Caso não consiga visualizar esta newsletter, entre aqui .
Fundação Francisco Manuel dos Santos
n° 233 | 25 de Janeiro de 2016
Siga-nos e partilhe a sua
opinião no Facebook
Siga-nos e partilhe a sua opinião no Facebook
 
 
Chumbar melhora a aprendizagem?

Esta semana temos mais dois eventos dedicados aos mais novos. Hoje, pelas 18h, a FFMS organiza o segundo seminário do programa AQeduto, desta vez dedicado aos efeitos do chumbo nas crianças. Na sexta, e em parceria com o El Corte Inglés, debatemos o livro ‘Os adolescentes’, de Maria do Céu Machado. Pelo meio damos-lhe a conhecer um dos três novos ensaios da Fundação - «Rússia e Europa: uma parte do todo», de José Milhazes, que é lançado publicamente na próxima quarta-feira.
 
 
Chumbar melhora a aprendizagem?

«Se não sabe, tem de chumbar» é algo que ainda se ouve muitas vezes. Mas até que ponto é que a retenção dos alunos funciona efectivamente como um mecanismo de promoção da exigência? Na verdade, há cada vez mais críticas a esta opção, que segundo muitos observadores acaba, na prática, por gerar um ciclo vicioso de desmotivação e maus resultados. Hoje, pelas 18h00, a Fundação promove um debate sobre esta questão no Auditório do Conselho Nacional da Educação (CNE). Esta é a segunda discussão no âmbito do projecto AQeduto, que tem como objectivo perceber o que é que causa os bons (e os maus) resultados escolares. A lotação já está esgotada, mas se clicar no link pode saber mais sobre o projecto e as próximas sessões.

Saiba mais sobre o Projecto AQeduto

Dados:
Auditório do Conselho Nacional da Educação / Rua Florbela Espanca, Lisboa
25 Janeiro – 18h00

 
Lançamento “ Rússia e a Europa: uma parte do todo”

O novo livro de José Milhazes é apresentado na próxima quarta-feira, às 18h30, na Sala do Arquivo dos Paços do Conselho da Câmara Municipal de Lisboa. A obra lança um olhar sobre a Rússia – hoje e no passado – e discute as semelhanças entre a identidade do maior país do mundo e a cultura europeia. O lançamento conta com a presença do autor, de António Araújo, director de publicações da Fundação, e de Guilherme d’Oliveira Martins, ex-presidente do Tribunal de Contas.

Inscrevam-se aqui

Dados:
Sala do Arquivo dos Paços do Conselho da Câmara Municipal de Lisboa
27 Janeiro – 18h30

 
Como lidar com os adolescentes?

Maria do Céu Machado, autora do ensaio «Os Adolescentes», vai ao El Corte Inglés debater as questões levantadas no seu livro. A obra, que discute as transformações por que passam os jovens durante a adolescência, e a melhor maneira de lidar com elas, foi lançada em 2015 e suscitou imenso debate entre jovens e pais. Para debater com a autora são convidadas a pediatra Catarina Gouveia e a jurista Mariana Gouveia. É no sétimo piso do ECI, e a entrada é livre mediante pré-inscrição, a enviar para: relacoespublicas@elcorteingles.pt

Conheça o ensaio “Os adolescentes”

Dados:
El Corte Inglés, sétimo piso
29 Janeiro – 19h00

 
 
Facebook Twitter Youtube Linkedin Meo  
  Acompanhe a actividade da Fundação no Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e conheça o Canal da Fundação na MEO (nº 505050) ou online.
 
 
A Fundação Francisco Manuel dos Santos tem uma política muito restrita sobre o envio de e-mails, não o fazendo em circunstância alguma sem a autorização clara do seu destinatário. Caso deseje deixar de receber mensagens desta natureza, entre aqui para que o seu e-mail <<Email>> seja retirado da respectiva lista. Muito Obrigado.

© Copyright 2016 Fundação Francisco Manuel dos Santos.