Copy
View this email in your browser

Dezembro está batendo à porta...

E se eu já estava reflexiva antes, agora estou mais ainda! Acho que é um mês propício a isso, não?

Uma das coisas sobre as quais tenho pensado nos últimos dias são as parcerias literárias. Para quem não sabe, é muito comum que editoras (e mesmo autores) abram vagas para parcerias, isto é, busquem pessoas dispostas a ler e falar sobre suas obras. E muitos de nós, leitores, amam isso, porque é a chance que temos de ler vários livros gratuitamente (uma vez que recebemos a versão digital ou até mesmo física deles) e ainda termos nosso trabalho como blogueiros literários reconhecido.

Este ano tive a oportunidade de vivenciar de perto os dois lados: ser parceira de editoras e ser a editora que seleciona parceiros.

Sobre ser parceira, na verdade, durou pouco: fui selecionada por duas editoras pequenas. Em uma delas, fiquei um pouco confusa com o que deveria fazer e, quando vi que não acompanharia, pedi para me desligar; na outra, as coisas pareciam que seriam mais organizadas, mas o primeiro livro que peguei, não consegui terminar de ler (tinha muito erro!) e depois não houve novidades sobre as leituras seguintes… Acabei pedindo para me desligar também.

Mas, como eu disse, também vi o que é estar do outro lado. E não é nada fácil. Parceiros de editoras pequenas, geralmente, são parceiros de muitas editoras e acabam ficando malucos com isso. Não dão conta de seguir o combinado. E bem, ninguém é realmente obrigado a isso (ao menos não deveria ser!), mas é meio triste ver a galera perdendo o ânimo no meio do caminho ou se sentindo sobrecarregado para dar conta de tudo.

Se pararmos para pensar, é um pouco insano mesmo! Imagine que, em  tese, você tem de ler, todo mês, uma obra da sua editora parceira. Se você tem 3 editoras parceiras, já são três leituras “obrigatórias” no mês. E onde fica a leitura por prazer? É algo a se pensar, não?

Por isso a importância de pegar um fôlego antes de mergulhar, isto é, parar e pensar no que realmente vale a pena.

Mas… vamos aos posts do Blog das Tatianices nos últimos 15 dias?

Como hoje já é dia 30, mais tarde sairá o resumão do mês lá no Blog.

E aliás, hoje ainda dá tempo de aproveitar as ofertas que a Editora Lettre preparou para a Black Friday. Tem descontos de até 30% e os livros ficaram com um preço bem atrativo, inclusive a antologia que eu organizei, "Um amor para chamar de meu". Ah, o frete é grátis.

Outra coisa: de 07 a 13 de dezembro ocorrerá a 1º Bienal Virtual do Livro. Você já se inscreveu? 

Falando em inscrição… Comecei esta newsletter falando sobre parcerias com editoras, pois algumas delas já estão com inscrições abertas (repassem para aqueles blogueiros literários que vocês adoram, vai que eles têm interesse!):

Twitter
Instagram
Website
Copyright © 2020 Blog das Tatianices, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp