Caso não consiga visualizar esta newsletter, entre aqui .
 
n° 252   16 maio 2016
 
FFMS
 
Siga-nos e partilhe a sua opinião no Facebook Facebook
 
 
 
Novo site da fundação
 
Portugal e os portugueses estão todos no novo site da Fundação
 
 
 
novos lançamentos
Muitas histórias, três realidades
Qual é a sua preferida?
 
Arigato, eu
 
Fala de um outro mundo: o Japão. Que é o país mais marciano do planeta Terra. Um país que tem mais de 300 palavras para pedir perdão; onde se vendem mais fraldas para idosos do que para crianças; e que sofre cerca de 1500 tremores de terra por ano.
 
 
Movimento Perpétuo
 
Há um padeiro desterrado em Timor no início da ditadura militar. E dois filhos apanhados ainda pequenos pela II Grande Guerra, resgatados por australianos e recolhidos pela Casa Pia de Lisboa. Há um serrador que cumpriu ordem para combater em Moçambique. E um operário que desertou e fugiu para França. Há mulheres que estavam na fronteira luso-espanhola a passar gente sem papéis. E mulheres que foram ter com os maridos a Moçambique e tiveram de fugir. Há um comercial que se livrou disso tudo, mas foi surpreendido pela crise, desempregado, com a casa por pagar, e arriscou a sorte em Inglaterra. E há uma encruzilhada de outras vidas que as circunstâncias empurram para dentro ou para fora do país.
 
 
Raízes
 
Há campo nas nossas cidades. Plantações de beira de estrada e velhos pastores moram paredes-meias com varandas povoadas de vasos modernos, verdadeiros arranha-céus de plantas. As hortas são um retrato do país. Há quem precise do que a terra dá para matar a fome e iludir a crise que tanto enche Portugal de miséria. Mas também quem plante para entreter a reforma, quem cultive na varanda para esquecer o cansaço da rotina. E há canteiros de saudade. Mundo afora, 800 milhões de pessoas sobrevivem com o que colhem por entre prédios. Esta é uma viagem aos campos que convivem nas cidades portuguesas – o que resiste ao passar do tempo e o que chegou com a moda da agricultura urbana. Relatos dos domínios do betão e da especulação imobiliária, do êxodo rural e do crescimento urbano. Da moda e da preocupação com o planeta. Histórias do regresso à terra. De homens. E de raízes.
 
 
 
 
 
Em Destaque
 
Terceiro debate do Mês da População
 
Mês da População
 
Menos é mais?
Terceiro debate do Mês da População
 
18 MAIO / 15h00
Lisboa, NOVA Medical School
 
Portugal é um país de filhos únicos? É a questão que Mário Cordeiro, Fátima Barros, Isabel Feio e Pedro Telhado Pereira vão analisar, com moderação de Graça Franco.
 
 
 
Redes sociais
 
Acompanhe a actividade da Fundação no Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e conheça o Canal da Fundação na MEO (nº 505050) ou online.
 
 
A Fundação Francisco Manuel dos Santos tem uma política muito restrita sobre o envio de e-mails, não o fazendo em circunstância alguma sem a autorização do seu destinatário.
Caso deseje deixar de receber mensagens desta natureza, envie um e-mail para que o seu contacto seja retirado da respectiva lista. Muito obrigado.

© Copyright 2016 Fundaçao Francisco Manuel dos Santos. Todos os direitos reservados.
 






This email was sent to <<Email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Fundação Francisco Manuel dos Santos · Largo Monterroio Mascarenhas, nº 1, 7º piso · Lisboa 1099-081 · Portugal