Copy
Esta Newsletter apresenta uma síntese de atividades do PAA, que se realizam no Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena.
Encontro com
José Fanha
Dentro da semana da leitura da Azueira, no dia 20 de abril decorreu na Biblioteca Escolar, o encontro do Escritor José Fanha com os alunos do JI e do 1.º ano da Escola Artur Patrocínio (Azueira).  Foram apresentados os livros "Dentinho, Dentolas, Dentão" e "As orelhas voadoras". O momento ficou também marcado com poemas divertidos.

Espetáculo
"O Jornal e a Rádio na Modernidade"

No dia 19 de março, o Auditório Municipal Beatriz Costa abriu portas ao público que assistiu ao espetáculo "O Jornal e a Rádio na Modernidade". Esta atuação resultou de um trabalho desenvolvido no âmbito do projeto "Artes do Espetáculo" cordenado pela Profª Eduarda Oliveira e que envolveu 60 alunos do Agrupamento. Esta iniciativa contou com a colaboração do Grupo de Dança Casa do Benfica, a Orquestra Sinfónica de Santo Isidoro, a Escola Artística António Arroio e a Escola Técnica e Profissional de Mafra.

Festa da Matemática

Festejou-se, no dia 19 de março, “A Festa Da Matemática”!
Enalteceu-se a componente lúdica desta e festejou-se também o convívio entre alunos, encarregados de educação, professores e restante comunidade escolar. O departamento de Matemática e Ciências Experimentais agradece a cooperação prestada por toda a comunidade educativa, mormente aos Encarregados de Educação que tão gostosamente confecionaram os bolos alusivos ao tema e aos alunos do CEF-Serviço de Mesa, pelo exemplar serviço.

 
CAMPEONATO DE ORTOGRAFIA
5º ano
1º lugar - 5ºA - Rafael Cruz
2º lugar - 5ºA - Gustavo Martins
3º lugar - 5ºB - Joana Carranço
 
6º ano
1º lugar - 6ºD - Cátia Leite
2º lugar - 6ºD - Maria Roxo
3º lugar - 6ºD - André Santos

Parabéns a todos os participantes!

 

À caça da..."Energia Fantasma"

No dia 16 de abril, tivemos connosco a Eng.ª Marisa Ribeiro, da DECO, que, no âmbito do projeto Deco Jovem, dinamizou três sessões para as turmas de 3.º Ciclo. Esta atividade resultou de uma parceria entre a Biblioteca Escolar, o grupo de Geografia e o projeto Eco-Escolas. Todas as sessões foram muito participadas e envolveram os alunos de uma forma interessante graças à metodologia utilizada: recorrendo ao telemóvel, os alunos participaram num questionário e as respostas eram conhecidas em tempo real.

Sessões de conto com Rui Beato
 
No dia 29 de maio, o escritor e contador de histórias Rui Beato voltou à Biblioteca Escolar da EB1/Ji Artur Patrocínio, desta vez para um encontro com os alunos do Jardim de Infância. Partilhou histórias engraçadas e divertidas que enriqueceram os momentos de leitura dos mais novos.
Visita de estudo ao Porto
No dia 10 de abril os alunos do 9º ano realizaram uma visita de estudo com um "Tour Turistico à Cidade do Porto"  e ao "Museu de Serralves". Na visita, puderam observar a Torre dos Clérigos, fizeram uma passagem pela Av. Dos Aliados, viram a Casa da Música por fora que nesse dia fazia 10 anos. Continuaram o "tour", com paragem no Palácio de Cristal e passagem pelo Palácio Da Bolsa ou Associação Comercial do Porto. Fizeram uma visita fantástica à Livraria Lello, famosa no Mundo inteiro. Depois puderam ir ao Magestic Café/Baixa para observar e apreciar a arquitectura do mais famoso e deslumbrante café e um dos mail atraentes do mundo. A caminho do Museu de Serralves viram a Ponte São Luís /Vista do autocarro. A Ponte Luís I ou Luiz I, popularmente também chamada Ponte D. Luís. Na visita a Serralves, realizaram uma visita guiada à Exposição de MONIKA SOSNOWSKA: ARQUITETONIZAÇÃO – Artísta Poláca. Após a visita, os alunos tiveram oportunidade de lanchar e percorrer os belos jardins da Casa de Serralves.

    

Agrupamento de Escolas Prof. Armando de Lucena

Jornal PANGEIA (on-line)
Esta será a penúltima vez que chegamos aos nossos leitores pela via da Newsletter - novidade em termos editoriais, inaugurada no presente ano letivo.
Pelos dados e informações que nos têm chegado, cremos ter sido uma boa aposta, e, como tal, a continuar em 2015-16.
No passado mês de março, foi editado mais um número do jornal PANGEIA, em formato de papel (encontra-se ainda à venda na papelaria da escola sede) e em formato digital  no endereço:
http://aealucena-m.ccems.pt/mod/resource/view.php?id=18820 (plataforma moodle).
Semana da Leitura da EB1/JI da Malveira
No 2.º período decorreu a Semana da Leitura da EB1/Ji da Malveira. Marcou presença o contador de histórias tradicionais António Fontinha, na Biblioteca Escolar. Os alunos ouviram sessões de leitura, a partir do livro “A grande fábrica das palavras”, de Agnés de Lestrade. Esteve patente a exposição “Vozes da Língua Portuguesa”, baseada em autores lusófonos, a partir da qual de desenvolveu o jogo “Caça o escritor”. “Palavras do Mundo” foi o tema proposto pelo PNL, desta forma os alunos elaboraram “Palavras coloridas”, valiosas na sua vida. Foi uma semana interessante e variada.

Operação Nariz Vermelho

O nosso Agrupamento mantém a tradição de participar em Ações de Solidariedade.
No dia 7 de abril os alunos da turma A, do 7.º ano, e no dia 28 de abril (Dia Internacional do Sorriso) a EB1 e o JI da Malveira, organizaram uma banca de venda de artigos, de modo a angariar fundos destinados à  OPERAÇÃO NARIZ VERMELHO.
Esta Instituição Particular de Solidariedade Social tem como principal propósito assegurar de forma contínua um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais que levam a alegria às crianças hospitalizadas.
Os nossos alunos mostraram-se muito responsáveis e empenhados nesta campanha e os bons resultados alcançados resultaram de um envolvimento solidário da comunidade educativa.
“Quem nasce para fazer os outros sorrir, vive para sempre!”

 
"Hiroki- o livro mágico"
Encontro com a escritora Paula Ruivo
Nos dias 14,15 e 16 de abril, foi apresentada a obra "Hiroki - o livro mágico", pela escritora Paula Ruivo, na Biblioteca Escolar da EB1 da Malveira. As turmas do 1.º Ciclo tiveram a oportunidade de conhecer as aventuras de Hiroki, um peixe que adora rir, principalmente das inúmeras peripécias que vive no mar, na companhia dos seus amigos. Nestas sessões, não faltou a animação que contou com uma apresentação interativa entre a autora e o público.

Música Clássica na EB 2,3 Prof. Armando de Lucena

A escola sede do AEPAL teve a honra de receber um grupo de músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa, no dia 20 de março, que dedicou aos nossos alunos um concerto com peças de música clássica. 
A Orquestra Clássica da Metropolitana, constituída por alunos da Escola Profissional da Metropolitana e dirigida pelo maestro Reinaldo Guerreiro, interpretou a abertura da ópera A Flauta Mágica e o Concerto n.º 4 para trompa, obras de Mozart, e ainda peças de Saint Saëns e Edward Elgar.
Este evento cultural foi patrocinado pela Câmara Municipal de Mafra e favoreceu a aproximação dos jovens ao universo erudito da música clássica. 

Fundação Portuguesa das Comunicações

Palestra "Girls in ICT"

No âmbito da disciplina de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), os alunos da turmas 8.ºA e CEF-SM6 participaram no dia 23 de abril, numa palestra realizada na Fundação Portuguesa das Comunicações.
Abordaram o conceito de igualdade entre géneros no que respeita à utilização das TIC. Agradecemos ainda à empresa Siemens pelo patrocínio do autocarro
.

Quinta da Granja
A sala verde do JI da Malveira foi à Quinta da Granja onde viu e interagiu com muitos animais; até deu uma voltinha na carroça do burro Burrié! No fim as crianças comeram um delicioso pão que confecionaram na quinta.

Pastelaria Especial

A sala verde do JI da Malveira tem pasteleiros dignos do “Masterchef”. Fizeram deliciosos “Ninhos de Páscoa”. Aqui vai a receitinha:
1 ovo;
3 colheres de açúcar;
3 colheres de farinha;
3 colheres de chocolate em pó;
3 colheres de leite;
3 colheres de óleo;
Um pouquinho de fermento em pó.
Vai ao micro-ondas durante 3 minutos.

Caça aos ovos

O JI da Malveira fez uma caça aos ovos na mata da Malveira. A sala verde reciclou um garrafão e fez uma linda cestinha para guardar os ovinhos de chocolate.
 
"Há dias cinzentos" Encontro com o Escritor Rui Beato
No dia 4 de março, na EB1/JI Artur Patrocínio, decorreu o encontro com o escritor Rui Beato, para apresentação do seu livro "Há dia cinzentos", aos alunos do 1.º ciclo.
O autor contou esta belíssima história aos alunos de forma muito divertida!

 

Exposição Evocação do Centenário da I Guerra Mundial

No âmbito da evocação do Centenário da I Guerra Mundial, a comunidade educativa foi convidada a visitar a exposição patente na Biblioteca Escolar da escola sede, de 13 a 24 de abril. A mesma foi gentilmente cedida pelo Museu Militar de Lisboa e era constituída por 30 painéis explicativos, 1 metralhadora ligeira "Lewis", 1 metralhadora pesada "Vickers", 2 espingardas ("Lee-Enfield" e "Mauser") e 4 capacetes (português, francês, britânico e alemão). Tratou-se de uma atividade de articulação entre a Biblioteca Escolar e o Grupo de História.

"Os cinco sentidos”

A Dr.ª Carla Rodrigues, da Biblioteca Municipal, veio até à EB1 da Malveira desenvolver uma atividade para os alunos do 2.º ano, relacionada com a diferença, em que se realizaram experiências envolvendo os cinco sentidos. No final os alunos observaram livros impressos em braille.
 
Oficina do Silêncio
A convite da professora bibliotecária Dália Santos realizou-se três sessões da Oficina do Silêncio para o 5º e 6º anos na Biblioteca Escolar da EB 2,3 Armando Lucena - Malveira. O mar profundo, os rios e as nascentes! Uma oficina de construção de um Livro-Mapa sobre Silêncio, Respiração, Identidade e biodiversidade. A Srª Marina Palácio, agradeceu a oportunidade de ter estado em “laboratório” com estas turmas, e também, o generoso e sensível vídeo realizado posteriormente como resultado da experiência vivida.
http://crebiblucena.blogs.sapo.pt/oficina-do-silencio-56747
 
Exposição de Diários Gráficos na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira
Esta exposição que esteve patente de 17 de março a 12 de abril, foi constituída por desenhos, anotações escritas, esquemas, colagens ou outro tipo de técnicas, que têm a particularidade de serem executados em cadernos. Sendo o Diário Gráfico um instrumento de trabalho tão importante para artistas plásticos, assim como para pessoas das mais variadas áreas, que têm o hábito de desenhar com frequência num caderno portátil, será com certeza também de grande utilidade para os alunos, vocacionados ou não para a área das artes visuais, tornando-os mais atentos, mais observadores, com mais vontade de experimentar e com mais gosto pelo registo sistemático do seu quotidiano.
Visita de Estudo
EB1/JI São Miguel
"Em busca da Luz"...

No dia 8 de abril, foi dia de irmos a Lisboa, passear e visitar o Planetário e o Museu da Eletricidade. Foi uma visita que, como já é tradição, juntou alunos, docentes e famílias numa aula viva e participada.
Foi mesmo muito bom!
Site do Agrupamento    |           Plataforma moodle
 http://aealucena.ccems.pt/  |  http://aealucena-m.ccems.pt/
 
Copyright © 2015
Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena,
Todos os direitos reservados. 

pangeia.aealucena@gmail.com
Apoio: