo/“A Árvore Generosa”

O novo Museu dos Coches é um museu em Lisboa. Surge em Belém como um equipamento cultural mas também como um lugar público. O novo edifício do Museu dos Coches é constituído por um pavilhão principal com uma nave suspensa e um anexo, com uma ligação aérea, que assegura a circulação entre os dois edifícios A disposição espacial destes corpos cria uma espécie de pórtico que aponta para uma Praça interna de acesso livre, para onde também se viram as construções antigas da Rua da Junqueira que se constituem como memória de vivências históricas passadas

Visita de Estudo a Lisboa

Projeto Plano de Ação Artes do Espetáculo/“A Árvore Generosa”

BANHO DE CULTURA

A Visita de Estudo, realizada no dia 9 de dezembro foi um sucesso. Participaram 400 alunos da Escola Sede, assim como 37 Professores e 6 funcionários. Os lugares que foram visitados durante a manhã, foram escolhidos de acordo com a idade e nível de ensino. No período da tarde, todos os alunos assistiram ao Bailado “A BELA ADORMECIDA” no TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS  – Artistas da Companhia Nacional de Bailado Interpretação. Marius Petipa coreografia · Ted Brandsen versão e coreografia adicional · Piotr Illitch Tchaikovski música · Charles Perrault argumento segundo · António Lagarto cenografia e figurinos · Paulo Graça desenho de luz
- Marcelino Sambé artista convidado Royal Ballet, Covent Garden  Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Visita de Estudo a Lisboa - 5.º ano

Projeto Plano de Ação Artes do Espetáculo/“A Árvore Generosa”
Visita ao Núcleo de Interpretação da Muralha de D. Dinis, que expõe o único troço conhecido da Muralha de D. Dinis, classificada como Monumento Nacional, e os vestígios arqueológicos que contextualizam este achado na história da cidade de Lisboa, desde o período romano imperial à contemporaneidade.

Visita de Estudo a Lisboa - 7.º ano

Projeto Plano de Ação Artes do Espetáculo/“A Árvore Generosa”

Visita ao Museu Coleção Berardo que é uma instituição museológica de referência em Lisboa. Acolhe exposições temporárias e uma coleção permanente (Colecção Berardo), representativa da arte moderna e contemporânea, nacional e internacional. A Coleção Berardo define um percurso pela arte do século XX até aos nossos dias, através dos seus movimentos e protagonistas mais significativos. Na exposição Museu Coleção Berardo (1900-1960), no piso 2 do museu, é proposto um percurso pela arte moderna, que se inicia nos primeiros anos do século XX com Picasso e Duchamp.

Visita de Estudo a Lisboa - 9.º ano

Projeto Plano de Ação Artes do Espetáculo/“A Árvore Generosa”

A visita ao CENTRO DE ARTE MODERNA DA GULBENKIAN  promove um percurso panorâmico pelas grandes questões e desafios da arte moderna e contemporânea, do início do século XX até aos nossos dias, com particular enfoque na produção portuguesa do mesmo período a partir das obras da coleção. Os percursos, estratégias e recursos utilizados variam em função das exposições temporárias em cartaz e do nível de ensino/objetivos e perfil dos alunos. 
Habitualmente, esta visita propõe uma panorâmica dos séculos XX e XXI.


 
Site do Agrupamento    |           Plataforma moodle     
 http://aealucena.ccems.pt/  |  http://aealucena-m.ccems.pt/    

Newsletter -  http://aealucena.ccems.pt/index.php/clubes-e-projetos/newsletter
Copyright © 2015
Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena,
Todos os direitos reservados. 

A nossa morada de e-mail:
pangeia.aealucena@gmail.com
Apoios: