Copy
Esta Newsletter apresenta uma síntese de atividades que se realizam no Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena.

Início do Ano Letivo
Entrega de Diplomas do Quadro de Mérito

No passado dia 18 de setembro, decorreu a receção aos alunos, pais e encarregados de educação, bem como a entrega dos diplomas aos alunos que integraram o Quadro de Mérito no ano letivo 2014/15, nas diversas categorias. A receção aos alunos dos 5.º anos de escolaridade, por ser o primeiro ano que frequentam a Escola Professor Armando de Lucena, mereceu uma particular atenção, pelo que foi realizada no Auditório da Casa de Cultura da Malveira, com a presença do Diretor do Agrupamento, tendo os E.E.  assistido a um vídeo referente a atividades realizadas no ano letivo transato.

Linka-te aos Outros!
 

Os alunos do 9.º Ano tiveram, no dia 5 de outubro, um encontro muito especial com elementos da AMI (Assistência Médica Internacional) cujas temáticas foram a solidariedade, o altruísmo e o voluntariado.

A sessão foi promovida pela Prof. Filomena Parra, também ela voluntária da AMI, e teve como objetivos encerrar a Campanha Escolar Solidária e lançar o projeto Linka-te aos Outros para o novo ano letivo 2015/2016.

Além de outras figuras, esteve presente um dos embaixadores da AMI, Salvador Nery, apresentador do programa Art Attak, que falou abertamente sobre a sua experiência como voluntário, tendo dado conselhos importantes aos alunos.

No final, todos receberam um livro, um marcador, um lápis e um diploma de participação.

Dia Mundial da Alimentação

No Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, a Dra. Adelaide Candeias, Cirurgiã Geral no Hospital de Torres Vedras, e mãe da aluna Beatriz Baptista, veio colaborar com o projeto do 9.º A, que se desenvolve em articulação com a Biblioteca Escolar, o qual tem como título "Somos o que comemos".
A Dra. Adelaide Candeias abordou os principais problemas associados ao excesso de peso: a diabetes, as doenças cardiovasculares, os tumores, as doenças psiquiátricas e outras. 
Já antes, no dia 14 de outubro, e no âmbito deste projeto, a mesma turma esteve à conversa com a Dra. Fátima Marques -
senhora extremamente determinada, que já foi obesa e que conseguiu perder mais de 40 kg - sobre obesidade, um dos problemas que cada vez mais afeta crianças e jovens. 

Dia de Todos os Santos

Com o intuito de comemorarmos o “Dia de Todos os Santos” na Escola EB1/JI Artur Patrocínio, decidimos investigar sobre os costumes e tradições alusivos a este dia, praticados na freguesia da Azueira.
Após auscultarmos os avós e os pais, agendamos duas atividades: decoração de saquinhos para o “Pão Por Deus” e confeção de “broas de Todos os Santos”. 

No dia 26 de outubro, convidámos os pais para virem à escola ensinar-nos e ajudar-nos a fazer as broas. Esta atividade ficará na memória de todos nós e proporcionou a todos os participantes uma experiência muito especial e simultaneamente divertida e pedagógica.

Reviver o 5 de outubro

Os alunos do 6.º C viveram o dia 5 de outubro de modo muito especial, pela mão do grupo de teatro "Espantástico".

Como vem sendo hábito nos últimos anos, este grupo de teatro voltou à nossa biblioteca para apresentar um espetáculo interativo sobre o que foi o "5 de Outubro de 1910".

A atividade foi promovida pela Prof. Luísa Luz, Diretora de Turma do 6.º C, e os alunos aderiram e participaram com muito interesse.

    

Agrupamento de Escolas Prof. Armando de Lucena

Jornal PANGEIA (on-line)
Pangeia on-line é um infomail que pretende proporcionar informação útil das diversas atividades que se realizam no Agrupamento. Neste 2.º ano de existència, o nosso objetivo será ampliar o número de usuários a receber comodamente em casa ou em dispositivo móvel, no seu correio eletrónico, esta Newsletter. Iremos ainda tentar realizar alguns melhoramentos a nível gráfico, a fim de ser mais apelativa.
Estará disponível on-line,  alojada no site da Agrupamento, em: 

http://aealucena.ccems.pt/index.php/clubes-e-projetos/newsletter
Dia Mundial da Alimentação
 
No Dia Mundial da Alimentação, a EB1/JI de S.Miguel, Enxara do Bispo aproveitou para apresentar o tema a desenvolver durante este ano, sobre a alimentação: "Somos o que comemos!".
Neste âmbito, refletirão, ao longo do ano, sobre a importância dos alimentos e da nutrição, e em especial, a importância das leguminosas na alimentação.
No dia 16 de outubro começaram a construção da Roda dos Alimentos Gigante (3D) que ficará no átrio da escola a dar as boas-vindas a todos os que visitem este estabelecimento!

 
Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

O Dia 17 de outubro foi o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. 
Já é tradição, na nossa escola EB1/JI S.Miguel, na Enxara do Bispo, fazer uma recolha de bens para dádiva a pessoas e instituições que desenvolvam o seu trabalho no apoio a pessoas com dificuldades de vários tipos. Este ano elegemos a EnFrente, da Câmara Municipal de Mafra como recetora do que juntámos.
 A Tânia e a Daniela (EnFrente), vieram buscar os bens que juntámos e nós não só carregámos o veículo como ainda ficámos a saber o que fazem as pessoas no EnFrente.

 

Exposição de Ilustração- "A Árvore Generosa"

Está a decorrer um projeto de articulação entre a Biblioteca Escolar, a disciplina de Educação Visual e o Plano de Ação Artes do Espetáculo.

Numa primeira fase, o projeto envolveu todas as turmas de 3.º Ciclo e consistiu no teste de diagnóstico da disciplina de Educação Visual: a Prof. Bibliotecária Dália Santos gravou a leitura da obra A árvore generosa, de Shell Silverstein (Bruaá Editora , 3.ª ed., 2009) e os alunos, na aula, após ouvirem a leitura gravada e sem verem o livro, ilustraram um excerto à sua escolha.

O resultado pode agora ser visto na exposição organizada pelas Professoras Eduarda Oliveira e Judite Mercês, pelo que estará patente, até 3 de novembro, na Biblioteca Escolar da escola sede, .

Projeto +Contigo

No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES), a nossa escola do 2º e 3º ciclo aderiu ao projeto "+ Contigo". Este projeto tem como objetivo a promoção da saúde mental nas escolas e a prevenção de comportamentos de risco. 
No decurso da sua implementação, já se realizaram duas sessões de esclarecimento na Casa de Cultura da Malveira, uma para professores e assistentes operacionais e outra para encarregados de educação das turmas envolvidas.
Sessão de leitura na BE - "Festa das Cores"
 
No dia 20 de outubro, a Dr.ª Carla Rodrigues, Técnica Superior da Biblioteca Municipal de Mafra, esteve na Biblioteca Escolar da EB1/JI da Malveira, para realizar uma sessão de leitura, dirigida aos alunos do JI e 1.º ano, a partir do livro "Festa das cores", da autoria conjunta de Vanda Bernardo e Celina Rosário).
Um momento muito colorido!

Educação para a Saúde

No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde, a EB1/JI da Malveira realizou uma feira de legumes e de pulses (leguminosas), em colaboração com os pais e encarregados de educação e a comunidade em geral, incluindo a Loja Intermarché, com o objetivo de estimular hábitos de alimentação saudáveis.Também foi construída uma pirâmide, recorrendo a latas de pulses que, posteriormente, foram entregues a uma instituição de solidariedade social - G.M.A.S.A. Grupo do Milharado de Apoio aos Sem Abrigo.

Alimentar a Imaginação

O "Incrível Rapaz Que Comia Livros" foi a inspiração para os incríveis alunos do 3º B da EB1/JI da Malveira "comerem" um livro na Biblioteca da sua escola.
Após a leitura atenta, foi composto o tabuleiro com o prato, talheres, refeição (o livro que cada aluno leu) e o guardanapo (onde foi registada a leitura).
Desta atividade resultaram bonitos tabuleiros.

Projeto Eco-Escolas recebe, pela oitava vez, o Galardão/Bandeira Verde

No dia 14 de outubro, a nossa escola esteve presente, em Torres Vedras, no Pavilhão da Expo Torres, para participar na cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes. O dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas, é um dia em que se celebra o trabalho de todas as escolas de norte a sul do país, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira, que contribuíram para tornar mais sustentável o dia a dia da Escola e da comunidade envolvente. Após a apresentação de atividades realizadas por diferentes escolas, procedeu-se à entrega do Galardão Eco-Escolas. A nossa escola recebeu a oitava bandeira pela sua prestação no programa, referente ao ano letivo 2014/2015. As atividades desenvolvidas foram devidamente monitorizadas e avaliadas pela ABAE que nos certificou como Eco-Escola. 
Estamos todos de parabéns!

(Trans)mutações

Espetáculo (Trans)mutações, subordinado ao tema “O PAPEL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS”, inserido no PAA de 2014/2015 e no Projeto Educativo do Agrupamento, assentou na Educação para a Cidadania e, ainda, nos ideais promovidos pela UNESCO. Tratou-se de um Projeto desenvolvido e coordenado por Eduarda Oliveira, Professora de Artes (Educação Visual e Expressão Dramática). Neste Projeto promovemos os valores de cidadania e, enquanto escola inclusiva,  valorizámos a participação de alunos com Necessidades Educativas Especiais, Percursos Curriculares Alternativos e Curso Vocacional.

 

Encontro com a Sociedade Portuguesa de Autores

A Biblioteca Escolar promoveu, no dia 29 de outubro, mais um encontro (o segundo) com a Sociedade Portuguesa de Autores e desta vez recebeu, no auditório da Casa de Cultura da Malveira, o Dr. Carlos Madureira (Diretor do Departamento Jurídico), o Dr. Hernâni Lopes (Diretor do Departamento de Execução Pública/Delegações), o Dr. Luís Simões (Representante da SPA em vários concelhos, entre os quais Mafra) e Tozé Brito, Administrador da SPA, cantor, compositor e poeta.
V
ivemos uma manhã extraordinariamente agradável em que aprendemos/relembrámos imensas coisas importantes acerca do respeito pelos direitos de autor e direitos conexos.
http://crebiblucena.blogs.sapo.pt/
Site do Agrupamento    |           Plataforma moodle
 http://aealucena.ccems.pt/  |  http://aealucena-m.ccems.pt/
Copyright © 2015
Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena,
Todos os direitos reservados. 

A nossa morada de e-mail:
pangeia.aealucena@gmail.com
Apoios: