Copy
Esta Newsletter apresenta uma síntese de atividades que se realizam no Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena.

Início do ano letivo/Quadro de Mérito

No dia 15 de setembro, decorreu a receção aos alunos, pais e encarregados de educação bem como a entrega dos diplomas e medalhas aos alunos que integraram o Quadro de Mérito nas categorias de Aproveitamento Escolar e Solidariedade.

Festival de Sopas

No dia 16 de outubro realizou-se mais um apetitoso "Festival de Sopas". A atividade, que contou com a participação de 14 turmas e envolveu toda a comunidade educativa, voltou a ser um êxito. Em menos de 3 horas foram consumidas cerca de 400 sopas bastante apelativas, pela diversidade de sabores, cores e aromas.
A organização ficou a cargo do Projeto de Educação para a Saúde e grupos disciplinares de Ciências Naturais.
Parabéns aos vencedores e a todos aqueles que, com empenho e entusiasmo, tornaram possível a realização de mais um "Festival de Sopas".

Dia Mundial da Alimentação

Os aluno do 3º C da EB1 da Malveira assinalaram o Dia  Mundial da Alimentação confecionando  uma salada de frango. Esta iniciativa contribuiu para promover os bons hábitos alimentares junto das gerações mais jovens.

Pão por Deus

No dia 1 de novembro saímos à rua, e assim as crianças da Eb1/JI de S. Miguel cumpriram mais uma tradição!  
De manhã, as crianças do Jardim de Infância, caminhando pelas ruas da aldeia, com os saquinhos e os instrumentos musicais, foram rimando, cantando e pedindo o Pão por Deus.
Regressaram à escola com os seus saquinhos recheados de broas, frutos secos, guloseimas…   
 À tarde, a escola transformou-se em casas de vizinhos e os meninos do JI e do 1º ciclo formaram famílias continuando a cumprir a tradição.
Foi mesmo muito divertido!

 

    
Agrupamento de Escolas Prof. Armando de Lucena

Jornal PANGEIA (on-line)
A comunicação entre os agentes educativos e a sociedade é baseada na utilidade da informação partilhada.
Pangeia on-line é um infomail que pretende proporcionar aos interessados informação útil das atividades que se realizam no Agrupamento.

"O céu da Malveira visto com outros olhos"

Cerca de 100 entusiastas da Astronomia, entre professores, alunos e família reuniram-se no passado dia 30 de setembro, na escola sede do Agrupamento de Escola da Malveira, para assistirem a mais uma sessão de observação do céu noturno, organizada pelos grupos de CN (2º e 3º Ciclos), destinada  aos alunos do 5º e 8º Anos e 9º PCA e respetivos encarregados de educação. A atividade foi dinamizada pelo astrónomo Mário Ramos, do Núcleo Interativo de Astronomia.

Dia Mundial da Alimentação

No dia Mundial da alimentação, aprendemos a canção do “Nabo Reinaldo” e ouvimos a história do “Nabo Gigante”.
Os alunos da escola E.B1/JI Artur Patrocínio, partilharam um lanche saudável, confecionado com a ajuda da família. Com as receitas reunidas, elaboraram um livro de culinária saudáve
l.



 

PÃO POR DEUS

Independentemente do significado que o "Pão-por-Deus" possa ter, no jardim-de-infância da Malveira estimula-se a partilha; Num "Encontro entre gerações" os avós partilharam o que trouxeram pelos saquinhos das crianças que as suas famílias decoraram com esmero...

Broas dos Santos

Para manter a tradição, as crianças do jardim de infância do Gradil fizeram as Broas dos Santos.
 

Time to Act

A nossa Escola, no âmbito do Plano de Ação Artes do Espetáculo foi convidada a participar da Performance para a exposição "TIME TO ACT" de Mel O’Callaghan, no âmbito da 2a Edição do festival Encontros da Imagem na sua extensão para Lisboa, que se realizou na Casa-Museu Medeiros e Almeida.     
Pretendeu-se contribuir para o enriquecimento do nível cultural dos alunos e proporcionar momentos de convívio que promovam a cooperação, o civismo e o respeito pelas diferenças pessoais e culturais. 
Pode visualizar a atividade aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=Nj3sDAKisJQ

Projeto Eco-Escolas recebe o Galardão/Bandeira Verde

A Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Professor Armando Lucena esteve presente, no dia 15 de Outubro, para participar na cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes, em Vila Nova de Gaia, com dois professores e dois alunos do 6º B, respetivamente Cátia Sousa e Afonso Albuquerque.

Halloween Party

No âmbito do Projeto Plano de Ação Artes do Espetáculo, a atividade aberta a toda a Comunidade, realizou-se no dia 31 de outubro. Na “Festa do Halloween”,  aconteceram diversas atrações, tais como as apresentações de Grupos de Hip-pop, canções, discoteca, concursos, etc. Os presentes puderam apreciar as iguarias confecionadas e organizadas pelos próprios alunos e familiares.
 

Champimóvel

O formato de exposição itinerante permitiu levar a ciência até junto dos nossos jovens. Este evento de natureza diversa dedicada à ciência, à educação e à diversão, proporcionou uma emocionante e interativa viagem tridimensional pelo corpo humano, conceito inovador do Champimóvel que aliou a parte lúdica do simulador, do vídeo 3D e do jogo à aprendizagem.

Site do Agrupamento    |           Plataforma moodle
 http://aealucena.ccems.pt/  |  http://aealucena-m.ccems.pt/
Copyright © 2014
Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena,
Todos os direitos reservados. 

A nossa morada de e-mail:
pangeia.aealucena@gmail.com