Copy
Esta Newsletter apresenta uma síntese de atividades do PAA, que se realizam no Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena.
Dê e a Vida Sorri
O desafio Eco-escolas, no âmbito do Projeto "A minha Turma é a melhor da Escola," para o 3º período consistiu na realização da Campanha Solidária "Roupas usadas não estão acabadas".
Todas as turmas da E.B. 2,3 Professor Armando de Lucena foram convidadas a aderir a esta iniciativa, que tem por objetivo recolher roupas que se destinam à instituição Comunidade Vida e Paz.

Enquanto espaço de formação de cidadãos, a Escola procura fomentar a consciência da responsabilidade que une os seres humanos. Com pequenas ações solidárias representamos um papel valioso para a comunidade, para a cidade, para a humanidade. Ser solidário é fazer com que o outro não se sinta sozinho nos momentos difíceis.
Encontro com a Escritora Vanda Gato
"Aprendiz das Palavras"
 
Nos dias 19 e 20 de maio, a escritora Vanda Gato visitou a Biblioteca escolar da EB1/JI da Malveira, para apresentar o livro “Aprendiz das Palavras”.
Através desta história foi transmitido o valor das palavras e a capacidade de brincar e sonhar com elas.  A partir desta obra fomos transportados para muitas viagens ao reino da fantasia.
A escritora procurou deixar-nos a “pensonhar”, ligando-nos ao lado sensível da vida.
VOC nos Bombeiros da Malveira
Nos dias 06 e 08 de maio, a turma do Curso Vocacional realizou uma visita de estudo ao quartel dos Bombeiros da Malveira, no âmbito da disciplina de Meio Ambiente e Proteção Civil. Após a presença de um elemento da Proteção Civil na escola que alertou para os riscos e perigos que existem à nossa volta, os alunos deslocaram-se até ao quartel dos Bombeiros da Malveira para aprofundar conhecimentos sobre as suas atividades e funções. Durante essa visita de estudo a turma aprendeu  a combater fogos e obteve uma breve explicação de suporte básico de vida (reanimação). A visita serviu também de base para a preparação da Prática Simulada.

    

Agrupamento de Escolas Prof. Armando de Lucena

Jornal PANGEIA (on-line)
No momento em que lançamos a última newsletter deste ano letivo, sentimos que foi uma aposta ganha o termos feito nascer mais este ramo do projeto que anda à volta do jornal escolar Pangeia. Conseguimos, assim, estar perto dos nossos leitores com mis frequência que a que o Pangeia permite.
Percebe-se que só há a ganhar se for dada continuidade às newsletters no próximo ano letivo, mas tal está algo condicionado às pessoas que vierem a pegar no Pangeia. Contudo, a nossa visão vai ao encontro de que aquilo que resulta deve ser continuado.


 
Orientação Escolar e Profissional
Com o objetivo de proporcionar informação adicional relativa ao prosseguimento de estudos e formação profissional, o Serviço de Psicologia e Orientação Escolar do AEPAL, organizou um  conjunto de visitas de estudo destinadas aos alunos finalistas do 3º ciclo:
- 15 de maio - Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal;
- 27 de maio - Escola Técnica e Profissional de Mafra e Colégio de S. André.
Esta é uma fase importante de tomada de decisão para os nossos jovens que, pela primeira vez, são confrontados com uma grande escolha relacionada com o seu futuro escolar e profissional.

 
As transformações sociais
A Biblioteca Escolar em articulação com o Projeto Plano de Ação Artes do Espetáculo, organizou um ciclo de cinema durante o mês de maio, onde foi abordado o tema das transformações sociais no século XX. Foram projetados os seguintes filmes:
15 de maio - Once upon a time in America (1984), de Sergio Leone, com Robert de Niro, James Woods, Elizabeth McGovern, Joe Pesci, entre outros;
22 de maio - As cinzas de Ângela (1999), de Alan Parker, com Emily Watson, Robert Carlyle, Joe Breen, entre outros;
29 de maio - Forrest Gump (1994), de Robert Zemeckis, com Tom, Hanks, Robin Wright, Gary Sinise.

Sessões de conto com Leonel Guerreiro

O Professor Leonel Guerreiro é um excelente Contador de Histórias. Tem vindo ao longo dos dois últimos anos, a colaborar no trabalho da Biblioteca Escolar, realizando a dinamização de sessões de conto, nas várias escolas do Agrupamento Professor Armando de Lucena. A sua colaboração tem sido excepcional, proporcionando às crianças momentos únicos que estimulam o gosto pela leitura. No dia 28 de maio foi a vez da EB1/JI da Enxara do Bispo receber o Contador de Histórias. Foram momentos muito animados, com lugar à reflexão sobre aprender a partilhar.
Apresentação do livro"Há dias cinzentos" pelo escritor Rui Beato
 
O escritor Rui Beato tem realizado alguns encontros com alunos nas Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento de Escolas, para apresentação do seu livro "Há dias Cinzentos".
No dia 13 de maio foi a vez da EB1 de S. Silvestre do Gradil receber o autor. Os alunos gostaram muito da sessão, que lhes permitiu viver momentos fantásticos e diversificados, já que o autor interage bastante com as crianças.

Acariciar e arejar os livros

Está a decorrer mais uma edição do projeto "Acariciar e arejar os livros", desta vez com as turmas de 7.º ano. Esta atividade realiza-se em articulação com a disciplina de ET (Prof.ª Filomena Parra). Este projeto iniciou-se com a formação de utilizadores, pois é importante compreender as regras e a organização da biblioteca para a poder usar e tirar o máximo partido dela. Depois da formação, os alunos prosseguiram com as restantes atividades que envolvem o projeto "Acariciar e arejar os livros". As turmas envolvidas realizam um trabalho, não só do domínio da disciplina de EVT, mas também de cidadania, pois estão a zelar por um património que é de todos: o acervo da biblioteca escolar!

Semana da leitura na EB1/JI de S. Miguel - Enxara do Bispo
Entre os dias 25 e 29 de maio, decorreu a Semana da Leitura no estabelecimento de ensino da Enxara do Bispo. Foi uma semana divertida e recheada de leituras. Ouviram-se "poesias cantadas", decorreu o encontro com o escritor Rui Beato, apareceram contadores de histórias (Carla Rodrigues e Leonel Guerreiro), estiveram patentes as exposições "Vozes da Língua Portuguesa" e "Palavras Coloridas", fizeram-se sessões de leitura do livro "A  Fábrica das palavras". Para terminar os alunos do 1.º CEB realizaram o jogo "Caça o escritor".
Site do Agrupamento    |           Plataforma moodle
 http://aealucena.ccems.pt/  |  http://aealucena-m.ccems.pt/
 
Copyright © 2015
Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena,
Todos os direitos reservados. 

pangeia.aealucena@gmail.com
Apoio: