Caso não consiga visualizar esta newsletter, entre aqui .
 
n° 267   17 Agosto 2016
 
FFMS
 
Siga-nos e partilhe a sua opinião no Facebook Facebook
 
Traga um amigo e receba um livro
1 ensaio grátis para quem convidou
1 ensaio grátis para quem subscreveu 

Apenas até dia 11 de Setembro. Aproveite
 
 
 
Campanha
 
Traga um amigo e receba um livro!
 
Convide os seus amigos a subscreverem a Newsletter da Fundação. Até ao dia 11 de Setembro, por cada subscrição efectuada, oferecemos um ensaio à escolha aos dois utilizadores.

Pode convidar quantos quiser: já sabe, por cada novo amigo, dois livros grátis. Um para cada.
 
 
CONFERÊNCIA Que democracia?
 
 
Os bilhetes estão à venda exclusivamente online.
20€ Bilhete | 5€ bilhete de estudante. Ambos incluem almoço.
 
 
 
Conferência
 
Que democracia?
 
O Encontro da Fundação de 2016 tem lugar marcado na rua! No Chiado, no dia 7 de Outubro, junte-se a Mário Vargas Llosa, Ian Shapiro, Chantal Mouffe, Wolfgang Streeck, Jaime Gama e muitos outros, para questionar: Que democracia?

Catorze oradores de renome internacional juntam-se durante um dia para reflectir a democracia. Mas o Encontro, já apelidado por “grande festa das ideias”, estende-se para além do dia 7. A programação é composta por fins de tarde a partir do dia 3 de Outubro, no Jardim da Fundação (Edifício da Fidelidade – Chiado 8), onde se vai analisar a democracia e a sua ligação com a música, a literatura e até o humor, e também um ciclo de cinema com curadoria de Pedro Mexia.

A melhor maneira de celebrar a democracia é questioná-la. Que democracia?

A democracia construiu-se e constrói-se, viveu-se e vive-se na rua. Ela faz-se de palavras de ordem gritadas em manifestações populares ou inscritas nos muros e nas paredes. Tanto assim que, não raras vezes, a democracia se instituiu através de revoluções.

Mas não é só da rua que vive a democracia. A organização democrática da comunidade política é fruto de ideias, do pensamento filosófico e político, da história e da cultura. Ela é feita de conceitos abstractos, de instituições e de procedimentos. Há uma justificação teórica, uma racionalidade e um sentido para a democracia.

O programa do Encontro Que democracia? foi pensado tendo em conta o que podemos designar como «léxico básico» da democracia. Todos conhecem a palavra; mas nem todos concordarão com o que ela, na verdade, quer dizer. Há, no entanto, uma série de expressões para as quais ela remete, e que estarão presentes qualquer que seja a concepção que se adopte. A Fundação organizou as oito sessões que compõem o Encontro tendo em conta este «léxico básico»: «demos», «representação política», «regra da maioria», «espaço público», «pluralismo» e «justiça social». Relativamente a cada um dos elementos, catorze oradores de renome internacional ajudarão a dar resposta a uma série de perguntas.


Seja bem-vindo ao debate! Consulte aqui a descrição completa das sessões e conheça os oradores.
 
 
Redes sociais
 
Acompanhe a actividade da Fundação no Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e conheça o Canal da Fundação na MEO (nº 505050) ou online.
 
 
A Fundação Francisco Manuel dos Santos tem uma política muito restrita sobre o envio de e-mails, não o fazendo em circunstância alguma sem a autorização do seu destinatário.
Caso deseje deixar de receber mensagens desta natureza, envie um e-mail para que o seu contacto seja retirado da respectiva lista. Muito obrigado.

© Copyright 2016 Fundaçao Francisco Manuel dos Santos. Todos os direitos reservados.