Caso não consiga visualizar esta newsletter, entre aqui .
 
n° 253   23 maio 2016
 
FFMS
 
Siga-nos e partilhe a sua opinião no Facebook Facebook
 
A Praça da Fundação
 
 
 
debates
 
A Praça da Fundação
 
Conheça a agenda cultural para a Feira do Livro de Lisboa.
 
A Praça azul no Parque Eduardo VII, dedicada ao Conhecimento, vai ter lançamentos especiais de novas publicações, debates e muitos livros com descontos especiais. A programação conta também com transmissões em directo da TSF em espaços como o “Pessoal e Intransmissível” ou o “Bloco Central”. Já os temas são variados e para todos os gostos: desde o turismo, à Europa, passando pelas hortas urbanas e emigração, com convidados como Pedro Adão e Silva, Pedro Marques Lopes, Luís Amado, Daniel Proença de Carvalho, Maria de Lurdes Rodrigues, Bernardo Pires de Lima, Francisco Seixas da Costa, Carlos Vaz Marques, João Mota Amaral e muito mais (conheça o programa completo em baixo). Se não puder deslocar-ser ao certame, pode sempre sintonizar o rádio na TSF ou aproveitar as promoções da Feira do Livro Online.
 
6º Feira 27 Maio 19h Programa ao vivo, com transmissão em directo TSF - Bloco central
 
Sem medo das palavras, Pedro Adão e Silva e Pedro Marques Lopes fazem a análise semanal da política e dos políticos. Os grandes temas e polémicas da semana, os avanços e recuos
do jogo partidário, a política nacional e europeia. Uma hora de análise e comentário sem direito a meias palavras. Na Praça da Fundação, Paulo Tavares modera o debate no Bloco Central, à mesa com duas vozes de opinião reconhecida.
 
Sábado 28 Maio 17h Debate -  Europa: há razões de esperança?
 
A União Europeia está numa encruzilhada. A integração dos vários países, que se processou a um ritmo elevado ao longo das últimas décadas, chegou a um impasse. A convivência é cada vez mais difícil e os nacionalismos, que se julgavam adormecidos, começaram a reaparecer. Alguns países, como o Reino Unido, discutem abertamente a possibilidade de abandonar a União. Para onde vai afinal a União Europeia?
 
Domingo  29 Maio 19h Debate - Japão: perto ou distante?
 
O Japão é um país particular – o país mais marciano do mundo, segundo o autor de Arigato, eu. Nele ocorrem cerca de 1500 tremores de terra por ano, praticamente o triplo do número de emigrantes portugueses que lá vivem. Os japoneses têm mais de 300 palavras para pedir perdão. E o país passa por um declínio demográfico tão acelerado que já se vendem mais fraldas para idosos do que para crianças. Luís Carmelo, autor de ‘Arigato, eu’, vai contar estas e muitas outras histórias no dia 29 de Maio.
 
4º feira 1 de junho
 19h
 Programa ao vivo com transmissão em directo 
 TSF - Pares da República
 
Num tempo de acelerada mudança e incerteza na Europa os Pares da República assinam opiniões ímpares, visões sem amarras às agendas partidárias. À margem da actualidade política, são desafiados a trazer para a primeira página da rádio acontecimentos que estejam a passar ao lado da agenda mediática, deixando ainda aos ouvintes sugestões na área da cultura.
 
Sábado 4 de junho
 17h 
 Debate
 Atlântico ou Pacífico, onde está o futuro?
 
Este é um tempo de transições na política internacional. Mas as mudanças são muitas vezes apresentadas como alterações consumadas ou possibilidades certas. Fala‑se do “Século do Pacífico”, do “declínio do Ocidente”, do “unilateralismo americano” ou da “ascensão pacífica da China”. Mas até que ponto há razões fundadas para continuar a alimentar este fatalismo? Não estaremos a confundir mudanças conjunturais com tendências de fundo?
 
Domingo 5 de junho
 17h
 Debate
 O campo na cidade?
 
Há campo nas cidades portuguesas. Vindimas no coração de Lisboa, parques hortícolas em Chelas e Telheiras e plantações diversas em varandas da capital. E é um fenómeno a crescer. Em Lisboa e no Porto chega a haver listas de espera para conseguir um talhão numa horta. Só no próximo ano prevê‑se a inauguração de mais sete parques hortícolas. Onde está o campo nas cidades portuguesas? É o tema do debate entre Ana Sofia Fonseca e André Magalhães.
 
3º feira 7 de junho
 19h
 Programa ao vivo, com transmissão em directo
 TSF - Pessoal e Transmissível
 
As conversas são como as cerejas. No regresso a casa, vêm umas atrás das outras. Sempre inesperadas. O pretexto pode ser um livro, um disco, um jogo de futebol… Encontros sempre diferentes num espaço por onde já passaram o Dalai Lama e Caetano Veloso, Xanana e Agustina. Ao fim da tarde, continuamos a ter encontro marcado com gente que faz a diferença.
 
6º feira 10 de junho 
 17h
 Debate
 Emigrar: escolha ou destino?
 
Portugal foi, desde sempre, um país de migração. Deixámos milhares de portugueses saírem do país ao longo do último século – sobretudo nos anos 60 mas também, mais recentemente, nos últimos cinco anos. Cada um tem uma história para contar: desde o padeiro desterrado em Timor no início da ditadura militar aos dois filhos apanhados ainda pequenos pela II Guerra Mundial, resgatados por australianos e recolhidos na Casa Pia de Lisboa.
 
Domingo 12 de junho
 17h
 Debate
 Turismo, a bóia de salvação?
 
Numa situação de crise económica profunda, o sector do turismo foi um dos poucos que conseguiu prosperar, em contraciclo com o resto das actividades. Hoje, Portugal ocupa o 15.º lugar no ranking do Fórum Económico Mundial para o Turismo, e na última edição dos ‘World Travel Awards’ conquistou mesmo 16 dos chamados “óscares do turismo”, saindo vencedor da competição.
 
 
 
 
Em Destaque
 
Homens e Mulheres no momento da decisão Quem manda ter filhos?
 
Mês da População
 
Quem manda ter filhos?
Quarto e último debate do Mês
 
24 MAIO / 15h00
Lisboa, NOVA Medical School
 
Quarta e última conferência do Mês da População. No encontro vai ser discutido o tema «Homens e mulheres no momento da decisão». Afinal quem toma a decisão, e em que medida é que isso influencia a natalidade?
 
 
 
 
 
Em Destaque
 
Fórum aQeduto 6 Bons ambientes, Bons alunos?
 
debate
 
aQeduto 6
Bons ambientes,
Bons alunos?
 
30 MAIO / 18h00
Auditório Conselho Nacional de Educação
 
Sexto encontro do projecto aQeduto. Como é o comportamento dos alunos nas escolas europeias? Qual a relação entre os professores e alunos e qual o impacto que o ambiente nas escolas tem nas aprendizagens? E será que os alunos que se sentem mais felizes na escola têm resultados melhores? O debate conta com a participação de Isabel Leiria, jornalista do Expresso, onde escreve sobre educação.
 
 
 
Redes sociais
 
Acompanhe a actividade da Fundação no Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e conheça o Canal da Fundação na MEO (nº 505050) ou online.
 
 
A Fundação Francisco Manuel dos Santos tem uma política muito restrita sobre o envio de e-mails, não o fazendo em circunstância alguma sem a autorização do seu destinatário.
Caso deseje deixar de receber mensagens desta natureza, envie um e-mail para que o seu contacto seja retirado da respectiva lista. Muito obrigado.

© Copyright 2016 Fundaçao Francisco Manuel dos Santos. Todos os direitos reservados.
 






This email was sent to <<Email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Fundação Francisco Manuel dos Santos · Largo Monterroio Mascarenhas, nº 1, 7º piso · Lisboa 1099-081 · Portugal