Caso não consiga visualizar esta newsletter, entre aqui .
Fundação Francisco Manuel dos Santos
n° 239 | 22 de Fevereiro de 2016
Siga-nos e partilhe a sua
opinião no Facebook
Siga-nos e partilhe a sua opinião no Facebook
 
Debate Que mundo é este? Hoje, às 22horas, na RTP1
Há muito se diz que o mundo está perigoso ao mesmo tempo em que assistimos a grandes progressos no desenvolvimento humano. Aumentam as desigualdades enquanto milhões de homens e mulheres saem da miséria.
Num tempo de incerteza, em que as tecnologias de comunicação nos aproximaram como nunca, levantam-se fronteiras à livre circulação, o terrorismo e as guerras fazem alastrar o medo.
Que mundo é este? Para onde caminhamos? Perguntas e respostas para tomarmos o pulso ao estado do mundo com dois dos portugueses mais influentes: Durão Barroso e António Guterres.
Um debate na RTP1, em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a revista XXI, moderado por Paulo Dentinho e António José Teixeira.
Não perca hoje, às 22 horas, na RTP1.

Prepare-se para o debate com a XXI Ter Opinião nº 6, Novas e Velhas Fronteiras


 
 

Três novos Retratos
Três novos Retratos
A colecção de Retratos da Fundação conta agora com mais três exemplares.

Eduardo Cintra Torres revela o género de ficção preferido dos espectadores portugueses, a telenovela, em livro. O autor acompanhou os bastidores e todas as fases de criação de uma telenovela de sucesso, Mar Salgado. Em “Telenovela, Indústria e Cultura, Lda.” dá a conhecer como se constrói a telenovela portuguesa e, em especial, como se vive a tensão entre a dimensão cultural e a dimensão industrial deste conteúdo televisivo.

Henrique Raposo faz um road movie familiar em “Alentejo Prometido”. O cenário é a região do Alentejo Litoral, sobretudo o concelho de Santiago de Cacém. Entre cidades e aldeias, o road movie lá vai descobrindo segredos familiares enquanto tenta lançar uma nova e implacável luz sobre uma região que se afoga há décadas em lugares-comuns.

Já “Esquadra de polícia”, de Susana Durão, traduz, nos aspectos mais sensíveis da vida quotidiana e das relações humanas, as estratégias e tácticas da força de segurança urbana. Dos polícias nos bastidores de uma esquadra à vida dos agentes nas ruas, passando pelos problemas do difícil policiamento de crimes públicos, como o caso da violência doméstica.


Já disponíveis na loja online
 
 
 
Workshop Aqueduto3 Dia 29 às 18 horas
A família é um factor que influencia a aprendizagem e os resultados dos alunos. Mas, quais os aspectos da família que têm maior ou menor peso no desempenho escolar dos alunos: a profissão dos pais, o nível de escolaridade, as percepções que os pais têm da escola? Estas vão ser algumas das questões debatidas do Fórum 3 do projecto aQeduto, que tem como objectivo perceber o que é que causa os bons (e os maus) resultados escolares.


Inscreva-se aqui

  Fórum aQueduto 3Pais e filhos: a história repete-se?
 
Agenda
26 FEV 19h00 Os últimos marinheiros
El Corte Inglés
Pensar Portugal
Debate no El Corte Inglés do retrato “Os últimos Marinheiros”, de Filipa Melo. O debate, inserido no ciclo “Pensar Portugal” conta com a presença da autora, de Álvaro Garrido e de António Araújo. É às 19h00, no próximo dia 26 de Fevereiro. A entrada é livre, mediante inscrição através do e-mail: relacoespublicas@elcorteingles.pt

 
Facebook Twitter Youtube Linkedin Linkedin  

Acompanhe a actividade da Fundação no Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e conheça o Canal da Fundação na MEO (nº 505050) ou online.

 
 
A Fundação Francisco Manuel dos Santos tem uma política muito restrita sobre o envio de e-mails, não o fazendo em circunstância alguma sem a autorização clara do seu destinatário. Caso deseje deixar de receber mensagens desta natureza, entre aqui para que o seu e-mail <<Email>> seja retirado da respectiva lista. Muito Obrigado.

© Copyright 2016 Fundação Francisco Manuel dos Santos.