Copy
Esta Newsletter apresenta uma síntese de atividades do PAA, que se realizam no Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena.
Visita de Estudo/Acantonamento na Serra da Estrela
 
No fim de semana de 6, 7 e 8 de fevereiro vinte e um alunos do sétimo, oitavo e nono anos participaram numa visita de estudo/acantonamento na Serra da Estrela; esta atividade foi organizada e promovida pelos professores da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, Luísa Reis e José Vaz. O quartel-general foi estabelecido no edifício da colónia de férias das Penhas Douradas, totalmente coberto e rodeado de neve. Realizaram-se várias atividades a começar pelas brincadeiras na neve, que começou a cair em pequenos flocos logo à nossa chegada; conviveu-se e partilharam-se experiências no final de cada dia, através de jogos preparados pelos monitores que acompanharam os alunos; fez-se uma pequena visita a Manteigas e realizaram-se vários jogos de paintball na neve, uma experiência inolvidável. No final todos estavam satisfeitos, apesar do frio intenso, que foi combatido com o entusiasmo da garra  juvenil. Obrigado a todos pela participação.
O lema da visita era “Sempre mais Alto e mais Além”
.
 

Exposição Não à Violência

A expressão “Não à Violência” é utilizada para referir um conjunto de teorias que acreditam na rejeição da violência, no que se refere às conquistas sociais e políticas na sociedade. A ideia surgiu no âmbito da “Semana dos Afetos/Dia dos Namorados”. Aproveitando esta data comemorativa, achámos importante tratar este tema de uma maneira criativa, alertando para a “VIOLÊNCIA” presente em todos os quadrantes da sociedade, principalmente nas camadas mais juvenis. Durante as aulas da disciplina de Educação Visual, realizou-se um exercício que tinha como base a ideia de combater a “VIOLÊNCIA”:
1 - Escolha de palavras relacionadas com o tema (as impulsionadoras do ato “VIOLENTO” e as que representam os relacionamentos saudáveis);
2 - Escolha do suporte – (T-Shirt);
3 - Desenho e recorte das palavras (Moldes);
4 - Aplicação da técnica do “Stencil” nas t-shirts.

Voluntariado

No âmbito do Plano Anual de Atividades, as crianças do jardim-de-infância do Gradil, em articulação com as crianças da EB1 de São Silvestre, durante o mês de fevereiro, estão a realizar uma atividade de voluntariado. Esta iniciativa consiste na recolha de produtos alimentares, junto da comunidade local, a fim dos mesmos serem entregues à Casa Mãe do Gradil que está com algumas necessidades. Há atitudes que devemos adotar junto das nossas crianças. Ajudar quem precisa é uma delas. Este projeto visa fomentar junto das nossas crianças, o espírito de partilha e de entreajuda, pois a solidariedade para com o próximo é cada vez mais necessária.

    

Agrupamento de Escolas Prof. Armando de Lucena

Jornal PANGEIA (on-line)
Um Agrupamento dinâmico, como o AEPAL, proporciona aos seus alunos desafios e atividades que contribuem para a sua formação geral, no domínio dos conhecimentos e das competências sociais. O mês de fevereiro foi marcado por visitas de estudo, atividades desportivas, sessões de esclarecimento, exposições, entre outros. Abrimos aqui uma janela, para que todos possam lançar um olhar sobre as nossas iniciativas.
Corta Mato em Torres Vedras
Realizou-se no passado dia 21 de janeiro, em Torres Vedras, o Corta Mato da CLDE Oeste, no qual participaram 23 alunos da nossa escola, distribuídos por vários escalões. Todos estão de parabéns pela sua participação e empenho nesta prova, havendo a destacar o excelente resultado obtido pelas alunas Íris Eanes e Cátia Eanes, que obtiveram o 7º e 16º lugares, respetivamente, no escalão de Iniciados Femininos, entre 156 atletas.

Pancake day

Decorreu no dia 13 de fevereiro, na mata paroquial da Malveira, uma emocionante corrida de panquecas, em espírito de saudável competição e convívio, envolvendo várias equipas representativas das turmas da nossa escola. Cada turma era constituída por 3 elementos (+1 suplente), fazendo-se acompanhar de avental, lenço, frigideira e panqueca. Esta atividade, desenvolvida pelo grupo de inglês da E.B. do 2º e 3º ciclos Prof. Armando Lucena, pretendeu celebrar a Shrove Tuesday ou Pancake day. Trata-se de um dia muito celebrado na cultura anglo-saxónica. É comemorado na véspera da quarta-feira de cinzas, ou seja, antes do início da quaresma, período que antigamente era de penitência em que, por isso, a religião cristã impunha grandes restrições alimentares. Nesse dia, portanto, as pessoas aproveitavam para comer um pouco melhor.
 
Violência no namoro
Decorreram, na Bibioteca Escolar, três sessões sobre "Violência no Namoro", destinadas a todos os alunos do 9.º ano, CEF e VOC; estas sessões foram promovidas e dinamizadas por duas enfermeiras e uma psicóloga do Centro de Saúde de Mafra, pelo Grupo Disciplinar de Ciências Naturais, pelo PES e pelo SPO. As dinamizadoras envolveram a assistência, lançando questões pertinentes, contribuindo assim para animar o debate e promover a participação dos alunos, que foi calorosa e entusiástica.
 

Exposição “Estrutura em Arte e Tecnologia”

Esteve patente na Biblioteca Escolar, até ao dia 27 de fevereiro, uma exposição de trabalhos dos alunos de 8.º Ano subordinada ao tema “Estrutura em Arte e Tecnologia”. Podem ser vistos postais em Quilling (uma técnica muito interessante, também conhecida por filigrana em papel) e pontes executadas a partir de palhinhas de sumo.
Os trabalhos foram realizados nas aulas de Educação Tecnológica durante o 1ºsemestre, com a Prof. Filomena Parra. 
Convidamos toda a comunidade educativa e envolvente a passar pela Biblioteca, a ver a exposição, a consultar as memórias descritivas, desenhos técnicos, estudos gráficos e a deixar a sua opinião no livro de honra.

 
Site do Agrupamento    |           Plataforma moodle
 http://aealucena.ccems.pt/  |  http://aealucena-m.ccems.pt/
 
Copyright © 2015
Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena,
Todos os direitos reservados. 

pangeia.aealucena@gmail.com
Apoio: