Caso não consiga visualizar esta newsletter, entre aqui .
 
n° 266   8 Agosto 2016
 
FFMS
 
Siga-nos e partilhe a sua opinião no Facebook Facebook
 
 
 
Agosto não é só mês de férias. Foi precisamente em Agosto que foi lançado o primeiro rádio-satélite, inaugurado o Padrão dos Descobrimentos, construído o Muro de Berlim, ocorreu o primeiro desastre ambiental na zona centro do país, foi apresentado ao público o www. e Portugal ganha a primeira medalha de ouro olímpica. Descubra estes e muitos mais acontecimentos desta semana nos últimos 50 anos!
 
Conheces a história da tua vida?
 
1960
 
 
Dia 9
 
Em Lisboa, inauguração do Padrão dos Descobrimentos, pelos Presidentes de Portugal e do Brasil. O projecto, de José Ângelo Cottinelli Telmo e Leopoldo de Almeida, está inserido num arranjo urbanístico da autoria do arquitecto Cristino da Silva.
 
Dia 12
 
Os EUA põem em órbita o Echo 1, o primeiro rádio-satélite mundial.
 
1961
 
 
Dia 12 e 13
 
A polícia e as Forças Armadas da República Democrática Alemã encerram as fronteiras terrestres de Berlim Ocidental, procedendo à construção do Muro de Berlim.
 
 
1964
 
 
Dia 7
 
O Congresso norte-americano aprova a Declaração do Golfo de Tonquim, autorizando o Presidente Lyndon B. Johnson a aumentar o envolvimento dos EUA na guerra entre o Vietname do Norte e o Vietname do Sul. A 4 de Agosto, o Presidente Johnson anunciara que, dois dias antes, os navios dos EUA tinham sido atacados pelos norte-vietnamitas, forçando-o a enviar aviões contra os atacantes e a pedir uma resolução do Congresso que desse cobertura a estas manobras militares. A resolução, «para promover a manutenção da paz e segurança internacionais no Sudeste asiático», passou com apenas dois votos contra no Senado e foi objecto de grande controvérsia política, dando origem à guerra não declarada que se seguiu.
 
 
1965
 
 
Dia 5
 
A disputa de Caxemira desemboca numa guerra aberta entre a Índia e o Paquistão.
 
 
1980
 
 
Dia 15
 
O petroleiro Campeon sofre uma explosão quando está atracado no Porto de Sines. Foi depois rebocado para o largo e apagado o fogo, provocando o primeiro desastre ambiental nesta zona industrial do país.
 
 
1981
 
 
Dia 12
 
Lançamento nos EUA do primeiro computador pessoal, o modelo 5150 IBM PC (com um processador Intel 8088 de 4.77 MHz) com um preço base de 1.565 dólares (o que equivaleria hoje a 10 mil dólares).
 
 
1982
 
 
Dia 15
 
Em Lisboa, explodem duas bombas nos escritórios das companhias aéreas Lufthansa e Air France.
 
 
1984
 
 
Dia 12
 
O maratonista Carlos Lopes, campeão do mundo de corta-mato, torna-se o primeiro português a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, ao vencer a Maratona em Los Angeles, estabelecendo um novo recorde olímpico: duas horas, nove minutos e 26 segundos.
 
 
1991
 
 
Dia 7
 
Tim Berners-Lee divulga publicamente o projecto da World Wide Web que tem vindo a desenvolver desde 1980. Em 1992 a WWW albergava 1 milhão de hospedeiros e 50 sites.
 
 
2003
 
 
Dia 12
 
Cristiano Ronaldo ingressa no clube de futebol britânico Manchester United.
 
 
2014
 
 
Dia 8
 
A Organização Mundial de Saúde declara a epidemia de ébola, que atinge a África Ocidental desde Dezembro de 2013, uma emergência de saúde pública de dimensão internacional. O surto teve início na Guiné, onde foram detectadas as primeiras vítimas, mas espalhou-se pela Libéria, Serra Leoa, Nigéria, Senegal e Estados Unidos da América. O surto foi o mais grave alguma vez registado, quer em número de casos (28.000), quer em número de mortos (11.000).
 
 
 
Redes sociais
 
Acompanhe a actividade da Fundação no Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e conheça o Canal da Fundação na MEO (nº 505050) ou online.
 
 
A Fundação Francisco Manuel dos Santos tem uma política muito restrita sobre o envio de e-mails, não o fazendo em circunstância alguma sem a autorização do seu destinatário.
Caso deseje deixar de receber mensagens desta natureza, envie um e-mail para que o seu contacto seja retirado da respectiva lista. Muito obrigado.

© Copyright 2016 Fundaçao Francisco Manuel dos Santos. Todos os direitos reservados.