Copy
Esta Newsletter apresenta uma síntese de atividades que se realizam no Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena.
Hastear da Bandeira ECO-ESCOLAS
 
Decorreu no dia 12 de dezembro de 2014 uma pequena cerimónia do hastear da bandeira verde – Galardão do Eco-Escolas.
Aqui fica uma imagem relativa a este acontecimento, com umas palavras de agradecimento a todos os presentes, especialmente às três alunas do projeto Artes do Espetáculo, do 5º ano, Gabriela Ribeiro, Bruna Sousa e Thaís Lage, que animaram este evento.
Saudações ecológicas
.
Sociedade Portuguesa de Autores (SPA)
No dia 15 de janeiro, as turmas de 6.º e 8.º anos tiveram uma aula diferente e acesso a informação privilegiada sobre direitos de autor. A Biblioteca Escolar promoveu e o  Dr. Pedro Sousa, responsável pela Delegação Regional de Lisboa da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), dinamizou duas sessões sobre direitos de autor, direitos conexos e algumas "rasteiras" existentes na Internet que nos poderão deixar a braços com problemas legais. Nestas sessões ficámos a conhecer melhor a SPA (que faz 90 anos este ano), o conceito de direito de autor, a sua aplicação e as leis que o regulamentam.  Aprendemos também o que pode acontecer a quem comete plágio, a quem faz downloads ilegais ou a quem viola de algum modo os direitos de autor, apropriando-se de obras alheias. Foram sessões muito participadas pois o assunto diz respeito a todos, não só na vida escolar, mas também na vida privada.

Dia do Patrono

No Passado dia 12 de janeiro, comemorou-se o Dia do Patrono “Artur Patrocínio”, aproveitando este dia para a inauguração do novo espaço remodelado, o “Cantinho dos Sonhos”. Neste dia tivemos a presença de todas as entidades que tornaram possível a concretização deste sonho: Presidente e alguns elementos da Câmara Municipal de Mafra; Elementos da atual e anterior União de Freguesias da Azueira e Sobral da Abelheira; Direção do Agrupamento de Escolas Professor Armando Lucena; Associação de Pais e pessoal docente e não docente deste estabelecimento de Ensino; Encarregados de Educação. Os alunos apresentaram algumas músicas e dramatizações, recebendo estas entidades com muita alegria e trajados a rigor.

Torneio Interturmas de Basquetebol

No passado dia 10 de dezembro de 2014, decorreu o Torneio Interturmas de Basquetebol - 6.º Ano. Este torneio teve lugar entre as 08:30 e as 13:30 e contou com a participação de 11 equipas, constituídas por 29 alunos. Na prova Masculina - 6.º Ano,"Os Anónimos" foi a equipa vencedora e na prova Feminina - 6.º Ano, a vencedora foi a equipa "Isabelinas". Para mais informações, consulte: http://www.edfisica.pt

    

Agrupamento de Escolas Prof. Armando de Lucena

Jornal PANGEIA (on-line)
Cá nos encontramos mais uma vez. É o começo de um novo período escolar. Esperamos que tenham tido Boas Festas e que regressem com muita vontade de trabalhar. Nós também voltamos, com a divulgação das atividades que entretanto têm decorrido no nosso Agrupamento.
Espetáculo de Natal
Uma vez mais, o Projeto - Artes do Espetáculo brindou-nos com um momento teatral pleno de sentimentos controversos: mais tristes, mais alegres, mais introspetivos, mais expansivos. Alertou-nos para temas atuais muito sérios, como a emigração, mas depois também nos conduziu a momentos de dança que nos ficaram nos olhos e nos ouvidos. Parabéns a todos os envolvidos, nomeadamente o grupo de dança da Casa do Benfica da Malveira.
A Família
As turmas do 2º ano do nosso Agrupamento, ao longo do 1º Período, no âmbito da disciplina de Oferta Complementar, trabalharam o tema a Família em colaboração com os Encarregados de Educação. No final do 1º Período ​realizou-se uma Exposição nas diferentes escolas.

Campanha Solidária - Recolha de Tampinhas

As boas práticas ambientais passaram, desde o presente ano letivo, a integrar as bonificações atribuídas ao Projeto “A minha Turma é a melhor da Escola”, 1º, 2º e 3º lugar. O desafio proposto pelo “Projeto Eco-Escolas” consistiu numa Campanha Solidária-Recolha de Tampinhas de Plástico. A classificação foi a seguinte para o 2.º Ciclo: 1.º, 2.º e 3.º lugar, respetivamente, 6.º C, 6.ºA e 6.ºB. No 3.º Ciclo, ficou em 1.º lugar o 9.ºD, em 2.º lugar o 9.º B e em 3.º lugar o 8.º A. As tampinhas recolhidas foram posteriormente entregues na Escola do 1.º Ciclo da Malveira e, de seguida, serão reencaminhadas para a APERCIM (Associação para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Mafra). Parabéns a todos pelo empenho demonstrado, especialmente às turmas vencedoras!

Exposição na Casa de Cultura D. Pedro V - Mafra

No âmbito das disciplinas de Educação Visual e Educação Moral Religiosa e Católica, dos 2.º e 3.º Ciclos, os alunos participaram ativamente na realização dos objetos da exposição que esteve patente de 6 de dezembro a 16 de janeiro, na Casa de Cultura D. Pedro V – Mafra. Esta iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Mafra,  inserida no evento “O Natal Chegou à Vila”. Pequeno filme em: http://youtu.be/6XyjZJd34Ag
Sessão de Conto Tradicional
No âmbito do Plano Anual de Atividades e tendo em conta o Plano Nacional de Leitura, realizou-se no dia dezasseis de janeiro, uma “Sessão de Conto tradicional” com o contador de histórias António Fontinha cuja base do seu reportório são temas da tradição oral portuguesa. Esta atividade teve como objetivos: contatar com um contador de histórias; desenvolver a linguagem oral; conhecer e valorizar o património cultural, tradicional e oral e desenvolver a audição, a atenção e a concentração. Esta estreita interação entre as crianças e o contador de histórias, foi a nosso ver, muito positiva proporcionando uma boa relação entre quem fala e quem ouve. Saber ouvir é, cada vez mais, uma qualidade que importa cultivar.
Exposição
Esteve patente, na Biblioteca Escolar, de 9 a dia 23 de janeiro, uma exposição sobre o sistema solar e sobre a tabela periódica dos elementos. A mesma resulta da articulação entre a disciplina de Físico-Química e a Biblioteca Escolar e constou de maquetes do sistema solar - elaboradas pelas turmas de 7.º Ano - e de uma tabela periódica "gigante", cujos cartões com todos os elementos químicos foram elaborados pelas turmas de 9.º Ano. Esta exposição apresentou também documentos do acervo da biblioteca que se prendem com os conteúdos trabalhados.
Cantar os Reis
A turma do 3ºC da Malveira, no passado dia 6 de janeiro, fez reis magos. Fomos oferecê-los aos nossos afilhados. Entrámos na sala cantando os Reis e levámos as nossas oferendas. Fomos muito bem recebidos com simpatia, alegria e muito carinho. No final regressámos à sala de aula com imensos rebuçados!

Renascer da Tradição "Cantar as Janeiras " na Azueira

No dia seis de janeiro, os alunos da E.B.1/J.I Artur Patrocínio saíram à rua para cantar e tocar “As Janeiras” pela localidade. Os habitantes receberam-nos com carinho e demonstrando bastante agrado pela iniciativa de fazer renascer esta tradição já um pouco esquecida. Os alunos cantaram e tocaram nalguns locais públicos: em frente à escola, em frente à rua de maior comércio, no Lar de idosos do Livramento e defronte à Junta de Freguesia da Azueira e Sobral da Abelheira.
Site do Agrupamento    |           Plataforma moodle
 http://aealucena.ccems.pt/  |  http://aealucena-m.ccems.pt/
 
Copyright © 2015
Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena,
Todos os direitos reservados. 

pangeia.aealucena@gmail.com